TITULO
Notícias do Dia > Lançamento em Belo Horizonte
Lançamento em Belo Horizonte do livro “Negócios Sustentáveis – Integrando governança, gestão ambiental
e responsabilidade social”
 
Obra de referência nas estratégias de ESG tem entre os coautores a especialista mineira e gestora de negócios sustentáveis Luciana Costa
 

No dia 21 de agosto, será lançado em Belo Horizonte o livro ‘Negócios sustentáveis - Integrando governança, gestão ambiental e responsabilidade social’, que aborda a importância da sustentabilidade no universo corporativo, com foco nas práticas de ESG. O livro é uma publicação da editora Exame | Saint Paul, especializada em livros especializados em Gestão, Economia e Administração.
 
O evento é aberto ao público e será realizado na Livraria Leitura do Pátio Savassi, das 18h às 21h. 
“Essa será uma excelente oportunidade para discutir os conceitos e desafios abordados no livro, além de proporcionar um momento especial para troca de ideias, autógrafos com os autores e boas conversas”, observa Luciana Costa, uma das coautoras do livro e profissional com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e ações com foco em negócios sustentáveis em grandes empresas nos setores de comunicação, tecnologia, automotivo, siderurgia, mineração e educação.
 
Lançado em um ano de grande relevância para o Brasil no cenário global da sustentabilidade, já que o país sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a obra é coordenada por Vanessa Reisner, diretora do Programa Avançado em ESG e Sustentabilidade da Exame | Saint Paul.

SOBRE O LIVRO
Negócios sustentáveis surge em um momento crucial para o mundo dos negócios, no qual sustentabilidade, governança e responsabilidade social se consolidam como pilares estratégicos, deixando de ser apenas conceitos para ganhar relevância no cenário global. A obra é um marco para os profissionais que buscam implementar práticas ESG em suas empresas, oferecendo um conteúdo que vai além da teoria, com soluções práticas para transformar esses conceitos em ações concretas. 

O livro aborda os seguintes temas centrais:
- Fundamentos do ESG: Introduz os conceitos básicos, a evolução do termo e seu impacto nos negócios, mostrando sua relevância como ferramenta de gestão de riscos e criação de valor sustentável.
- Governança Corporativa (O ‘G’): Explora práticas de governança que promovem transparência, ética e engajamento dos stakeholders, além de destacar o papel dos conselhos de administração e da liderança regenerativa.
- Capital Humano e Social (O ‘S’): Examina a importância da inclusão, equidade, diversidade, direitos humanos e transformação cultural nas empresas, com ênfase em modelos de negócios de impacto social.
- Diretrizes Ambientais (O ‘E’ de Environment): Aborda a gestão dos impactos ambientais, a transição para energias renováveis, o mercado de carbono e as estratégias para mitigar riscos climáticos.

SOBRE LUCIANA COSTA
A especialista em sustentabilidade e gestora Luciana Costa tem mais de 20 anos de experiência em projetos e ações em negócios sustentáveis em grandes empresas nos setores de comunicação, tecnologia, automotivo, siderurgia, mineração e educação. Em sua trajetória profissional, atuou na área de responsabilidade social corporativa, marketing cultural e especializou-se em sustentabilidade e ESG. É graduada em Direito, com pós-graduação em gestão de negócios, marketing, sustentabilidade e comunicação corporativa. Atua como gerente de ESG, além de ser mentora, palestrante e educadora.

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
No capítulo escrito por Luciana Costa, Perspectiva para o Futuro, a autora apresenta novos conceitos para a agenda de ESG que devem orientar a atuação das empresas e instituições para o longo prazo. 
Navegando por terminologias como No Washing e Marcas Educadoras, traz uma nova perspectiva para a atuação responsável e uma visão sobre comportamentos dos consumidores atentos à pauta de sustentabilidade.
No momento que essa agenda ganha contornos globais, pensar no futuro e, principalmente, como podemos construí-lo hoje, é o principal tema do artigo, que fecha o livro com uma abordagem inovadora. 
 
SAINT PAUL EDITORA
A Saint Paul Editora, recentemente adquirida pela EXAME, foi fundada em 1998 com o propósito de disseminar conhecimento técnico nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia por meio dos livros, como braço editorial da conceituada Saint Paul Escola de Negócios. Ao longo das décadas, a editora consolidou sua reputação por meio de um compromisso contínuo com a qualidade editorial, a precisão técnica e a abordagem de temas modernos. Seus best-sellers são amplamente reconhecidos e adotados por instituições de ensino. 
 
FICHA TÉCNICA
Coordenador: Vanessa Reisner
Coautoria: 
Adriana Karaver Benjamin | Adriana Sanches | Alexandre Frayze David | Andréa Fodor | Antonio Carlos de Oliveira Freitas | Camila Maximo | Davoglio | Daniela Garcia | Edna Holanda | Fabiana Costa | Fábio Barbosa Uchôa de Moura | Isabela Hollanda | Jorge Feliciano | José Alfredo Nahas | José Augusto Zanforlim Porto | Juliana Maioral | Karen Iannone de Carvalho | Laurine Delfino | Luciana Costa Arabi | Maira Zanduzzo | Mateus Praxedes | Onara Lima | Patricia Della Rovere R. Moya | Rozália Del Gáudio | Susana Ayarza | Tatiana Bernacci Sanchez
Número de páginas: 366
SERVIÇO
Lançamento do livro Negócios sustentáveis - Integrando governança, gestão ambiental e responsabilidade social
Data: 21 de agosto de 2025
Horário: Das 18h às 21h
Local: Livraria Leitura Pátio Savassi
Endereço: Av. do Contorno, 6061 - Lojas 235/236 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30110-929
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis