TITULO
Auto Review Lançamentos > Novo Citroën C3 chega ao Brasil
* Por João Euclides Salgado
 editor participou do lançamento a convite da Stellantis


Novo Citroën C3 chega ao Brasil


Rio de Janeiro- RJ - O Grupo Stellantis acaba de lançar o Novo C3, a grande novidade da Citroën para o mercado brasileiro em 2022. Primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul, o Novo C3 é um hatchback moderno, forte e cheio de personalidade.
Segundo a montadora, o modelo oferece excelente altura livre do solo (uma das maiores da categoria) e posição de dirigir inigualável, além do conforto reconhecidamente Citroën e um dos melhores espaços internos do segmento. Unindo atributos de um hatchback com os de um SUV, o Novo C3 consegue oferecer o melhor dos dois mundos, com alto nível de qualidade e conectividade. Posicionado na faixa de preço próxima de modelos menores, mas com o porte de um B-Hatch, o C3 entregará ao cliente um produto com a excelência Citroën, cabine ampla e o maior porta-malas entre seus principais competidores por valores altamente competitivos. 
 
Novo C3 expande as possibilidades
O Novo Citroën C3 foi desenvolvido por uma equipe multicultural em diversos continentes, além de se beneficiar da sinergia global da Stellantis. Sua versatilidade começa pela variante da moderna plataforma modular CMP, que estreia no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na unidade.
O Novo C3 chega ao mercado mais brasileiro do que nunca, com 70% de nacionalização, incluindo os modernos motores 1.0 Firefly e 1.6 16V EC5 produzidos nas fábricas de motores de Betim (MG) e Porto Real. Por isso o Novo C3 também chega ao mercado com um dos menores custos de manutenção e reparo do segmento.

O desgin do novo C3
O Novo C3 é o início de uma nova era para a marca, e isso fica claro no primeiro olhar. Os icônicos Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos  faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos. A dianteira carrega um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber elegantes molduras embelezadoras que ajudam a destacar o design único do Novo C3. Nas laterais, o modelo carrega signos da atitude SUV de cima a baixo, começando pelas exclusivas barras de teto longitudinais, e passando pelos vincos que saem das extremidades da carroceria e levam seu olhar em direção ao centro do modelo. Arcos nos para-lamas agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria.; como os exclusivos Airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria e dar mais robustez ao modelo. A traseira chega com lanternas que se integram completamente às linhas do veículo enquanto carregam uma identidade visual única, para que o Novo C3 se destaque nas ruas de dia ou de noite. 
 
Espaço e versatilidade
No interior um amplo espaço interno, uma central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” e o maior porta-malas entre os primeiros concorrentes do segmento. Com 3,98 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, a cabine do novo C3 entrega muito conforto e uma posição de dirigir elevada, como em um SUV. Seu 1,60 metro de altura e 1,73 metro de largura, inclusive, estão entre os melhores do segmento. Elementos cromados podem destacar as ousadas saídas de ar-condicionado laterais verticais, enquanto os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console; painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto.
 
O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do “Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V. O banco traseiro com cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça em todas as posições inclui fixação para cadeirinhas no padrão Isofix/Latch, garantindo a segurança de seus ocupantes, independente da idade. E como, com uma grande família, vem muita bagagem, o Novo C3  pois oferece o maior porta-malas do segmento entre os principais concorrentes leva 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo.
 
Mecânica e suspensão
O Novo C3 chega ao Brasil com duas opções de motores consagradas no país: o 1.6 16V da família EC5 com até 120 cavalos e 15,7 kgfm e o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm. Produzidos no Brasil, os dois motores flexíveis reúnem baixo custo de manutenção, robustez e suavidade de funcionamento.
Igualmente consolidado no mercado, o 1.6 16V EC5 alcança até 120 cv ao mesmo tempo em que apresenta um funcionamento silencioso e suave. Sua calibração, aliada ao comando de válvulas de admissão variável em fase, possibilita uma boa entrega de torque desde as rotações mais baixas. Este motor poderá ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis com opção de trocas sequenciais — além do exclusivo modo Eco, que melhora ainda mais a eficiência do modelo. O novo C3 também virá de série com indicador de trocas de marcha e monitoramento de pressão dos pneus em todas as versões.
 
As diferentes opções de trem de força fazem proveito da solidez da variante da plataforma CMP, com 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo. Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o novo C3 tem ângulo de ataque de 23° e ângulo de saída de 39°. Em um hatch com atitude SUV isso significa muito mais capacidade para encarar as mais diferentes lombadas, valetas, buracos e mesmo estradas de terra no dia a dia ou em viagens. As rodas são de 15 polegadas com pneus de perfil alto (195/65) dão mais conforto sem comprometer a performance e segurança, com baixa rolagem de carroceria e estabilidade a qualquer velocidade. 
 
Versões
O novo C3 estreia nas lojas em sete versões de acabamento, incluindo as especiais First Edition 1.0 e 1.6. A porta de entrada para o mundo Citroën acontece no pacote Live 1.0, que já vem completo. Entre os principais itens de série há direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna (DRL), vidros dianteiros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo.
O C3 Live Pack 1.0 soma a exclusiva central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conector USB no console, volante com comandos do som e bluetooth e banco dianteiro do motorista com ajuste de altura entre os principais itens de série.
 
A versão Feel está disponível com motores 1.0 ou 1.6 16V e agrega vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna (DRL) de leds, rodas de liga-leve de 15”, barras longitudinais no teto, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria. Quem busca ainda mais conforto pode optar pelo C3 Feel Pack 1.6 16V automático. Nele, o pacote de equipamentos é complementado com câmera de ré, volante com revestimento exclusivo, rodas liga-leve de 15” diamantadas, faróis de neblina e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e modo eco.
E para celebrar este momento histórico da Citroën e do C3, a marca prepara duas ações especiais. A primeira é a série limitada First Edition, com motor 1.0 ou 1.6. Ela acumula todos os itens do pacote Feel (1.0) e Feel Pack (1.6 16V Automático) com um visual único e terá somente 2.000 unidades. Nela, as barras longitudinais do teto são pintadas de cinza, os faróis de neblina recebem uma moldura branca, as laterais carregam Airbumps exclusivos e a cabine adota tapetes especiais, com a identificação First Edition. O nome da série especial também está nas placas de identificação nas portas e no porta-malas e a pintura metálica bitom é de série.
 
O novo C3 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem será oferecido em até cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis