TITULO
Auto Review Lançamentos > LEAF o elétrico da Nissan desembarca em Beagá!
* Por João Euclides Salgado 
O editor participou do evento de lançamento a convite da Nissan


LEAF o elétrico da Nissan desembarca em Beagá!


Belo Horizonte - MG - A convite da Nissan do Brasil, tivemos a oportunidade de testar com um  grupo de jornalistas especializados de Minas Gerais em um percurso entre   Belo Horizonte/Ouro Preto/Belo Horizonte, o novíssimo Nissan Leaf. A escolha do inusitado percurso do test drive foi ótima pois é uma estrada de pista simples, com trânsito intenso, curvas perigosas, subidas íngremes e descidas interessantes. O Leaf se comportou muito bem desde a saída da Concessionária Nissan Carbel Japão ( única autorizada de Belo Horizonte a vender o modelo onde inclusive é possível fazer um test drive de até 24 horas) até a sua chegada em Ouro Preto (92km). 
 
Para quem gosta de uma aceleração diferenciada, o mais interessante nesta ida e vinda foi que dirigindo de uma maneira mais suave e usando os recursos da regeneração de energia nas descidas conseguimos  recuperar uma boa fatia que gastamos nas subidas e curvas da estrada. Entre os jornalistas, o que obteve melhor desempenho,  registrou 12,7 kW/100 km; foram 7,87 km/ kWo o que equivaleria a 315 km de autonomia! Já ao pisarmos mais forte no acelerador, o Leaf se desloca como um verdadeiro esportivo  (além do peso, ele tem um baixo centro de gravidade, o que favorece a estabilidade) só que sem o barulho do motor; silêncio total( isolamento acústico perfeito); contrariando  os negativistas de plantão; só não se deve empolgar muito pois sem dúvida nenhuma é pura emoção!
Na apresentação do modelo, a Nissan mostrou em um gráfico que o custo da energia elétrica consumida no Leaf, em comparação ao custo da gasolina usada em um carro de porte similar, pode ser até cinco vezes menor ao cumprirem um mesmo percurso; sendo assim, mesmo sendo o Leaf um hatch médio e com acabamento superior ao da concorrência  partindo de R $293,70 mil, ele é competitivo e provavelmente terá muitas vendas por aqui pois ele foi o mais vendido do mercado brasileiro em 2021. A comercialização no estado é parte da 2ª Fase do Plano de Eletrificação da marca no país, anunciada pela fabricante japonesa para dar continuidade e consistência ao caminho que começou a percorrer em 2019, quando foi lançada a 1ª fase. Com a ampliação das concessionárias que vendem o modelo, a Nissan passou das 7 concessionárias em 5 estados e no Distrito Federal, em 3 regiões do país, para 44 lojas, que estão distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal, em todas as regiões.
 
Ações e tecnologia
A segunda fase do Plano de Eletrificação, porém, vai além e a Nissan segue com novas ações para reforçar a mobilidade elétrica no país. Além da expansão das concessionárias credenciadas para a venda do LEAF, o projeto conta com três outros pilares: contribuir com a rede de infraestrutura de recarga, desmistificar dúvidas sobre a utilização e funcionamento dos carros elétricos e formar novas parcerias para permitir que o Brasil desenvolva conhecimento e tecnologia ligados à eletrificação.
Os interessados no carro 100% elétrico contam ainda com o Showroom Virtual Nissan. O recurso digital permite a imersão interativa com os produtos Nissan por meio de realidade virtual, fotos e vídeos que destacam os seus atributos e tecnologias, em um ambiente democrático aos diferentes dispositivos.
O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.
Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio de baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm. É desempenho com emissão zero.
Já para garantir a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis