TITULO
Saúde > Alimentação nas férias
Alimentação nas férias: Descubra como manter uma dieta saudável durante esse período
 
Quando saímos da rotina, o que é característico do período de férias, se torna mais difícil manter uma alimentação saudável e balanceada. Por isso, quem pretende voltar desta temporada com o mesmo peso que entrou, deve estabelecer alguns limites e continuar focado para não cometer muitos deslizes.
 
De acordo com o clínico geral e CEO da Clínica Penchel, Lucas Penchel, assim como em qualquer época do ano, é necessário resistir ao desejo de comer exageradamente e respeitar os limites do corpo. “Uma dica importante é controlar as porções que colocar em seu prato, e se estiver fora de casa, optar por locais que ofereçam uma variedade boa de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes”, explica.
 
Aproveitar as férias para caminhar e aumentar a atividade física também é uma boa opção para não se frustrar com a balança. “Em viagens, por exemplo, uma ótima ideia é realizar os passeios a pé. Assim você se mantém ativo e compensa as calorias extras que consumir”, diz o médico.
 
Segundo Penchel, a hidratação também deve ser priorizada em períodos de descanso. “Para manter o organismo em bom funcionamento é importante ingerir ao menos 2 litros de água diariamente. E isso se torna ainda mais relevante em viagens, quando é comum passear longas horas debaixo do sol e o risco de desidratação aumenta”, avalia.
 
Neste sentido, evitar ou reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas também faz toda a diferença para quem quer evitar o inchaço e se manter saudável. “O álcool expulsa o líquido do corpo e causa desidratação. Por isso, estabelecer a quantidade máxima de álcool a ser ingerida ao longo do dia e estar atento para não ultrapassá-la, são formas simples de não prejudicar o organismo”, comenta.
 
Por fim, o médico explica que se alimentar bem nas férias pode ser mais fácil do que se imagina, e o primeiro passo deve ser planejar as refeições e os horários, seja durante as viagens ou em casa.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis