TITULO
Meio Ambiente > Parceria incentiva ações corporativas de conservação da natureza
Parceria entre ECOFUTURO e TNC incentiva ações corporativas de conservação da natureza
A parceria incentiva a criação de reservas privadas, destacando o compromisso ambiental das empresas
 

 
Com o objetivo de atrair e ampliar o investimento privado para a conservação e proteção de importantes remanescentes de biomas brasileiros, o Instituto Ecofuturo e a The Nature Conservancy –TNC, lançam o Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas.
 
O Programa tem como objetivo incentivar empresas a criarem suaspróprias áreas protegidas, através das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e fazer desta iniciativa uma das principais demonstrações de responsabilidade ambiental corporativa e garantir, efetivamente, a conservação dos remanescentes da Mata Atlântica, Cerrado e outros biomas.
 
“A criação de RPPNs Corporativas é hoje uma das principais estratégias de sustentabilidade e compromisso ambiental adotadas por empresas, e a criação e gestão dessas áreas demonstram a pró-atividade das corporações com a promoção da conservação da natureza.”, ressalta Paulo Groke, Gerente de Projetos Ambientais do Instituto Ecofuturo, a respeito da importância do Programa.
 
“As reservas ambientais coorporativas são a demonstração do potencial apoio de empresas na proteção da biodiversidade, recursos naturais e geração de serviços ambientais, ou seja, são exemplos de responsabilidade socioambiental efetiva”, diz a coordenadora de terras privadas do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais da TNC, Giovana Baggio de Bruns, explicando a importância do Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas.
 
As RPPNs são consideradas Unidades de Conservação, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e ao criar uma Reserva Privada, a empresa, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento das áreas oficialmente protegidas, assume a mesma responsabilidade que o Estado ao gerenciar e manter uma Unidade de Conservação.
 
As RPPNs também possibilitam a promoção do envolvimento das populações do seu entorno, criando condições para a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento local a partir do aprendizado e uso de tecnologias sustentáveis, estreitando a relação destes com a empresa.
 
As empresas interessadas tornam-se signatárias do Programa, chancelado pela TNC e Instituto Ecofuturo, mediante assinatura de uma Carta de Intenções, na qual demonstram seu compromisso em criar uma RPPN. Após a adesão, passam a usufruir dos benefícios criados exclusivamente para o Programa, de acordo com os termos e condições estabelecidos.
 
Mais Informações sobre o Programa: www.ecofuturo.org.br/reservasecofuturo

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis