TITULO
Imperdível > Loyola recebe exposição criada por alunos da rede pública
Loyola recebe exposição cultural criada por  alunos da rede pública 

Invencionática”, inspirada em obras do poeta Manoel de Barros, está em cartaz no Colégio até o dia 04 de março

Uma discussão em sala de aula sobre o descarte irregular de lixo deu origem à mostra de arte baseada em reutilização e reciclagem. O resultado é de autoria dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Souza Lima, bairro Jardim Vitória. As esculturas de resíduos sólidos possuem vários formatos e representações autênticas de objetos. Todas estão em cartaz, com entrada franca, na Sala Portinari e no Passinho das Artes, espaços dedicados a exposições dentro do Loyola.

“Invencionática” é uma mostra que, em sua concepção, teve influência de um projeto do Colégio, chamado “Circuito Cultural”, de 2018, em que o objetivo era levar grandes exposições da instituição a várias escolas públicas da capital. A pedido da E. M. Prefeito Souza Lima, a instituição recebeu a mostra “Manoel de Barros: das raízes crianceiras às coisas olhadas de azul”, com poemas de Manoel de Barros que tratam da infância, da natureza e exploram aspectos cotidianos da existência. Esse contato dos alunos com a obra de Manoel de Barros potencializou a ideia desenvolvida pela professora da rede pública Kátia Archanjo, em 2018, responsável por “Invencionática”. 
 
O contato entre as duas escolas vem ao encontro da proposta da educação jesuíta relacionada à formação para a Cidadania Global, seguida pelo Colégio Loyola. O conceito orienta sobre consciência, solidariedade e responsabilidade em um mundo cada vez mais interconectado local e globalmente. O intercâmbio entre as escolas pública e particular também é pautado pela promoção de uma educação de qualidade para todos, que busca, continuamente, formar pessoas solidárias e conscientes de seu lugar na sociedade e de responsabilidade com a sustentabilidade.
 
A mostra
Dentre as peças criadas pelos estudantes, estão um painel feito de assemblage (composição artística realizada pela colagem de diversos materiais), um livro ilustrado e um quadro em canvas, deste mesmo painel. As peças tridimensionais são compostas, em sua maioria, por objetos que foram descartados irregularmente em frente à escola municipal. Para Archanjo, além de ressaltar a importância da reutilização de resíduos sólidos, o trabalho ainda “proporciona o desenvolvimento de novas capacidades cognitivas e da expansão do olhar crítico e sensível às pessoas e objetos, tendo como ferramentas a arte, a literatura e a imaginação”.
 
Serviço
Exposição “Invencionática”
Local: Sala Portinari e Passinho das Artes, no Colégio Loyola (entrada pela Avenida do Contorno, 7919 - bairro Cidade Jardim). Entrada gratuita.
Período: de 10 de fevereiro a 04 de março 
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 9h30; das 10h30 às 12h; das 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h.
 
 
Colégio Loyola 
Com 76 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.500 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino)
.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis