TITULO
Imperdível > BELEZA EM MOVIMENTO - ÍCONES DO DESIGN ITALIANO
"BELEZA EM MOVIMENTO - ÍCONES DO DESIGN ITALIANO" TORNA-SE A SEGUNDA MOSTRA MAIS VISITADA DA CASA FIAT DE CULTURA
Inédita e com ambientes imersivos, exposição atraiu cerca de 90 mil visitantes, fascinados pelo profícuo diálogo entre arte e design
 

Peter Fassbender

A exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”, que ficou em cartaz na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, de 13 de agosto a 3 de novembro de 2019, tornou-se a segunda mais visitada nos 13 anos de história instituição. Cerca de 90 mil pessoas passaram pela Casa e puderam admirar as quase 100 peças – dentre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia – que compuseram o acervo da mostra, que foi a primeira a ocupar todas as galerias do espaço localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
    
Com curadoria de Peter Fassbender, Head do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, e colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena d’Alfonso, a exposição abordou os contextos cultural e social da Itália no Século XX, ao traçar diálogos entre arte e design. Dentre os temas abordados, estiveram o futurismo, a tecnologia, o cinema e o neorrealismo, além do movimento e da beleza que percorrem as formas que se tornam substância do pensamento. 
 
“Temos muito a agradecer ao público que esteve na Casa Fiat de Cultura e participou diretamente no sucesso dessa exposição”, destaca Fernão Silveira, presidente da Casa Fiat de Cultura, para quem a mostra reforçou o compromisso da instituição em promover a construção de diálogos contemporâneos entre diversas manifestações artísticas e, também, entre as culturas italiana e brasileira. 
 
“Também gostaria de agradecer imensamente a todos os parceiros e colecionadores que tornaram essa exposição possível. Sem a gentileza e generosidade de todos que contribuíram com o acervo, desde peças de decoração aos automóveis icônicos, ‘Beleza em Movimento’ não teria passado de um sonho para nós”, acrescenta Silveira. “Estamos muito orgulhosos em ter oferecido ao público mineiro – e de todo o Brasil – uma exposição à altura da Casa Fiat de Cultura e com o DNA inequívoco de ousadia, inovação e pioneirismo que marcam a história da Fiat.” 
 
A exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura” foi uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha) e do Governo de Minas Gerais. O patrocínio é da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da FCA Fiat Chrysler Participações e do Banco Safra. A mostra contou, ainda, com a parceria do Instituto Cultural Veteran Car MG e apoio do Grupo Sada e da Globo Minas. A produção executiva foi da Expomus.
 

Fernão Silveira

Arte e tecnologia
A narrativa da mostra desenvolveu-se a partir de cinco importantes ícones do design de automóveis, responsáveis por pautar novas estéticas entre as décadas de 1910 e 1960: casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato – a qual, este ano, celebra seu centenário. O público teve acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas, que emocionaram pelas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços arrojados e precisos das grandes casas de carrozzeria. 
 
A imersão pelo universo do design italiano deu-se, também, por meio de obras de arte e objetos. Obra-prima do artista italiano Umberto Boccioni, a escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, contextualizou, com propriedade, o movimento futurista. Também encantaram o público trabalhos dos artistas Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lucio Fontana, assim como as imagens ampliadas com projetos icônicos de Gio Ponti, Cini Boeri, Gae Aulenti e Nanda Vigo, dentre outros designers consagrados. 
Os visitantes apreciaram peças de ousados projetos, que ilustraram a busca incessante do design italiano por transformar “o comum” em algo fantástico. Que o digam a chaise longue “Pratone”, em formato de grama, que é uma espreguiçadeira concebida por Giorgio Ceretti, Pietro Derossi e Riccardo Rosso para a Gufram; a poltrona “UP 5”, de Gaetano Pesce, com forma inspirada pela morfologia feminina; e o sofá “Bocca”, desenvolvido pela equipe de design italiana Studio 65, para Gufram, que segue a forma de uma boca inspirada nos lábios da diva Marylin Monroe.
 
No que diz respeito às novas tecnologias, o público contou com ambientes imersivos e multimídia, a exemplo da sala dedicada ao cinema italiano, onde foram exibidas passagens de importantes filmes produzidos entre os anos 1940 a 1970. Em outro ambiente, as pessoas assistiram a memoráveis duelos do automobilismo, protagonizados por ícones como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Por fim, em espaço voltado ao design de som, destacou-se a beleza do ronco dos motores de automóveis clássicos. 
 
Programação paralela
Durante a exposição, a Casa Fiat de Cultura também realizou importantes palestras, como “Escultura em Movimento: ícones do design italiano para a eternidade”, com o curador da exposição e Head Design Center Latam FCA, Peter Fassbender; “Boccioni – O artista e seu impacto no futurismo”, com a historiadora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Ana Magalhães, e “Design dos Desejos”, com a arquiteta italiana e colaboradora da curadoria, Maddalena d`Alfonso, que analisou a relação entre arte e design na criação de objetos cotidianos; “O futuro do design é feminino”, com a designer Coral Michelin; “UX Design: a experiência do usuário no centro da criação”, com o Head de UX Design da FCA Latam, Leandro Alvarenga; “Cinema Nostro – A linguagem cinematográfica italiana”, com o crítico Pablo Villaça; e “Cinema Nostro – Fellini em Foco”, com o professor de História e Literatura Riccardo Cassoli.
 
No que diz respeito ao Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, investiu-se em programação diversificada. Com eixos conceituais focados na linguagem do design como fronteira entre elementos estéticos e utilitários, do design de automóveis, e do movimento e da velocidade, realizaram-se percursos temáticos e atividades sobre as influências do design italiano na história, na economia e na cultura de vários países. Houve, ainda, visitas mediadas, com atividades para diferentes faixas etárias: cursos, ateliês abertos e ações de acessibilidade.
 
Nos fins de semana e feriados, famílias e grupos de amigos puderam participar, juntos, de “Percursos temáticos” pela exposição, que abordaram a história do automóvel e do design, além das casas de design italiano, em visitas de, aproximadamente, 40 minutos. Outras importantes atrações foram o minicurso “História do Automóvel”, que resgatou as trajetórias de dez carros ícones, expostos na Casa Fiat de Cultura; a “Oficina Modelagem – da argila à escultura, ministrada pelos designers da FCA Design Center na semana das crianças, que mostrou na prática as etapas de criação e design de um carro, a “Formação de professores: inventando Moda – o Design Italiano como referência de mediação nos diálogos entre passado, presente e futuro”, em que os docentes desenvolveram propostas de ações pedagógicas; e o “Encontros com Patrimônio: nos bastidores do design”, que levou um grupo ao Design Center da FCA Latam, em Betim.
Números de Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano
90 mil visitantes
73 dias de exposição
Média de 1.200 visitantes por dia
Visitantes de todo o Brasil (sudeste, sul, centro-oeste, norte e nordeste) e do exterior
100 peças em exibição
7 palestras sobre arte e design
1.200 pessoas participantes das palestras
56.300 pessoas atendidas pelas ações do Programa Educativo
900 pessoas com deficiência atendidas
 
O que vem por aí em 2019
De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020, a Piccola Galleria e o mezanino da Casa Fiat de Cultura sediarão a mostra “Percorsi italiani: 120 anos de história”, que retratará a imigração italiana, a partir do final no Século XIX, que mudou o curso da história mundial. O fluxo de milhares de pessoas revolucionou a cultura, a economia, a sociedade e construiu memórias singulares seja no Brasil, na Argentina ou na própria Itália. Na exposição, fotografias, vídeos e objetos remontam o percurso dos italianos, e se mesclam a fatos marcantes da história da Fiat, criada há 120 anos na Itália – e que também contribuiu para a formação das identidades argentina e mineira. A entrada é gratuita.
 
Presépio colaborativo da Casa Fiat de Cultura
A edição comemorativa de cinco anos do tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura começou a ganhar forma nas oficinas criativas gratuitas, realizadas até o dia 24 de novembro. Nos encontros, o público é convidado a confeccionar peças que vão compor cenas simbólicas do Natal. As atividades são supervisionadas pelo artista plástico Leo Piló, que assina a curadoria do presépio e evidencia seu talento em transformar resíduos sólidos urbanos em verdadeiras obras de arte. A inauguração da edição 2019 do Presépio será no dia 28 de novembro, seguido de cantata com o coral Árvore da Vida.
 
Na comemoração, os visitantes da Casa Fiat de Cultura serão presenteados com seis cenografias natalinas construídas coletivamente a partir do uso de diferentes materiais reaproveitáveis: plástico, papel, papelão, tetrapak, madeira e bambu. A edição especial marca a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, em 2015, e, desde então, vem apresentando temas inovadores a partir de uma perspectiva sustentável. 
 
Desde a primeira edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, um material reciclável é escolhido para ser referência e dar forma aos objetos e personagens. Em 2015, o insumo principal foi o papel e, no ano seguinte, o tetrapak se sobressaiu na composição das instalações. Em 2017, foi a vez do isopor ser utilizado e, no último ano, o papelão foi aplicado na releitura de cenas natalinas. Outros materiais como a madeira e o plástico também foram utilizados nas edições anteriores devido à sua importância no processo de reciclagem. 
 
A proposta para este ano é criar seis cenografias independentes e inspiradas no uso desses materiais e apresentar um novo componente, o bambu. Essa matéria-prima natural tem grande potencial renovável e um custo-benefício melhor do que a madeira e dispensa a necessidade de replantio. Por ser, ainda, flexível, versátil, leve e ter desperdício mínimo, o bambu foi escolhido para dar forma à versão deste ano, chamada de Presépio do Futuro. 
 
SERVIÇO
Exposição “Percorsi italiani: 120 anos de história”
Data: 26 de novembro a 1º de março de 2020
Horário: das 10h às 21h, de terça à sexta; das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados
Entrada gratuita
 
Oficinas e Inauguração – Presépio colaborativo da Casa Fiat de Cultura 
Data: até 24 de novembro (quarta a domingo)
Horário: 10h e 14h, nos Jardins da Casa Fiat de Cultura
Entrada Gratuita
Inauguração Presépio: 28 de novembro, às 19h. Cantata com o coral Árvore da Vida 
 
Casa Fiat de Cultura 
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
 
Crédito das fotos: Divulgação FCA
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis