TITULO
Gastronomia > Circuito Gastronômico da Pampulha comemora 10ª edição
Circuito Gastronômico da Pampulha comemora o sucesso de sua 10ª edição

Felipe Risola, Sou Jazz Ribert Adami, Bruno Costa e Flávia Botelho
O resultado da última edição do Circuito Gastronômico da Pampulha traz números impressionantes. Foram mais de 4.366 pratos consumidos em 16 diferentes restaurantes por um perfil de público em média entre os 25 e 44 anos, sendo a maioria feminino (55% contra 45% masculino) e o faturamento alcançou o valor de R$ 684 mil reais. Os restaurantes que mais se destacaram este ano foram o Mister Art (5921), Mineiros Beer (5906) e Soul Jazz Burger (5894).
 
O tema escolhido para a edição comemorativa pelos 10 anos foi a Serra da Mantiqueira, que serviu de inspiração para os chefs dos 16 restaurantes participantes criarem seus pratos especiais e inéditos. Nestes 10 anos, o CGP mostrou na gastronomia toda a riqueza de Minas Gerais e colecionou grandes números. Foram mais de 160 mil participantes, 800 publicações na imprensa, mais de 90 mil pratos consumidos e mais de cinco milhões de reais movimentados. Felipe Risola, gestor do evento, fala dessa conquista: “Fazemos um trabalho com muita dedicação, para que toda a riqueza da gastronomia mineira, por meio do conhecimento e dos pratos elaborados pelos chefs do Circuito, pudesse chegar ao público e agregar ao calendário cultural de Belo Horizonte”.
Felipe Risola, Mineiros: Wellington Júnior e Flávia Botelho
Os pratos inéditos, criados especialmente para o Circuito, foram inspirados na Serra da Mantiqueira. Para isso, entre os dias 23 e 26 de junho, foi realizada uma expedição gastronômica por diversas cidades da região, para que os chefs pudessem conhecer e garimpar ingredientes para suas criações especiais. Durante o evento 16 restaurantes apresentaram suas novidades: Amadís, Anella Ristorante, Casa do Chef, Dal Grano, Degraus Espaço Gastroculinário, Do Peixe, La Palma, Maria das Tranças, Mineiros Beer, Mister Art Empório Cervejeiro, Paladino, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri.
 
Um grande acontecimento especial foi a festa de 10 anos, realizada no Espaço Tribuna do Mineirão com a participação do público, convidados especiais, parceiros, patrocinadores e apoiadores. As cozinhas-show também fizeram muito sucesso e foram realizadas no Mineirão, no Mercado Central e No Pampulha Iate Clube.
 
Na edição comemorativa, o Circuito trouxe novidades como o fato de os pratos serem servidos individualmente com preços mais acessíveis e sem a necessidade de cupons ou de acompanhante. Outra novidade que fez muito sucesso foi a distribuição de um brinde exclusivo criado pela Greco Design. A cada três restaurantes visitados, a pessoa carimbava o seu guia disponível nas casas e ganhava um jogo com três porta-copos. Também foi muito bem aceita a possibilidade de harmonização dos pratos com as cervejas especiais da Eisenbahn.
Felipe Risola,  Mister Art: Michel Oliveira e Flávia Botelho
Outro fator de destaque nesta edição foram as ações de responsabilidade social. Havia intérprete de libras em todas as cozinhas-show, palestras e rodas de conversa e todas as receitas exclusivas elaboradas nas cozinhas-show foram impressas também em braile. As primeiras filas para todas as atividades foram reservadas para cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, com divulgação nas mídias sociais e sinalização nos locais.
 
Foi também contratada uma empresa especializada em coleta seletiva de resíduos, em parceria com a ASMARE, na festa de 10 anos do Circuito Gastronômico da Pampulha 2019 e gratuidade em todas as atividades realizadas com ampla distribuição no evento de 10 anos. Para fechar, foi feita uma parceria com a UNA 360, programa da Instituição de Ensino Superior UNA, com estudantes voluntários, gerando troca de experiências enriquecimento profissional.
 
Aconteceu ainda o “Hackatur-Desafio do Turismo e Gastronomia”, que é uma competição tecnológica voltada para o setor turístico desenvolvida pelo SEBRAE Minas, com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Belotur e a Neo Ventures. Duas soluções foram premiadas. O grande destaque foi a tecnologia Efid - Conexões e Negócios. A solução promete fortalecer o negócio com o cliente, por meio de assistência digital personalizada, fidelização e relacionamento com o público. A segunda premiada foi a AVA, Inteligência Artificial da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apresentada pela entidade. Com uma equipe composta por sete jornalistas, a AVA é uma fonte de informação gratuita sobre gestão e operação para bares e restaurantes. Ela responde mais de oito mil perguntas online, por meio de respostas rápidas, indicação de cursos e leitura.
 
Wellington Júnior,  Mister Art: Michel Oliveira,  Sou Jazz Ribert Adami e Bruno Costa
Mais de 35 startups se inscreveram com propostas de soluções para atender especificações como: criar estratégias de relacionamento e de prospecção de novos clientes; promover a sustentabilidade como diferencial dos restaurantes; e conectar profissionais especializados e qualificados com o setor de alimentação, com o objetivo de reter e identificar talentos. O Hackatur faz parte do Futurismo - Programa de Pesquisa e Inovação Turística, que tem o objetivo de promover intercâmbio com o ambiente acadêmico e consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável.
 
O Circuito Gastronômico da Pampulha teve o patrocínio da Eisenbahn, Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, com Gestão da Espaço Ampliar.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis