TITULO
Imperdível > ALIANÇA FRANCESA APRESENTA A EXPOSIÇÃO “FRANCE eMOTION”
ALIANÇA FRANCESA APRESENTA A EXPOSIÇÃO “FRANCE eMOTION” E A MOSTRA DE REALIDADE VIRTUAL NO PALÁCIO DAS ARTES
 
ABERTURA OCORRE NO DIA 8 DE NOVEMBRO E AS ATIVIDADES INTEGRAM A CELEBRAÇÃO DOS “10 ANOS DA FRANÇA NO BRASIL”
 
Em celebração aos “10 anos da França no Brasil”, a Aliança Francesa apresenta duas mostras no Palácios das Artes. A exposição “France eMotion” tem como temática o fascínio que as viagens à França provocam, inspirando diversos artistas com suas paisagens e monumentos. A mostra, que é uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado, acontece na Galeria do Café, é composta por 35 obras, que são imagens registradas por quatro fotógrafos internacionais e curadoria de Muriel Enjalran.
 
Outra atração é a Mostra de Realidade Virtual na Galeria do Acervo, que traz uma seleção com os melhores filmes franceses de realidade virtual recentes, desenvolvidos por líderes em inovação audiovisual na França. Ambas as atividades serão abertas ao público no dia 8 de novembro com entrada gratuita. 
 
Exposição “France eMotion”
A exposição “France eMotion” conta com curadoria da crítica de arte Muriel Enjalran e apresenta 35 obras. Quatro fotógrafos internacionais – o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade – percorreram, com a câmera na mão, uma parte do território da França.
 
Durante as viagens realizadas, os artistas apresentaram olhares singulares sobre a diversidade do patrimônio francês. Em sua companhia, o espectador passeia pelos caminhos que circundam fortificações, parques de castelos, atravessam museus e locais de exposição mais contemporâneos, admiram as ogivas das abadias e os arcos das pontes.
 
A curadora explica que os 35 quadros criam um panorama de admiração e curiosidade, abrangendo todas as épocas desde a pré-história até os dias atuais. “As similaridades e oposições se manifestam nas escolhas das cores, dos ângulos, dos enquadramentos. Sobre os passos dos visitantes, os olhos são atraídos pela multiplicidade de ambientes e locais. Todos ilustram uma história em movimento e em perpétua transformação até as arquiteturas futuristas recentes”, ressalta Enjalran.
 
A exposição se divide em quatro grandes capítulos. O primeiro deles é “De um arco a outro...” onde os fotógrafos buscaram registrar em seus cliques a admiração pela permanência e evolução de uma forma arquitetônica simples como o arco. Já em “Ô saisons Ô châteaux...”, as obras mostram a nostalgia de uma história muito rica, onde castelos e cidades fortificadas guardam os vestígios de uma outra época.
 
O terceiro capítulo é chamado de “O imaginário dos museus...” e traz uma surpresa frente à variedade dos locais onde a arte é exposta: palácios e hotéis particulares, antigos locais industriais e construções vanguardistas. A exposição é finalizada com “Metamorfoses...” que busca apresentar os lugares onde a magia é relevada pela arte das fotografias que os colocam em cena de forma original.
 
“France eMotion” também conta com interatividade entre as obras e o visitante. Uma animação em realidade aumentada, proposta por Julie Stephen Chheng e Thomas Pons, se sobrepõe à exposição para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados.
 
O público também pode se aprofundar sobre os lugares registrados e as obras a partir do aplicativo de mesmo nome da exposição. Cada obra conta com um QR Code que oferece mais detalhes sobre os registros e os fotógrafos.
 
Mostra de realidade Virtual
Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o “Festival Internacional Novembro Digital” celebra a criação digital sob todas as formas: do videogame às realidades imersivas, da arte digital ao som espacializado, da alfabetização digital às humanidades digitais. Em Belo Horizonte, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, a Aliança Francesa apresenta ao público a Mostra de Realidade Virtual, na Galeria do Acervo no Palácio das Artes, a partir do dia 8 de novembro.
 
O público poderá conferir dois filmes franceses de realidade virtual, “Notes on Blindness: Into Darkness” (2017) e “Notre-Dame de Paris” (2019), desenvolvidos por líderes em inovação audiovisual na França.
 
O curta de três minutos “Notre-Dame de Paris” (2019) integra a série "Paris, nos bastidores: uma caminhada na realidade virtual" e foi dirigido por Raphaël Beaugrand. A obra faz uma mergulho em 360° no coração de uma Paris cheia de arte e história, com a possibilidade de descobrir o lado oculto de monumentos excepcionais. Apenas alguns meses antes do terrível incêndio de Notre-Dame (abril de 2019), a equipe teve a chance de filmar a icônica Catedral. O video permite explorar e redescobrir, de todos os ângulos, seu interior como era antes das chamas.
 
Já a obra “Notes on Blindness: Into Darkness” (2017), uma produção inglesa e francesa de Peter Middleton e James Spinney, traz uma criação originada a partir de áudios. Em 1983, ao perder a visão, John Hull começou a produzir um diário sonoro. As fitas que gravou dão origem a uma experiência cognitiva e emocional sobre a cegueira.
 
SERVIÇO:
Exposição France eMotion
Galeria do Café
Período: 8 de novembro a 8 de dezembro
 
Mostra de Realidade Virtual
Galeria do Acervo
Período: 8 de novembro a 20 de novembro
 
Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte)
Entrada Gratuita
Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br
aliancafrancesabh.com.br
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis