TITULO
Moda & Beleza > Dicas de tratamentos para cuidar dos fios no verão
Especialistas dão dicas de tratamentos para cuidar dos fios no verão
Opções de corte prometem tirar pontas duplas de cabelos danificados, melhorando a textura e mantendo o comprimento

Sol, vento, água salgada e cloro. Durante o verão, os cabelos estão expostos a diversos fatores que podem prejudicar a beleza e a saúde dos fios. Para diminuir os danos e aproveitar a praia ou a piscina com tranquilidade, especialistas recomendam redobrar os cuidados com o uso de produtos e tratamentos específicos.
 
 
Para prevenir as agressões ao cabelo, algumas medidas são de praxe, como proteger os fios com chapéus e bonés e manter o corpo hidratado. “A exposição excessiva ao sol dilata as cutículas do cabelo e aumenta a desidratação. No verão, as pessoas acabam esquecendo de beber água, mas essa é uma atitude simples que faz bem tanto para os cabelos quanto para a pele”, explica a cabeleireira e maquiadora do Celio Faria Instituto, Bruna Guimarães. “Esse é, de fato, um cuidado importante para evitar a oxidação dos fios e o consequente ressecamento”, reitera a colorista especialista em mechas do Instituto, Bárbara Santana.
 
Além dos cuidados básicos, outras medidas podem ser tomadas, como o investimento em produtos e tratamentos específicos para cada tipo de cabelo. “É interessante investir em produtos que contenham lipídios, proteína, óleos essenciais e vitaminas. Nessa época, as mulheres loiras devem ter ainda mais atenção”, alerta Bruna. “A dica é levar sempre na bolsa um bom protetor térmico, um leave-in e uma máscara”, complementa Bárbara. “Reparadores de pontas também podem ajudar bastante”.
 
O principal conselho de ambas as especialistas é unânime: prevenção. “Para quem deseja fazer químicas de coloração, por exemplo, é importante manter o cabelo o mais tratado possível antes do procedimento e redobrar os cuidados para proteger as fibras”, adianta a colorista. “Já as químicas alisadoras devem ser evitadas, já que agridem violentamente as fibras dos fios”.
 
Os cuidados prévios, no entanto, não dispensam os tratamentos posteriores. “Depois da temporada de férias de verão, o ideal é selar e reconstruir as cutículas para recuperar os danos causados nos fios”. Nesse momento, tratamentos alternativos também podem auxiliar na recuperação. Técnicas como a velaterapia e o corte bordado, oferecidos pelo Celio Faria Instituto, são alguns dos procedimentos recomendados. “Essas são opções que trabalham com a torção dos fios para a abertura das cutículas e que auxiliam no cuidado de pontas duplas e na nutrição do cabelo”, explica Bruna.
 
Tanto na velaterapia quanto no corte bordado, o cabelo é aparado sem perda do comprimento. Em geral, os métodos demoram cerca de uma hora e devem ser evitados apenas por quem tem cabelos extremamente sensibilizados ou se submeteu a químicas no mesmo dia. A manutenção dos fios deve ser feita a cada três meses. “Esses são procedimentos que podem contribuir efetivamente para a melhoria da textura dos fios”, garante Bruna.
 
A clientela ainda pode complementar a experiência aliando os tratamentos à cromoterapia. O procedimento consiste no uso de luzes coloridas no lavatório durante o cuidado com os fios. “É um tratamento que atende o cliente como um todo, e não apenas o cabelo”, explica Bárbara. “Cada luz tem uma função. Há luzes com efeito calmante, com efeito relaxante e voltadas para o tratamento da ansiedade”, complementa a profissional.
 
Sobre o Celio Faria Instituto
A tradicional marca de beleza possui unidades em Lourdes e Vila da Serra, áreas nobres da capital mineira, além de uma unidade voltada para eventos e cursos no tradicional bairro Floresta. O Instituto utiliza de forma racional os recursos naturais e atua em prol da redução do desperdício de água e energia.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis