TITULO
Saúde > Outubro Rosa da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis
MUTIRÃO USARÁ TÉCNICAS DE TATUAGEM 3D PARA RECONSTRUIR ARÉOLAS E MAMILOS DE PACIENTES ONCOLÓGICAS DO SUS
 
Iniciativa, realizada no dia 19/10, faz parte das ações do Outubro Rosa da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA); pacientes serão atendidas por mastologistas da instituição e por tatuadoras voluntárias
 
Como parte das ações do Outubro Rosa, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), realizará, no próximo dia 19/10, um mutirão de reconstrução de aréolas e mamilos em pacientes mastectomizadas que tiveram a mama reconstruída devido ao câncer. A reconstituição será feita de forma gratuita, usando técnicas de tatuagem 3D, e todas as pacientes beneficiadas são atendidas pelo SUS. A ação será conduzida pela equipe de mastologistas da instituição, que participaram de cursos de micropigmentação e tatuagem ao longo do ano, e conta com o apoio de tatuadoras e empresas voluntárias.
 
O mutirão será realizado na Unidade Concórdia da FHSFA, que disponibilizou quatro salas dos ambulatórios de Oncologia para as sessões. Mastologista da Fundação, Dra. Lúcia Aiko Homma explica o principal objetivo. “A proposta é oferecer a reconstrução da aréola e do mamilo a pacientes de baixa renda que não tiveram a oportunidade de fazer esse refinamento após a mastectomia. Por isso, todas as mulheres selecionadas são pacientes do São Francisco e de outros hospitais filantrópicos que atendem ao SUS”, diz.
 
O impacto social da ação visa contribuir para a redução das desigualdades relacionadas ao câncer de mama no Brasil. A última Pesquisa Nacional de Saúde sobre o tema, realizada em 2013 pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde, revela que quanto maior é o nível de conhecimento e instrução das mulheres mais chances elas têm de realizar os exames preventivos e, consequentemente, de detectar e tratar o tumor na fase inicial. Já os dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que, até o fim de 2019, o país deve registrar quase 60 mil novos casos da doença.
 
Quando se trata da reconstituição das aréolas e mamilos após a mastectomia, as sessões de tatuagem têm um preço elevado, dificultando o acesso das mulheres mais pobres. “O câncer de mama e os efeitos do seu tratamento afetam não só a saúde física da paciente, mas também o emocional. Isso inspirou a nossa equipe a pensar no mutirão como uma forma de devolver um pouco da autoestima dela, além de valorizar o bem-estar e, consequentemente, a qualidade de vida e a sua sobrevida”, afirma Dra. Lúcia.
 
Novos mutirões
Como pontua a Superintendente de Serviços Hospitalares da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), Adriana Melo, após o mês de outubro, o mutirão também irá acontecer em novembro e dezembro, porém as datas ainda não estão definidas. “Possibilitar o refinamento plástico da reconstrução da mama, por meio de uma técnica simples e eficaz, beneficiando quem mais precisa, faz parte da humanização do atendimento, uma premissa da assistência do São Francisco. É justamente por entender a importância dessa iniciativa que iremos oferecer outras oportunidades para que mais mulheres tenham acesso ao serviço“, ressalta.
 
Grupo de voluntários
O mutirão do próximo dia 19/10 acontecerá ao longo de todo o dia e o serviço contará com o apoio de um grupo de voluntários: as tatuadoras Domitila Clemente, Joana Dias, Lilian de Souza e Lucinea Vertello; a farmacêutica Luciana Vertello; as mastologistas Dra. Ana Carolina Gluglielmeli e Dra. Shirley das Graças, além da Dra. Lúcia Aiko Homma; a instrumentadora Cleide Maria Elias e a equipe de auxiliares disponibilizadas pela FHSFA. Os materiais foram cedidos pelas empresas Electric Ink e Artefato e o lanche e almoço também serão oferecidos por colaboradores da ação.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis