TITULO
Auto Review Lançamentos > O Novo Toyota Corolla 2020
* Por João Euclides Salgado
o editor participou do evento a convite da Osaka
O Novo Toyota Corolla 2020
 
Belo Horizonte -  MG  -  O Novo Toyota Corolla 2020, o veículo mais vendido do mundo estreia a sua 12ª geração como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex é produzido no Brasil. A apresentação para a imprensa especializada mineira e convidados aconteceu durante um mega evento feito em parceria com a Toyota do Brasil e a Osaka; concessionária autorizada da marca na capital mineira. Recebendo a todos pela Toyota, Alexandre Petracconi, Dante Barbosa e Fábio Lage e pelo grupo  Águia Branca/Toyota Osaka, o gerente regional Aires Valin.
No Brasil, o Corolla que é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos com esta nova geração fatalmente permanecerá no top por mais  outras décadas.
 
O modelo 2020 chega com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel; novo design, mais robusto e esportivo, mais itens de tecnologia e conforto, além do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense. O motor 2.0L Dynamic Force estará disponível nas versões GLi, XEi e Altis, enquanto a exclusiva versão com sistema híbrido estará disponível apenas na versão topo de linha Altis.
NOVO DESIGN
O desing externo foi renovado, trasmitindo elegância, robustez e esportividade ao modelo, principalmente por sua nova plataforma GA-C com um centro de gravidade mais baixo (-10mm), o que influenciou em suas linhas dando  mais aerodinâmica e maior fluidez.
Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico.
Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul.
Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo. Para a versão Altis, os faróis Bi-LED possuem desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo design. A versão híbrida ainda possui acabamento na cor azul.
Todas as versões do Novo Corolla possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata.
Destaque para o teto solar elétrico com função antiesmagamento, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.
 

Fábio Lage, Dante Lage, Ayres Valim e Rodrigo Baroni


DESIGN INTERNO
Enfim, uma nova e grande mudança no interior do Novo Corolla 2020;  o design do painel de instrumentos visa uma sensação de amplitude e abertura que, combinada com o console central, oferece uma distribuição ideal do espaço com um caráter minimalista. O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.
 
O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Ayres Valim e Alexandre Petraconi

Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
 
EQUIPAMENTOS
A Toyota recheou o Novo Corolla 2020 com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança, fazendo dele um dos modelos mais completos de sua categoria contando com o que a de mais moderno e eficiente no mundo automotivo.
 
Sistema híbrido flex
O novo sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle é a maior novidade da Toyota, afinal, este é o primeiro híbrido flex do mundo que nesta nova geração do Corolla, combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

João Euclides Salgado Prata, Licinara Barroso, Alexandre Petraconi, João Carlos Amaral

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
 
Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.
CINCO ANOS DE GARANTIA
O modelo está sendo lançado com garantia exclusiva de cinco anos, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex.
 
 
CORES
As cores disponíveis para o Novo Corolla são Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celestial.
O Novo Corolla 2020 já está disponível para test drive e ou compra na  concessionária  Osaka com preços a partir de R$ 99.990,00.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis