TITULO
Notícias do Dia > Festival de rock arrecadará donativos para refugiados em BH
Festival de rock arrecadará donativos para refugiados em BH 
 
Idealizado por jovem músico de 17 anos, Loyola Rock Festival Solidário irá direcionar 75% da renda revertida ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR-BH)

 
 Frederico Madrona Scherer Haas tem apenas 17 anos e cursa a 3ª Série do Ensino Médio. Amante de música, o estudante criou a banda Bomb (cover da banda norte-americana Rage Against The Machine). Motivado por causas sociais de impacto, Frederico juntou-se a outros jovens do Loyola para idealizar o evento, marcado para o 19 de setembro, às 18h, no Teatro Pe. Francisco Rigolin, dentro do Colégio.
 
O aluno já participou das ações do Voluntariado Educativo do Colégio e se viu nesta nova missão humanitária: “Além de eu poder mostrar o meu trabalho e a minha música, estarei ajudando outras pessoas. Reuni músicos conhecidos entre nós e concretizamos a ideia. Já visitei creches e dei suporte a pessoas em situação vulnerável em visitas ao Hospital Luxemburgo, por exemplo. Essas ações me fizeram uma pessoa mais humana, com potencial de ajudar o próximo e capacidade para articular ações sociais”.
 
 A atitude de Frederico consolida a formação humanizada proposta por meio dos programas educativos e das campanhas sociais, as Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus e a mensagem do Papa Francisco ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado no dia 29 de setembro, dez dias após o festival.
 
A questão imigratória é uma situação que envolve todos os grandes países desenvolvidos. Próximo do Brasil, a Venezuela atravessa, há cerca de seis anos, uma das maiores crises políticas, econômicas e sociais de sua história. Motivados pela escassez, insegurança, falta de serviços de saúde e até carência de medicamentos, mais de 3,4 milhões de venezuelanos já deixaram o país segundo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR). Sem recursos para se reestabelecer de forma independente, eles contam com a ajuda de ONGs e projetos sociais do governo. Em Belo Horizonte, uma das maiores instituições que acolhe refugiados é o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR-BH). Somente no ano passado, foram cerca de 1.900 auxiliados.
 
Para Wanderlay Balsamão, coordenador de Formação Cristã do colégio, o papel do Loyola enquanto instituição Jesuíta é formar pessoas que tenham cuidado com o próximo, entendam o contexto global e tenham habilidade para realizar intervenções sociais. Esse direcionamento, que engloba todas as instituições da Rede Jesuíta de Educação, é, para Balsamão, uma oportunidade de educar pessoas integralmente: “Ser um cidadão do mundo é identificar problemas que afetam a sociedade como um todo e ter a capacidade de propor soluções com empatia”. Somente em 2018, o Colégio Loyola realizou cinco ações em prol dos refugiados, com campanhas de arrecadação de donativos, doações de utensílios para a acolhida de refugiados venezuelanos no processo de interiorização em Belo Horizonte e apoio para empregar refugiados desempregados, por exemplo. No entanto, esta iniciativa nasce espontaneamente de um estudante do colégio. “Isso reforça que a nossa formação está sendo efetiva”, finaliza o diretor.
 
Os ingressos para o Loyola Rock Festival Solidário já estão à venda e custam R$18 cada. No line-up, Dani Gentil, estudante da 2ª Série do Ensino Médio do colégio, abrirá o evento com clássicos de pop e rock. Em seguida, a banda convidada, Plano B, alterna entre o rock dos anos 90 e o contemporâneo, além de músicas autorais. Jimmy Hendrix, Red Hot Chilli Peppers, Foo Fighters e Arctic Monkeys são as bandas que influenciaram o setlist do evento. A banda Bomb encerrará o evento, com canções próprias. Nos intervalos dos shows, haverá espaço para que venezuelanos acolhidos pelo SJMR-BH também façam demonstrações musicais.
 
Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus
 Em fevereiro de 2019, em Roma, na Itália, foram promulgadas quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, que serão o novo horizonte do corpo apostólico e o ponto de orientação em sua missão pelos próximos dez anos (2019-2029). A Segunda Preferência Apostólica Universal é “Caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça”.
 
Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR-BH)
 A instituição existe há 50 anos e é ativa em 56 países. Chegou ao Brasil em 2003, com um programa de reassentamento de refugiados em parceria com as Nações Unidas. Cerca de dez anos depois, Belo Horizonte recebeu sua primeira sede que, atualmente, conta com oito profissionais e quinze voluntários. Ao todo, já foram mais de 4.775 pessoas atendidas. A capital mineira conta com duas casas de passagem e o atendimento a venezuelanos representa 20% do total. O programa consiste em alimentação e moradia por três meses, seguida de auxílio pela busca de um emprego.
Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019
 No dia 27 de maio de 2019, o Papa Francisco divulgou uma carta para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019 que será celebrado no dia 29 de setembro de 2019. Com o tema, “Não se trata apenas de migrantes”, ele ressalta que interessar-se por eles e pelos menos favorecidos é interessar-se por todos nós, enquanto sociedade.
 
Serviço – Loyola Rock Festival Solidário
Data: 19 de setembro
Horário: 18h às 21h
Local: Teatro Pe. Francisco Rigolin (Avenida do Contorno, 7919 – bairro Cidade Jardim, no Colégio Loyola)
Ingressos em https://www.sympla.com.br/loyola-rock-festival-solidario__608437
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis