TITULO
Meio Ambiente > MM GERDAU DISCUTE O FUTURO DO LIXO URBANO
NO MÊS DO MEIO AMBIENTE, MM GERDAU DISCUTE O FUTURO DO LIXO URBANO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
 
Oficinas, ações educativas e bate-papo com especialistas integram as atividades
 
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida os visitantes a refletirem sobre as questões ambientais. Por meio de bate-papo com especialistas, oficinas e ações educativas o Museu levantará importantes questões de debate como o lixo urbano, o efeito estufa e as mudanças climáticas. As atividades acontecem de 04 a 28 de junho, com entrada gratuita.
 
Lixo Urbano: problema ou solução?
Você sabia que somente no ano passado foram recolhidos por dia 2800 toneladas de lixo aqui em BH? Segundo dados da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), esta quantidade representou 400 caminhões repletos de lixo. O aumento da geração de resíduos tornou-se um dos mais graves problemas ambientais enfrentados pela sociedade e governos. Em Belo Horizonte existem iniciativas que objetivam conscientizar à população sobre a importância de se reduzir a geração de resíduos como a Rede Lixo Zero Santa Tereza.
 
O grupo formado pela parceria entre a associação do bairro, estudantes universitários e pela Coopesol Leste, entre diversos outros, realiza debates sobre o conceito de lixo zero que aborda questões como o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais. Por meio dessa iniciativa, a Rede Lixo Zero Santa Tereza conseguiu estabelecer a coleta seletiva no bairro. Para apresentar ações como esta e levantar o debate sobre o lixo urbano, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal promove, no dia 06/06, às 19h30, o bate-papo “Lixo Urbano: problema ou solução?”. O evento integra o projeto CoMciência de divulgação científica do Museu e faz parte da programação especial do MM Gerdau para a Semana Mundial do Meio Ambiente.
 
Para o bate-papo o Museu recebe Marcello Souza, membro da Rede Lixo Zero Santa Tereza e pesquisador do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS); Nícia Mafra, gestora de projetos socioambientais e especialista em resíduos sólidos urbanos na cadeia de reciclagem; Neli Medeiros, catadora de materiais recicláveis e presidente da cooperativa Coopersol Barreiro e Leo Piló, artista plástico. Profissionais que vivenciam o problema do lixo e abordarão questões importantes como o alto custo para o gerenciamento dos resíduos e os fortes impactos que a disposição inadequada traz para a vida das pessoas e para o meio ambiente. Além de apresentar soluções que estão dando certo em várias cidades do Brasil e do mundo e que podem ser replicadas como soluções para a gestão de resíduos sólidos urbanos.
 
Ações Educativas – Mudanças Climáticas
Em paralelo o MM Gerdau realiza, a partir do dia 04 de junho até o dia 28 de junho, a ação educativa “Experimento: Entendendo o efeito estufa”. Tal atividade tem o objetivo de discutir sobre o aquecimento global, por meio de um experimento que exemplifica como o calor pode ser absorvido e irradiado em diferentes superfícies. Além deste experimento, quem passar pelo MM Gerdau a partir de hoje, dia 04 de junho, aprenderá a confeccionar uma horta vertical na “Oficina: Cultivando boas ideias”. A ação tem como objetivo estimular a prática do plantio orgânico, ressaltando os benefícios do consumo destes alimentos para a saúde e do seu cultivo para o meio ambiente. A confecção destas hortas se dará por meio da reutilização de objetos recicláveis, dentre eles garrafas pets e caixas de leite, recolhidas pelos próprios colaboradores do Museu. O Experimento e a Oficina serão realizados de terça a sexta-feira, das 13h às 17h e às quintas das 16h às 21h.
 
Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.
Serviço:
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Conexões para a sustentabilidade – Lixo Urbano: problema ou solução?
Data: 06/05
Horário: 19h30
Ações Educativas – Mudanças climáticas
Data: 04 a 28/06
Horário: de terça a sexta, das 13h às 17h30 e às quintas, das 16h às 21h
Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade
Gratuito. Sujeito à lotação do espaço
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis