TITULO
Notícias do Dia > Bailarinas do Alphaville participam de competições internacionais
Bailarinas do Alphaville participam de competições internacionais
 
As irmãs Eloá (11) e Leona Bimbato (9), alunas do NúCleo de Dança Alphaville – do Alphaville Centro Comercial, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima – foram selecionadas para participar das duas maiores competições de dança do mundo, realizadas nos Estados Unidos: o Youth America Grand Prix (YAGP), de 18 a 20 de abril, em Nova Iorque, e o World Ballet Competition (WBC), de 22 a 27 de abril, em Orlando.
 
Filhas da professora de ballet Leonora Lima – fundadora do NúCleo de Dança Alphaville, uma das cerca de dez escolas de dança mineiras credenciadas pela Royal Academy of Dance (RAD), sediada em Londres, na Inglaterra – as meninas praticam ballet desde os três anos de idade e são as únicas da categoria de Minas Gerais a participar desses torneios. “Elas entendem bem que estar entre os selecionados já representa uma importante conquista e, também, um desafio a ser vencido com equilíbrio e serenidade, não importa o resultado. Fazendo uma analogia com o universo do esporte - com o qual o brasileiro tem mais afinidade – a YAGP e a WBC são como a Copa do Mundo e as Olimpíadas da dança”, explica Leonora Lima.
 
Será a primeira vez em que as irmãs Bimbato se enfrentam numa competição e a dupla se mostra motivada com a nova experiência. “Treinamos juntas e uma ajuda a outra. Mesmo nos momentos mais tensos nos apoiamos e procuramos ficar bem juntas, para trocar boas energias e emoções. Acho muito legal dividir a paixão pela dança com minha irmã e minha mãe”, declara Eloá Bimbato.
 
Para a caçula Leona Bimbato, o talento e o potencial para participar de competições internacionais foi uma feliz descoberta: “pratico ballet desde pequenininha, mas não sabia que fora do Brasil havia esses torneios. Foi assistindo vídeos de ballet que descobri essas competições e isso me deu vontade de treinar mais para chegar lá”, conta a pequena e determinada bailarina. 
 
Em busca de patrocínio
Determinação e dedicação essa dupla de bailarinas da Grande Beagá tem de sobra. Porém, para garantir a participação das meninas no YAGP e WBC, a família segue em busca de patrocinadores. “Já contamos com alguns parceiros, mas ainda faltam recursos para hospedagem e inscrições, cerca de 20% do investimento total”, conta Leonora Lima.
 
A irmãs Eloá e Leona Bimbato foram selecionadas para uma categoria pré-competitiva – de 8 a 12 anos de idade. Se participarem e vencerem, as premiações podem ser desde uma bolsa de estudos para um curso de um mês ou recursos financeiros, por exemplo, à conquista de boas colocações em rankings como Top 12 ou Top 15 do mundo.  
 
O suave amadurecimento pela dança
Eloá e Leona Bimbato não são as primeiras alunas do NúCleo de Dança Alphaville a serem selecionadas em renomadas competições de dança. Na escola - criada em 2016, no Alphaville Centro Comercial, em Nova Lima - crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade descobrem na dança um exercício de equilíbrio para mente e de amadurecimento.
Se divertindo, bailarinas mais jovens não só ampliam a consciência corporal, como se entregam ao desafio de participar de seletivas e torneios nacionais e internacionais como: o Youth America Grand Prix (YAGP), o World Ballet Competition (WBC), o Festival de Dança de Joinville, o Festival Internacional de Dança de Indaiatuba (SP) e o Tanzolymp – XVI Festival Internacional de Dança de Berlim.
 
São experiências nas quais essas jovens bailarinas exercitam, também, a persistência e o autocontrole. “Com o apoio dos pais, temos conseguido fazer um trabalho muito sério e que tem como objetivo principal a formação humana. Elas competem por gosto e o prazer pela dança também estimula o desejo por fazer melhor. Isso desenvolve comportamentos como perseverança. A dança se transforma numa ferramenta que ensina a competir, a ganhar, a perder, a lidar com as frustrações, a treinar e repetir para melhorar e alcançar um objetivo, e a ter autocontrole e equilíbrio emocional nas dificuldades e desafios. Isso sem falar na saúde física. Mesmo que elas não se tornem bailarinas profissionais, são aprendizados para toda a vida”, avalia Leonora Lima. 
 
Em 2017, a escola inscreveu 12 bailarinas do clássico livre e do contemporâneo no YAGP, que disputaram vagas com cerca de 500 participantes da América do Sul. Desse grupo, um duo de ballet clássico, composto por meninas de 8 e 9 anos, seguiram para a final do mundial em Nova Iorque, disputado por cerca de mil bailarinos. Essa mesma dupla participou e venceu o Festival CBDD Kids 2018, em Belo Horizonte, promovido pelo Conselho Brasileiro da Dança.
 
Em 2018, Leonora Lima também inscreveu alunas da categoria infanto-juvenil (até 14 anos) em novas seletivas nacionais do Festival Internacional de Dança de Indaiatuba, do Tanzolymp e do Festival de Joinville. Foram inscritas bailarinas de contemporâneo, jazz dance e ballet clássico.
 
Sobre o Núcleo de Dança Alphaville
Criada em 2016, a escola do Alphaville está entre os cerca de dez núcleos de dança mineiros credenciados pela Royal Academy of Dance (RAD), sediada em Londres, na Inglaterra – uma das instituições mais conceituadas do mundo no âmbito da dança – e que no Brasil tem sede em São Paulo. Formada pela RAD, a psicóloga Leonora Lima sempre se dedicou ao ensino da dança.
 
Localizada no Alphaville Centro Comercial, a escola conta com três ambientes de dança e um dedicado às artes marciais - a Arena Fight. São ensinadas modalidades como ballet clássico, jazz, dança contemporânea, pole dance, street dance e ritmos, para os públicos infanto-juvenil, adultos e da terceira idade. O espaço também oferece o trabalho de ballet funcional – para fortalecimento das bailarinas e prevenção de lesões.
 
Já na Arena Fight temos hoje 4 modalidades Krav Magá, Karatê, Jiu Jitsu e Boxe.  As lutas também atraem alunos de todas as idades e motivam a participação em competições. “Viramos um núcleo de formação humana pela dança e pelo esporte, muito familiar, entre amigos mesmo, mas com alto grau de profissionalismo, que atende um público muito exigente que mora na região. A parceria tem dado muito certo”, declara Leonora Lima.
 
Serviço:
NúCleo de Dança Alphaville
Local: Alphaville Centro Comercial - Center V (lojas 101, 102, 110 a 113)
Contatos: (31) 3567-9920 / (31) 98988-6192 - E mail: leonoralima.nucleo@gmail.com
 
Alphaville Centro Comercial
Funcionamento restaurantes: sábados das 12h às 22h e domingos das 12h às 18h.
Endereço: Avenida Picadilly, 155 – Alphaville Lagoa dos Ingleses – Nova Lima
Telefone: (31) 3547 3100
Mais informações no site e nas redes sociais do Alphaville Centro Comercial:
http://www.alphavillecentrocomercial.com
www.facebook.com/alphavillecentrocomercial/
instagram: alphavillecentrocomercial 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis