TITULO
Notícias do Dia > MM Gerdau tem programação especial para o mês da mulher
MM Gerdau apresenta programação especial para o mês da mulher
 
Museu abre espaço para debate sobre os desafios enfrentados pela mulher na sociedade
 
Neste mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres (08), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou uma programação especial com bate-papo, contação de histórias e intervenção cultural. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
 
Já nesta quinta-feira (07/03), às 19h30, o Museu recebe o espetáculo de contação de histórias “Encruzilhada das Mulheres”, com a atriz Chica Reis e o ator e multi-instrumentista Marcos Mateus, apresentando relatos centrados em mulheres negras. A proposta é uma livre adaptação de contos de Nei Lopes, Conceição Evaristo, France Leal, Alice Walker, Mãe Beata de Yemanjá e itens da cultura e mitologia yoruba. Um recorte na vida de cinco mulheres negras que, diante de um momento decisivo, escolhem transformar os seus caminhos, quebrando padrões pré-estabelecidos do que é ser mulher e do que é ser mulher negra.
 
Ainda no dia 07/03, o Museu promoverá o bate-papo “Mulheres na Ciência”, às 19h30. Para ministrar essa conversa e refletir sobre o papel das mulheres na ciência, o MM Gerdau convida, dentro do programa de divulgação científica CoMciência, a pesquisadora Luciana Maria Silva, da Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Esse encontro será mediado pela Yale Soares, líder do projeto Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA/Fapemig), que objetiva a formação empreendedora de mulheres bolsistas da pós-graduação. Na ocasião, os participantes poderão conhecer sobre a atuação de Luciana Maria Silva, doutora do Instituto de Ciências Biológicas na UFMG e fundadora de duas empresas de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços na área oncológica a partir das pesquisas desenvolvidas na Fundação.
 
No dia 14 de março, o Instituto Cultural Casarão das Artes realiza no Museu a intervenção cultural “Canjerê Mulher”, às 19h30. Com tema Samba e Poesia das Mulheres Negras, a intervenção contará com a participação de Gabrielle Costa, Renata Lopes e Rosália Diogo. A proposta tem como foco a desconstrução da hegemonia machista e patriarcal que rege a sociedade brasileira. Assim, serão apresentados o poder da voz e do pensamento de mulheres negras, presentes em poesias e canções brasileiras. No roteiro, algumas potências como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Cristiane Sobral, Jovelina Pérola Negra, Alcione, D. Ivone Lara e outras grandes vozes de mulheres negras brasileiras, que produzem conhecimento musical e poético.
 
Por meio dessas atividades, o MM Gerdau reforça seu papel como espaço aberto para o debate de questões culturais que envolvam a mulher e toda a sociedade.
 
Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.
 
Serviço:
Encruzilhada de Mulheres – Contação de histórias
Chica Reis e Marcos Mateus
Data: 07/03/2019
Horário: 19h30
 
Mulheres na Ciência – Bate-papo
Luciana Maria Silva – Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e Yale Soares (DALE/Fapemig)
Data: 07/03/2019
Horário: 19h30
 
Canjerê Mulher: Samba e Poesia de Mulheres Negras – intervenção cultural
Casarão das Artes
Data: 14/03/2019
Horário: 19h30
 
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis