TITULO
Imperdível > FÉRIAS DIVERTIDAS NO MEMORIAL VALE
FÉRIAS DIVERTIDAS NO MEMORIAL VALE

As férias de janeiro serão muito mais divertidas para quem visitar o Memorial Minas Gerais Vale ou se inscrever em uma das oficinas que serão oferecidas entre 15 e 31 de janeiro de 2019. De tudo um pouco vai estar disponível: ensinar garotas a tocar bateria, aprender shantala, fazer fuxico, criar esculturas e adesivos e até fazer memes. Além das oficinas, o Memorial incrementou ainda mais as suas opções de visitação permanente para provocar mais aprendizado, descoberta, encantamento e aproximação com as exposições. Toda a programação é gratuita, e as inscrições para as oficinas, que têm vagas limitadas, devem ser feitas pelo telefone: (31) 3343-7317. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias, em Belo Horizonte.
 
Confira as atrações:
 
OFICINAS
15/01 e 18/01 – OFICINA DE SHANTALA
A professora de Shantala Maysa Ribeiro irá ensinar essa técnica de massagem em bebês em duas oportunidades, a primeira no dia 15/01 e a segunda no dia 18/01, no horário de 14h às 16h. A oficina será uma vivência que buscará proporcionar aos bebês uma experiência sensorial através da Shantala, além de apresentar óleos essenciais e suas utilidades. Podem participar pais ou responsáveis, com bebês de três a 12 meses.
 
16/01 E 17/01 – OFICINA DE MEMES
A frase “é verdade esse bilete”, acabou tornando-se um bordão nacional ao ser transformada em um meme de internet. Artistas, empresas e internautas das mais variadas regiões do país começaram a escrever absurdidades assinando de brincadeira: “é verdade esse bilete”. E tudo começou com a singela história de um garoto que inventou um bilhete da professora e entregou para a mãe, dizendo que não haveria aula no dia seguinte. Os memes mexem tanto com as pessoas que foi criado o site www.museudememes.com.br dentro de um projeto de estudos da Universidade Federal Fluminense. Assim também a Oficina de Memes irá convidar os participantes a criarem seus próprios memes, com aplicativos simples e intuitivos, a partir dos smartphones. A oficina terá a duração de dois dias – 16 e 17 de janeiro – no horário de 13h30 às 16h. Podem se inscrever jovens de 12 a 15 anos.
 
25/01 E 31/01 – OFICINA DE FUXICO
A educadora Juliana Silva irá ensinar o fuxico, mostrando as várias possibilidades de criação de peças decorativas e de vestuário que podem ser compostas a partir desse tipo de trabalho manual. Podem se inscrever pessoas a partir dos 14 anos. A oficina terá duração de um dia, realizada em duas oportunidades, no dia 25 de janeiro e no dia 31/01, sempre no horário de 14h às 16h.
 
22/01, 23/01 e 24/01 – OFICINA MODELANDO IDEIAS
Aprender o passo a passo para se chegar  a  uma escultura, do desenho à modelagem, passando pela criação de um personagem. Essa é a ideia da oficina Modelando Ideias, que abordará a construção criativa do imaginário, através da modelagem de biscuits. O instrutor será o educador Davide Chech. A oficina é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e terá a duração de três dias, 22, 23 e 24 de janeiro, de 13h30 às 16h.
 
23/01 E 24/01 – QUEBRANDO TUDO: OFICINA DE BATERIA PARA GAROTAS
Isabella Figueira, integrante da banda Dolores 602, que toca também com várias outras bandas e é também Dj, irá ensinar garotas, de 8 a 12 anos, a tocarem bateria. A ideia é estimular as mulheres a entrarem nesse mundo até então predominantemente masculino. Será também uma oportunidade das meninas terem contato com uma bateria e conhecer um pouco sobre a história e sons desse instrumento tão especial. A oficina terá duração de dois dias, 23/01 e 24/01,  de 14h às 16h30.
 
29/01 E 30/01 – OFICINA DE ADESIVOS – NATUREZA E CIDADE
A artista plástica Sylvia Amélia irá ensinar crianças, de 7 a 10 anos, a investigar e redescobrir a Praça da Liberdade por meio de suas formas, cores e texturas, através de desenhos e recortes. O objetivo é ensinar a observar e desenhar em detalhes elementos visuais encontrodos no entorno do Memorial Minas Gerais Vale e criar, com esses desenhos, uma coleção de adesivos. A oficina terá duração de dois dias – 29/01 e 30/01, de 14h às 15h30.
EXPERIÊNCIAS NO MEMORIAL
GEOGRAFIA DA MEMÓRIA
Em uma das salas do Memorial Vale há um grande mapa de Minas Gerais que ocupa uma parede inteira, mostrando a divisão municipal do Estado. Diante desse mapa, os visitantes são convidados, por meio de post-its, a deixarem seus comentários sobre algum desses lugares que para eles podem ter algum significado, seja porque já visitou um dia, seja porque veio daquela cidade, seja porque gostaria de conhecer um dia. São lembranças, recordações, afetos, desafetos, curiosidades e expectativas sobre cada lugar desse gerais que forma Minas. A ação acontece diariamente.
 
EXPOSIÇÃO CINCO ANOS DO EDITAL JOVENS ARTISTAS
Para quem escolher visitar a Exposição Cinco Anos do Edital Jovens Artistas, haverá walkmans em que se pode ouvir áudios que criam roteiros imaginários sobre a exposição. São seis opções diferentes de áudios, cada um criado por um educador do Memorial Vale que acompanha a exposição e coloca seus próprios sentimentos e emoções como uma sugestão de caminhada ao longo das obras.
 
A Exposição Cinco Anos do Edital Jovens Artistas faz uma retrospectiva dos trabalhos de artistas mineiros iniciantes, que expuseram seus trabalhos no Memorial Vale selecionados através do Edital, que proporcionou todo o processo de montagem, divulgação e exposição de suas obras nesse espaço nobre da capital – a Praça da Liberdade. Foram 19 exposições entre coletivas e individuais desde 2013. A mostra segue em cartaz até o dia 17 de março de 2019, com entrada gratuita.
 
KIT TRILHA DA INFÂNCIA
Ao entrar no Memorial Vale a criança pode optar por levar durante a sua visita o Kit Trilha da Infância. Com lupa, lanterna, espelho, binóculo e um mapa, as crianças podem passear pelas diversas salas investigando tudo o que surge em seu caminho. Ao final da visita, o Kit deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência de maneira divertida e interessante.

 
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18 horas. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale  
https://www.youtube.com/user/memorialvale
www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis