TITULO
Saúde > Check up masculino pode ser decisivo na prevenção do câncer de próstata
Check up masculino pode ser decisivo na prevenção dos novos casos de
câncer de próstata previstos para 2018
 
Única clínica especializada em checkup médico masculino em BH, Blues Clinic chega para preencher uma importante lacuna na saúde dos mineiros

O urologista Tairone Campodell’Orto de Aguilar
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.  O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 68 mil novos casos da doença em 2018. Se diagnosticada precocemente, a chance de cura é superior em 90% dos casos. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A previsão para o ano de 2019 é a mesma. Nos estados brasileiros, a estimativa para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casos, seguido do Rio de Janeiro, com 6.950; Minas Gerais, com 6.730; e Rio Grande do Sul, com 6.210.
 
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Convencer o homem a cuidar da própria saúde ainda é um desafio no Brasil.
 
 
 
Segundo o urologista Tairone Campodell’Orto de Aguilar, da equipe da Blues Clinic, o câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata, fazendo surgir nódulos isolados ou um endurecimento maior quando há presença do tumor. “Na fase inicial, o câncer de próstata quase não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Por isso recomenda-se que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para uma avaliação individualizada, sendo que os da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos”, alerta o especialista.
 
 
 
Prevenção como arma
 
 
 
A Blues Clinic é um novo conceito em clínica médica especializada em realizar exames gerais e de check-up médico com foco no público masculino. Também é um espaço de coworking médico, com modelo de aluguel de consultórios. Com estrutura moderna e confortável, além de uma equipe experiente, a “clínica azul” está localizada na região hospitalar de Belo Horizonte e oferece a seus clientes a possiblidade do atendimento multidisciplinar, unindo angiologia, cardiologia geral e geriátrica, clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, fisioterapia, geriatria, neurologia, nutrologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, psicologia, reumatologia e urologia.
 
 
 
O médico Tairone Campodell’Orto de Aguilar é o responsável da equipe pela área de urologia e reforça o alerta de que os exames preventivos periódicos são fundamentais para que a doença seja descoberta em estado inicial e seu rastreamento seja discutido amplamente com o paciente. “Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. O médico também pode solicitar outros exames no rastreio da doença, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), exames de imagem (ultrassonografia e ressonância nuclear magnética) e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico”, reforça.
 
 
 
O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente e a mudança de hábitos contribui muito para a prevenção. “Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. A mudança no estilo de vida é crucial para aumentar a sobrevida do paciente”, reforça o cardiologista Bruno Alencar da Fonseca, diretor de operações (COO) da Blues Clinic.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis