TITULO
Notícias do Dia > Proximidade do ENEM exige preparo emocional e estratégico
Proximidade do ENEM exige preparo emocional e estratégico 
 
A poucos dias da maior avaliação de desempenho do Brasil, estudantes do Colégio Loyola
passam por preparação especial
 
Ânimos à flor da pele. Apreensão. Esses são os sentimentos que tomam conta de grande parte dos estudantes brasileiros quando vai chegando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, marcada para os dias 4 e 11 de novembro, apresenta novas diretrizes neste ano, fazendo com que muitos estudantes reforcem os estudos, reanalisem estratégias e se preparem melhor psicologicamente.  
 
De acordo com a Assessora de Português e Literatura do Colégio Loyola, Flávia Völker, um dos maiores desafios para os alunos é saber administrar o tempo: “Em um mundo onde há urgência de informações, é desafiador passar cinco horas sentado em uma sala realizando uma prova. A preparação não deve ser abalizada somente em conteúdos didáticos. Existe aí um desafio emocional, em que concentração e serenidade são os pilares para o sucesso no exame”.  
 
A afirmação é ratificada pela professora de História Marisa Ribeiro: “Aqui, no Loyola, investimos sempre em uma preparação de excelência para os alunos que farão as provas do Enem. Para a 3ª Série, além de simulados, revisões de antigas questões e aulões que precedem o exame, nós os preparamos psicológica e estrategicamente. Normalmente, estudantes muito jovens realizam o exame. A demanda da prova exige não só conteúdo, mas também maturidade”.
 
As educadoras contam que, apesar de praticar muito, inclusive redação (são produzidas pelos jovens semanalmente), os estudantes começam a sentir o peso com a aproximação do processo seletivo: “É um pouco difícil para qualquer pessoa de 17, 18 anos lidar com as emoções neste momento. Apesar da confiança na metodologia do Colégio e segurança no aprendizado, eles ficam um pouco ansiosos. Afinal, são postos à prova não só seus conhecimentos, como também suas habilidades, principalmente de concentração e gestão do próprio tempo”, conta Marisa Ribeiro.
 
Preparação antecipada e Semana do Enem
A preparação para o exame, no Colégio Loyola, começa desde a 1ª Série do EM:  “Ao ingressarem, os alunos já têm acesso aos simulados que são aplicados por meio de um aplicativo. O App Prova é um dos primeiros contatos deles com o exame. Eles podem ser realizados na escola ou até mesmo em casa”, conta Flávia Völker.
 
A Comissão do Enem do Loyola realiza, por meio de uma plataforma, diagnósticos sobre as maiores dificuldades que os estudantes apresentaram em anos anteriores. Com esses estudos, o conteúdo é constantemente reprogramado. “Este acompanhamento é imprescindível para cercarmos os alunos em todas as suas dificuldades, a fim de saná-las não só para o exame, mas para a vida”, afirma Marisa Ribeiro. Ainda segundo a professora, juntamente ao conteúdo, outros pontos são observados nos adolescentes: o desenvolvimento das habilidades e competências, ajudando o jovem a aprender não só a raciocinar, mas também a lidar com os desafios da vida.
 
O Loyola também realiza aulões mensais durante todo o ano, até a data da prova. O momento não chega a ser tão cansativo, pois os estudantes contam com momentos de relaxamento, piscina, maratonas e até food truck. A ideia é quebrar a rotina do aluno: “Os alunos realizam questões do Enem o ano inteiro, de todas as disciplinas. A intenção, na reta final, além de reforçar o conteúdo acadêmico, é de eles desenvolverem habilidades estratégicas e emocionais”, finaliza Flávia Völker.
 
Outros simulados em sala e pelo aplicativo são aplicados em horários alternativos. Além disso, existem as revisões das questões mais difíceis das últimas provas e aulas direcionadas relacionadas às temáticas nas duas semanas finais.
 
Colégio Loyola – Com 75 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.600 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à
3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino).    
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis