TITULO
Gastronomia > Circuito Gastronômico da Pampulha 2018

Aproveite as últimas semanas do Circuito Gastronômico da Pampulha 2018
 

Ainda dá tempo de curtir exposição, oficina e os maravilhosos pratos inspirados no Cerrado Mineiro

 

 

A 9ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha é um verdadeiro sucesso de público e crítica e quem quiser aproveitar tem até o dia 28 de outubro (domingo) para apreciar a programação gastronômica e cultural, como a exposição fotográfica e oficina gratuita, além da oportunidade de poder experimentar os pratos inspirados no Cerrado Mineiro com preços promocionais e votar nos que mais se destacaram.

 

O Circuito da Pampulha sempre elege uma temática para nortear todas as ações e o tema de 2018 -  “Grande Sertão Veredas” - começou a ser trabalhado a partir de uma ação inédita que foi a expedição realizada durante três dias e que percorreu 600 quilômetros abrangendo as cidades do percurso feito pelo escritor Guimarães Rosa. O resultado dessa viagem pode ser visto nos pratos e também na exposição “A Gastronomia no Cerrado Mineiro”, que registrou tudo em fotos e vídeos. Ela já passou por Belo Horizonte e Confins e estará emVespasiano até o dia 21/10 e depois vai para Lagoa Santa, entre os dias 23 e 28/10.

 

O chef Edson Puiati ministra também a oficina "A Gastronomia em Minas", direcionada aos cozinheiros, chefs e pessoas interessadas no tema. A última oportunidade de participar será na cidade de Lagoa Santa no dia 23 de outubro (terça-feira). Durante a oficina, Puiati aborda a gastronomia mineira como patrimônio imaterial do Estado. Entre os temas a serem tratados, estão a importância dos modos de fazer e viver relacionados à gastronomia, conta um pouco da história da comida mineira, incentiva a utilização dos temperos, hortaliças e produtos locais e também busca despertar e promover a conscientização da importância da nossa culinária. As inscrições podem ser feitas no site do circuito.

 

Pratos típicos

A região da Pampulha possui um amplo complexo de restaurantes, sendo referência para moradores e turistas na excelência de sua gastronomia. Nesta edição, cada um dos chefs dos 17 restaurantes convidados elaborou um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema deste ano: “Grande Sertão Veredas”. Eles tiveram a oportunidade de ‘beber da fonte’ do Cerrado Mineiro e conhecer a fundo os ingredientes e segredos desta região tão rica de Minas Gerais durante a expedição gastronômica.

 

Os restaurantes participantes são Amadís Bar e Restaurante, Anella Ristorante, Casa do Chef, Degraus - Espaço Jaraguá, Degraus - Espaço Gastroculinário, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pampulha, Paladino, Planeta Lúpulo, Quintal Pampulha, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Taberna Livorno, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri.

 

Cada um deles apresenta duas opções diferentes de pratos para escolha, ambos inspirados no mundo de Guimarães Rosa e, ao pedir um prato, o do acompanhante é gratuito. Para isso, basta o participante retirar o voucher no site do Circuito ou ter em mãos o guia distribuído nos restaurantes. Entre as opções há iguarias preparadas com pimenta de macaco, buriti, castanha de baru, urucum, carne de sol, paçoca e muitos outros ingredientes especiais. Os clientes podem também votar em seus pratos favoritos e escolher os destaques do Circuito de 2018.

 

Sobre o Circuito

Desde 2010, o Circuito Gastronômico da Pampulha nasceu em 2010 e tem o objetivo de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis