TITULO
Gastronomia > ATELIER ESPECIAL DE TORTAS NATALINAS
ATELIER ESPECIAL DE TORTAS NATALINAS
 
As chefs Mariana Correa e Renata Penido são as responsáveis pelo Atelier de Natal que será realizado em novembro
 
 
 
O Natal tem cheirinho de comida especial e muito carinho. Afinal, é uma das datas do ano em que a culinária se torna uma das grandes atrações. Desde a entrada até a sobremesa, os pratos são feitos com capricho e com ingredientes especiais, pouco utilizados no dia a dia. Das receitas mais esperadas nessa época do ano estão, claro, as sobremesas!
 
Seja para facilitar a vida de quem gosta de uma boa culinária, seja para quem quer aproveitar a época para aumentar as vendas, no dia 19 de novembro a Chef Pâtissière Mariana Correa, da La Parisserie, em parceria com espaço de cursos da Chocolatier Renata Penido, realizará uma super aula de tortas natalinas.
 
A aula terá oito horas de duração, combinando teoria e prática. “Vamos fazer três tortas com frutas e ingredientes sazonais do natal brasileiro. As bases serão massas clássicas da pâtisserie para tortas, com todo o passo a passo, suas aplicações e a formulação de receitas diferentes para cada uma delas, com montagens e apresentações diferentes e modernas”, explica Mariana.
 
A ideia da parceria partiu das Chefs, que sentem falta de uma escola de confeitaria realmente dedicada ao tema em Belo Horizonte. “As faculdades de gastronomia não têm a preocupação que deveriam com essa área. Os alunos saem completamente crus dos cursos em relação à confeitaria. Não temos mão de obra especializada, o que acarreta ainda mais na luta para sermos reconhecidos no meio da gastronomia, pois a confeitaria é sempre colocada em segundo plano”, ressalta Mariana Corrêa.
 
“Essa realidade já é questionada em nosso meio há algum tempo e por vários chefs da área. Até mesmo os chefs confeiteiros mais famosos e bem sucedidos do país se queixam dessa realidade diariamente”, afirma a Chef Patissière De acordo com ela, a parceria surgiu nesse interesse em comum de fazer a confeitaria chegar ao patamar merecido e ser mais valorizada.
 
Neste primeiro curso, que marca o início da parceria, as receitas terão técnicas e níveis diferentes: torta de pêssegos com coco (torta à base de pâte brisée, crème de coco fresco, pêssegos poché em cumaru, amêndoas); torta de figos e uvas (torta à base de pâte sucré de amêndoas, creme de mel, figos e uvas frescos com pralin de nozes e toque de azeite); e torta floresta negra estilo “Fantastik” (base de sablé breton de cacau, mousse de chocolate ao leite, creme chantilly, coulis de cerejas, cerejas frescas e decoração em chocolate).
 
No curso os alunos ganham um avental da La Parisserie, apostila completa, certificado impresso e toda a produção da aula. Segundo Mariana, a intenção é fazer cursos periodicamente, com temas diversos. “Sabemos que a confeitaria precisa ter mais destaque e trabalhamos para isso todos os dias. As pessoas gostam e procuram os sabores proporcionados por essa área da gastronomia, mas o que a gente percebe é que as criações apresentadas, na maioria das vezes, são ainda muito limitadas, o que pode desanimas os clientes a finalizar uma refeição com um doce num restaurante, por exemplo. Queremos trazer a confeitaria cada vez mais próxima do público e mostrar que as opções e possibilidades são infinitas. O que precisamos é de mais espaço para mostrar nosso trabalho, interesse, e valorização desses profissionais no Brasil”, afirma a Chef Patissièrie.
 
Sobre as chefs
 
Mariana Correa é formada em Direito pela UFMG, e em gastronomia pela Estácio de Sá, e se especializou em confeitaria francesa na Le Cordon Bleu – Paris, onde cursou o Le Grand Diplome, ficando entre os 5 melhores alunos durante todo o curso. Sua experiência na França só fez confirmar sua paixão pela pâtisserie, e desde então trabalha e estuda diariamente para conhecer mais e aprimorar as técnicas que aprendeu. Com o “éclair caipirinha”, de sua criação, ganhou em 2014 em Paris o concurso “Design moi un éclair de génie”, promovido pelo Chef Christophe Adam, da pâtisserie “L’éclair de Génie”. Em outubro de 2015, a pâtissière criou a marca La Parisserie, com o objetivo de trazer a verdadeira pâtisserie francesa para Belo Horizonte, e, também, explorar os ingredientes e sabores regionais com as técnicas francesas, visando contribuir com a formação de uma confeitaria brasileira.
 
 
 
Apaixonada por chocolate e pós-graduada em chocolataria, Renata Penido trabalha com doces há 18 anos. Aperfeiçoou-se com chefs renomados como Bertrand Brusquet, Luis Robledo, Marhieu Barriquault, Alexandre Bordeaux, Russ Tayer e Nicolas Dutertre. Dona do seu próprio negócio na área de chocolates descobriu a paixão por dar aulas, unindo a sua experiência em lidar com o mercado, valorizando a sofisticação e a praticidade. Hoje tem uma escola em Belo Horizonte, por onde já passaram mais de 500 alunos. 
 
ATELIER DE NATAL
 
Datas: 19 de novembro
 
Onde: Atelier Renata Penido / bairro Serra
 
Horário: 9h às 18h
 
Investimento: R$ 950,00 (à vista); R$ 1.000,00 (em até 4 vezes, no cartão de crédito)
 
Informações e inscrições: contato@laparisserie.com.br
 
Vagas limitadas
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis