TITULO
Saúde > SetraBH apoia campanha do 'Outubro Rosa'
SetraBH apoia campanha do 'Outubro Rosa'
 
Promovida pela NTU, a ação promove a prevenção em saúde da mulher, incluindo câncer de mama e outras doenças
 
 
No mês dedicado às ações afirmativas de prevenção ao câncer de mama, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) apoia uma campanha de conscientização voltada para as passageiras do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, uma ação desenvolvida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Com um foco inovador, a campanha busca, além de alertar para os riscos do câncer de mama, promover a saúde da mulher como um todo e abordar também a prevenção de outras doenças importantes, como a hipertensão.
 
O câncer de mama é a doença que mais atinge mulheres em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o câncer de colo do útero, cuja prevenção foi incorporada recentemente ao Outubro Rosa, é o quarto. Desta forma, o SetraBH amplia a divulgação da campanha em Belo Horizonte, pois entende que é necessário fazer chegar às mulheres essa mensagem de prevenção e cuidado com a saúde, já que elas representam mais da metade da população brasileira. Além disso, as próprias empresas de transporte coletivo por ônibus possuem diversas colaboradoras, incluindo motoristas, cobradoras e funcionárias administrativas, que também precisam estar atentas com sua saúde.
 
O material, desenvolvido pela NTU em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), inclui mensagens sobre a necessidade de adolescentes e jovens se vacinarem, em especial contra o HPV, e também sobre a importância de mulheres grávidas realizarem exames de pré-natal regularmente, orientando as usuárias do serviço a procurarem as unidades básicas de saúde da rede pública mais próximas, onde a prevenção pode ser feita gratuitamente.
 
Outubro Rosa
 
O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, e desde 2002 tem ações realizadas também no Brasil. A iniciativa, que ganhou esse nome pelo uso da cor rosa nas ações de mobilização de mulheres e na iluminação de monumentos e prédios públicos, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de promover o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade associada à doença.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis