TITULO
Gastronomia > 5ª edição do Circuito Aproxima
FEIRINHA APROXIMA APRESENTA PARTICIPANTES DE CIRCUITO GASTRONÔMICO NA SAVASSI
 
Evento no dia 6 de outubro abre alas para roteiro gastronômico
 
Prato do La Bastille: Galette Tiradentes
A Feirinha Aproxima de outubro vai dar uma prévia dos estabelecimentos que irão participar da 5ª edição do Circuito Aproxima – evento anual que reúne vários estabelecimentos em um roteiro especialmente dedicado à promoção da cozinha mineira. No sábado, dia 6 de outubro, de 10h às 17h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, a Feirinha contará com vários pratos elaborados para compor o roteiro gastronômico que, dias depois, vai invadir a Savassi, de 19/10 a 11/11.
 
Realizada mensalmente e de forma itinerante, a Feirinha Aproxima tem o intuito de valorizar os produtos e os produtores locais, estimulando o desenvolvimento da economia local e a sustentabilidade. “Nesta edição, vamos dar uma amostra dos pratos que entrarão no Circuito Aproxima, além de trazer outros convidados”, ressalta o idealizador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya.
 
Em comemoração pelo mês das crianças, esta edição contará, ainda, com uma programação especial voltada para elas. Dentre as atrações, estão duas oficinas para os pequenos colocarem a mão na massa e construírem seus próprios brinquedos. Uma delas, com a Mobri, contará com diversos módulos de papelão nos quais os meninos poderão montar um robô, colorir e enfeitar o boneco. E, além disso, haverá oficina de massinha com a Tia Tati, para as crianças se lambuzarem fazendo sua própria mistura e coloração.
 
O projeto “Sementes de Amor ao Próximo” também vai comemorar um ano do grupo na Feirinha Aproxima e, para celebrar, vai recolher brinquedos novos e usados para doar ao CECORE (Associação dos Corredores do Reino), entidade situada no Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte, no Dia das Crianças.  O projeto irá fazer sorteios de pratos e bebidas durante a Feirinha para aqueles que doarem brinquedos para a ação.
 
GASTRONOMIA
Pela primeira vez na Feirinha Aproxima, o La Bastille Crêperie Pâtisserie irá apresentar o Galette Tiradentes, um crepe com farinha de sarraceno, carne seca e três queijos (mussarela, gruyere e canastra), que estará no roteiro do Circuito Aproxima. Já o Vegan’s 2 Go, também estreante na Feirinha e no Circuito, vai preparar a Jaca Atolada, feita com jaca verde desfiada e mandioca.
 
Entre os expositores estão também: Pizza Sur, Würscha, Pitza 1780, Classe A, Chefs Pierre Sablich e Beto Haddad, Poke Sim, Gastrouna – SôArroz, Minas Plan, Chef Chad, Queijo Mata de Pains, Origem Minas/Sebrae (queijos Canastra, Doces da Christy, Café Itaoca, Pé de Moleque São José, Vó Lia Quitutes Caseiros), Fetaemg (Sítio Juranda), Carlo Zangrando e Fred Maders.
 
Nos doces, Fiorella Gelato vai levar suas delícias – incluindo um gelato pet, para a alegria dos aumigos, já que a Feirinha Aproxima do dia 6 de outubro é pet friendly. Haverá ainda as barracas da Fruis - Sucos Naturais, Lá da Serra, D. Cleusa, Dilis e Fazenda Boa Esperança (verduras agroecológicas e queijos). Além disso, serão vendidas azeitonas plantadas, colhidas e temperadas em Minas Gerais pelo gastrônomo Eduardo Maya e pelo empresário Antônio Lucio Martins.
 
Na ala de bebidas, destaque para o Loops Drinks, que fará misturas com gin mineiro, e para as cervejarias artesanais: Wäls, Nørka, Brucke, Uaimii, Hofbrauhaus e Vinil.
Prato Vegan’s 2 Go: Jaca atolada
O PROJETO
Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões de Minas. Com o patrocínio da Vilma Alimentos e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Feirinha recebe cerca de 4 mil pessoas a cada edição.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis