TITULO
Auto Review News > FCA ABRE TURMAS PARA QUALIFICAR JOVENS NO SETOR AUTOMOTIVO
FCA ABRE TURMAS PARA QUALIFICAR JOVENS NO SETOR AUTOMOTIVO
 

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) retoma o projeto Árvore da Vida – Capacitação Profissional, com abertura de 80 vagas em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O objetivo é qualificar jovens, entre 18 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e apoiá-los na inserção no mercado de trabalho.
 
Além da idade, outro pré-requisito é ter concluído curso técnico no Senai, que é parceiro do projeto, juntamente com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), o Instituto Árvore da Vida (IAV), o Isvor (universidade corporativa da FCA) e as concessionárias Fiat e Jeep. Com duração de 20 dias, as aulas são gratuitas e somam 150 horas para formação humana e desenvolvimento de competências específicas da área automotiva.
 
No final do curso profissionalizante, os alunos recebem certificado e são encaminhados para as concessionárias Fiat e Jeep, para as funções de atendimento, revisão de veículos, entre outras atividades.
 
Belo Horizonte é a primeira cidade beneficiada pelo Árvore da Vida – Capacitação Profissional. A formatura de 20 jovens aconteceu nesta segunda-feira (1), na unidade Horto do Senai, onde as aulas são realizadas. Bárbara Otávia da Cruz Antônio, de 21 anos, fez parte dessa primeira turma. O ambiente das oficinas não a intimidou e está ansiosa para arregaçar as mangas. “Procurei a área automotiva por curiosidade e me apaixonei. Aprendi muito e estou preparada para o mercado de trabalho”, diz Bárbara, que já definiu os próximos passos. “Meu objetivo é trabalhar em uma concessionária e continuar a estudar. Quero fazer Engenharia Mecânica”.
 
Henrique José Viveiros Oliveira, de 22 anos, também participou da formatura. Ele destaca a relevância da iniciativa: “O projeto é uma oportunidade para jovens que não têm experiência na área. Vai abrir grandes portas”, relata o jovem.
 
“Mais do que qualificar para o mercado de trabalho, a FCA está comprometida em construir mudanças duradouras na vida desses jovens ao oferecer uma conexão de suas histórias com nossos parceiros, que são as concessionárias”, diz Rogério Machado, gerente de Treinamento da Rede de Concessionárias da FCA.
 
Histórico
O Árvore da Vida – Capacitação Profissional teve início em Betim (MG) para beneficiar a comunidade do entorno do Polo Automotivo Fiat. Ao longo dos anos, o projeto cresceu, somando, entre 2006 e 2014, a formação de 670 jovens em Belo Horizonte, Betim, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, sempre em parceria com a Rede de Concessionárias Fiat.
 
Em 2017, o Árvore da Vida passou por importantes reestruturações, deixando de ser um programa social para transformar no Instituto Árvore da Vida (IAV), uma associação sem fins lucrativos composta e gerida por membros da própria comunidade. “É nesse novo contexto que o Árvore da Vida – Capacitação Profissional está sendo retomado, passando a abranger as concessionárias Fiat e Jeep”, explica a coordenadora de Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Luciana Costa.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis