TITULO
Saúde > Dia Mundial do Coração
Dia Mundial do Coração, fique atento para o check-up cardíaco
 
Em 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, data votada para a prevenção e
diagnóstico de doenças cardíacas
 
 
Com saúde não se brinca. Em especial, a saúde do coração – uma vez que complicações cardíacas são as principais causas de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em prol ao alerta para essa situação e a necessidade de inteirar com o bem-estar cardíaco, comemora-se em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração.
 
O coração é um dos órgãos mais complexos e funcionais do corpo humano. Ele deve ser lembrado todos os dias, não só com a realização de exames e check-up cardíaco, mas manter hábitos de vida saudáveis, fazem toda a diferença!  “Importante a campanha desse ano da Sociedade Brasileira de Cardiologia que orienta: evitar o estresse, ter mais tempo pra família e amigos; controlar o seu peso; praticar atividade física; alimentar-se bem e de maneira saudável; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e tomar mais água;  abandonar o cigarro, buscar apoio e tratamento;  usar os medicamentos prescritos adequadamente e ir ao cardiologista pra seguir as orientações médicas", alerta a cardiologista especializada em arritmias cardíacas, Karina Cindy.
 
É indispensável a procura por um cardiologista uma vez ao ano no mínimo para realização do check-up cardíaco. A realização é simples. Em muitos dos casos, um exame de sangue e alguns testes ambulatoriais, como o eletrocardiograma e o teste ergométrico, bastam. O tempo estimado para a conclusão é de 30 minutos e o resultado acaba sendo disponibilizado em até 10 dias.
 
Precisam ficar atentos homens a partir 35 anos e mulheres a partir dos 30 anos. Furam a fila pacientes com histórico de familiares que tiveram infarto ou morte súbita; hipertensos, obesos, diabéticos, pessoas com colesterol e triglicerídeos elevados, fumantes e quem já passou por alguma doença cardíaca na infância.
 
A cada 40 segundos uma pessoa morre por conta de uma doença do coração, segundo a Agência Mundial de Saúde. São mais de 17 milhões de óbitos mundo a fora. “O seu coração pode te cobrar pelo estilo de vida que você leva! Já pensou nisso? Como você cuida do seu coração? " Se trabalhássemos a prevenção com mais cuidado, com certeza esse quadro reverteria de uma forma positiva. Por isso a valia do Dia Mundial do Coração. Precisamos de alertar a população sobre todos os riscos”, conclui a médica Karina Cindy.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis