TITULO
Gastronomia > Cozinha no gramado do Mineirão
Cozinhas Show são uma atração especial do Circuito Gastronômico da Pampulha
Oficina de gastronomia e exposição fotográfica também dão o tom cultural desta 9ª edição
 
O Circuito Gastronômico da Pampulha – edição 2018 – teve início em 10 de setembro e vai até o dia 28 de outubro, com muitas atrações especiais. Além da exposição fotográfica “A Gastronomia no Cerrado Mineiro”, a oficina do chef Edson Puiati “A Gastronomia em Minas” e os pratos especiais inspirados no Grande Sertão Veredas dos 17 restaurantes participantes, o grande destaque são as Cozinhas Show, com aulas de alguns dos mais renomados chefs da capital mineira.
 
O gramado do Mineirão recebe no sábado – dia 22 de setembro – duas Cozinhas Show, uma às 16h e a outra às 19h. O foco é ensinar e ao mesmo tempo valorizar um de nossos pontos turísticos mais icônicos. As inscrições poderão ser feitas no site do Circuito Gastronômico da Pampulha
http://www.circuitogastropampulha.com.br/. E no domingo, dia 23 de setembro, as Cozinhas Show serão no Iate Tênis Clube, às 10h e às 11h. Neste caso, as inscrições serão realizadas por ordem de chegada, no próprio local. Vale ressaltar que todas as aulas são gratuitas e os chefs à frente das Cozinhas Show são os participantes do Circuito. Eles vão mostrar as belezas dos ingredientes do Cerrado na culinária.
 
A exposição “A Gastronomia no Cerrado Mineiro” é um registro em fotos e vídeos da expedição gastronômica realizada no início de julho por um grupo de chefs e produtores participantes do Circuito. Ela circulará nas cidades de Belo Horizonte (até o dia 24/09), Confins (26/09 a 08/10), Vespasiano (10/10 a 21/10) e Lagoa Santa (23/10 a 28/10).O Circuito da Pampulha sempre elege uma temática para nortear todas as ações e o tema de 2018 -  “Grande Sertão Veredas” –é o deste ano. Durante três dias, foram percorridos 600 quilômetros do Cerrado Mineiro que abrangem as cidades do percurso feito pelo escritor Guimarães Rosa para sua grande obra.
 
A oficina "A Gastronomia em Minas", ministrada pelo chef Edson Puiati, é direcionada a cozinheiros, chefs e pessoas interessadas em saber mais sobre este patrimônio imaterial do Estado. As datas já estão definidas. Dia 26 de setembro (quarta-feira), será em Confins, mais precisamente no Aeroporto Internacional, das 15 às 22 horas. No dia 10 de outubro (quarta-feira), será no Centro de Convenções Risoleta Neves, na cidade de Vespasiano, no mesmo horário e, no dia 23/10 (terça-feira), será em Lagoa Santa, na Escola Municipal Doutor Lund, também das 15h às 22h. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas através do site do Circuito.
 
Entre os temas a serem tratados, estão a importância dos modos de fazer e viverrelacionados à gastronomia, conta um pouco da história da comidamineira, incentiva a utilização dos temperos, hortaliças e produtoslocais e também busca despertar e promover a conscientização da importânciada nossa culinária.
 
Circuito Gastronômico da Pampulha
Esta é a 9ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha e apresenta uma extensa e saborosa programação gastronômica e cultural entre os dias 10 de setembro e 28 de outubro. O evento apresenta, além das atividades culturais já citadas, a oportunidade de poder experimentar os pratos inspirados no Cerrado Mineiro com preços promocionais e votar nos que mais se destacaram. Os restaurantes participantes são Amadís Bar e Restaurante, Anella Ristorante, Casa do Chef, Degraus - Espaço Jaraguá, Degraus - Espaço Gastroculinário, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pampulha, Paladino, Planeta Lúpulo, Quintal Pampulha, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Taberna Livorno, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri.
 
Cada um deles apresenta duas opções diferentes de pratos para escolha, ambos inspirados no mundo de Guimarães Rosa e, ao pedir um prato, o do acompanhante é gratuito. Para isso, basta o participante retirar o voucher no site do Circuito ou ter em mãos o guia distribuído nos restaurantes. Entre as opções há iguarias preparadas com pimenta de macaco, buriti, castanha de baru, urucum, carne de sol, paçoca e muitos outros ingredientes especiais. Os clientes podem também votar em seus pratos favoritos e escolher os destaques do Circuito de 2018.
 
O Circuito Gastronômico da Pampulha nasceu em 2010 e tem o objetivo de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.
 
Circuito Gastronômico da Pampulha 2018
Data: 10 de setembro a 28 de outubro
Mais informações:http://www.circuitogastropampulha.com.br/
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis