Novas técnicas surgem para acabar com o medo e a fobia de dentista
Os avanços da ciência e dos equipamentos permitem realizar procedimentos mais tranquilos e indolores
O medo de se consultar com um dentista está entre as fobias mais comuns no mundo. Com possíveis fundamentos em experiências negativas anteriores, a odontofobia – medo de dentista – afeta, principalmente, aquelas pessoas que sentem pavor, aversão ou repulsa a procedimentos com agulha, anestesia, barulho e dor.
De acordo com especialistas, o receio de ir a uma consulta com dentista pode ser considerado aceitável quando se baseia em experiências traumáticas, como sangramentos, dores, peças erradas, etc. No entanto, quando esse receio passa a ser um medo irracional, tornando-se uma fobia e prejudicando o indivíduo, o paciente deve procurar ajuda para tratar.
Devido a grande incidência de pessoas com odontofobia, o mercado da odontologia e a ciência uniram-se para desenvolver novos equipamentos e métodos para otimização das consultas. Com as novas tecnologias, o desconforto dos pacientes diminuiu significativamente.
Para quem tem extrema sensibilidade e medo da dor, hoje existem anestesias que não utilizam a temida agulha, como exemplo o dispositivo Confort-in, que pulveriza o líquido anestésico sob a gengiva, sem ser necessária a injeção por agulha. Outra inovação essencial são os tratamentos de cárie, que necessitavam da interferência da broca para retirar o tecido cariado, causando desconforto e dor. Hoje, o Brix 3000, novo método removedor de cárie, veio para sanar este problema. “Atualmente, a remoção da cárie pode ser feita com a aplicação desse gel que age diretamente encapsulando o tecido cariado e facilitando sua remoção através da raspagem com instrumentais, sem a necessidade do motor.”, explica Carlos Cordeiro, cirurgião dentista. Ele conta que o famoso e temido motorzinho também ganhou uma nova versão: hoje é elétrico e não emite barulhos.
Segundo Carlos, na área da implantodontia são inúmeras as evoluções, desde o material, no qual são produzidas as peças, até como serão implantadas. Com a revolução das impressões 3D, as peças hoje são produzidas em tempo recorde, cerca de 15 minutos, e o implante é colocado no mesmo dia. Antes, os moldes eram feitos com uma massa, muitas vezes imprecisa, e necessitavam ser refeitos. Hoje, eles são criados via scanner, visando maior precisão e comodidade ao paciente.
Com tamanhas transformações e melhorias, visitar o dentista com maior regularidade ficou mais fácil: “Acredito que, com as novas gerações, o número de pessoas com odontofobia poderá ser zerado ou, pelo menos, reduzido para menos da metade. Pois, com as novas tecnologias implementadas até o momento, podemos quebrar esta barreira que existia entre nós, dentistas, e os pacientes.”, aponta Carlos.
Serviço
Clínica Carlos Cordeiro - Odontologia Avançada
Endereço: Alameda Oscar Niemeyer, 1033 – Edifício Atlanta 1 – 5º andar – Salas 504, 508 a 512 – Vila da Serra, Nova Lima
Contato: (31) 3789-9386 / (31) 9 9305-5090
https://carloscordeiroodontologia.com.br/
E-mail: contato@carloscordeiroodontologia.com.br
Instagram: @carloscordeiroodontologia
Facebook: @carloscordeiroodontologia
YouTube: Carlos Cordeiro Odontologia Avançada