TITULO
Notícias do Dia > Circuito Cultural leva mostras de sucesso à escolas públicas de BH

Circuito Cultural leva mostras de sucesso à escolas públicas de BH

Exposições do Colégio Loyola circulam por escolas em comemoração de seus 75 anos, com entrada franca
 
Tropicália, Manoel de Barros, Os doze profetas de Aleijadinho e Ruth Rocha são os temas das mostras do Loyola que estão tomando conta dos corredores de escolas públicas de Belo Horizonte. Neste mês, ficam em exibição, no Marconi, as exposições “Os doze profetas de Aleijadinho” e “Admirável mundo louco de Ruth Rocha”, até o dia 31 de agosto. A visitação é aberta a todos.
 
A iniciativa (que celebra os 75 anos do Colégio completados em março de 2018), começou em abril, na Escola Estadual Pandiá Calógeras, no bairro Santo Agostinho. A mostra “Os doze profetas de Aleijadinho” foi criada em 2014, por uma professora do Colégio Loyola e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. São impressões dos profetas em tamanho real, feitas em MDF, homenageando o artista Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e o barroco mineiro. Além da mostra, houve uma intervenção artística conjunta: alunos do Loyola criaram painéis que simulavam grafites. Essas peças foram colocadas nos corredores da escola Pandiá Calógeras, para que seus alunos colocassem sobre elas mensagens com suas expectativas sobre o futuro. Ao final da mostra, os painéis voltaram para o Colégio Loyola, onde os alunos tiveram a oportunidade de vê-los finalizados. Outro momento importante para o sucesso da mostra foi a distribuição de um roteiro de visita, uma sugestão para que os professores conduzissem melhor com os alunos pela exposição.
 
Em maio, foi a vez da Escola Estadual José Mesquita de Carvalho, no bairro Vila Paris, com a mostra interativa “Tropicália 50 anos”, aclamada em 2017. Imagens, textos, pinturas coletivas e playlist especial em comemoração ao aniversário do movimento decoraram os corredores da escola. Em seguida, no mês de junho, foi a vez da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, no bairro Santo Antônio, receber uma exposição. Sucesso em 2016, a mostra “Manoel de Barros: das raízes crianceiras às coisas olhadas de azul”, que homenageou o centenário de nascimento do poeta, foi levada à escola de bairro vizinho ao Loyola. Foram expostos 40 poemas do autor, de formas diversas, abrangendo temas da infância, natureza e reflexões sobre o cotidiano e a existência.
 
Na Escola Municipal Marconi, no bairro Gutierrez, serão expostos “Os doze profetas de Aleijadinho” e “Admirável mundo louco de Ruth Rocha”. Na mesma oportunidade, haverá uma nova intervenção cultural conjunta, como a realizada em abril. Em seguida, a Escola Municipal Prefeito Souza Lima, no bairro Jardim Vitória, receberá em setembro a mostra “Tropicália 50 anos”. A expectativa é de novos grandes encontros, como conta a coordenadora do projeto e professora de Artes do Colégio Loyola, Amanda Lopes: “No dia que começamos a montagem no Pandiá, os alunos nos proporcionaram uma recepção incrível! A acolhida foi gratificante, além do que imaginávamos. Isso se repetiu em todas as escolas. Houve motivação dos dois lados, por nós, do Loyola e dos professores das escolas, até nos pedindo para levarmos as mostras à outras instituições onde trabalham. Dentro do Colégio, nossos alunos ficaram muito felizes em saber que as exposições estão circulando em outras escolas, até mesmo porque eles foram co-criadores das obras. Viram que eles fizeram algo que está tendo valor externo”.
 
 
Até agora, cerca de quatro mil pessoas visitaram as exposições do Circuito Cultural. Todas as mostras são abertas ao público.
 
“Os doze profetas de Aleijadinho” e “Admirável mundo louco de Ruth Rocha”
Data: de 6 a 31 de agosto.
Local: Escola Municipal Marconi (Avenida do Contorno, 8476, bairro Gutierrez).
Horário de visitação: dias úteis, de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Entrada franca.
 
Colégio Loyola – Com 75 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.600 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à
3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino).
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis