TITULO
Imperdível > MM Gerdau promove bate-papo sobre a relação dos minerais e o cinema
MM Gerdau promove bate-papo sobre a relação dos minerais e o cinema
Encontro, que ocorre nesta quinta-feira, terá a presença do mineralogista Daniel Atencio, professor do Instituto de Geociências da USP e uma das maiores autoridades no assunto
 


Os minerais estão presentes na vida das pessoas e geram grande encantamento. Não poderia ser diferente no caso do cinema, que sempre recorre a esse magnetismo do mineral nos filmes de ação. Como exemplo é possível ressaltar a Kryptonita, nos filmes do Superman; o Adamantium, nas garras do Wolverine; e também as Joias do Infinito, dos Vingadores. Para falar sobre o tema e o interesse da sétima arte, o MM Gerdau –Museu das Minas e do Metal realiza nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, às 19h30, o encontro “Cinema no Museu – minerais que roubam a cena nos filmes”.
 
O bate-papo terá a presença do mineralogista Daniel Atencio, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. Além da presença de Renato Silveira e Raquel Gomes, do Cinematório, portal de cinema que divulga conteúdo.
 
Para Daniel, os minerais estão mais presentes na vida das pessoas do que elas imaginam. “Os minerais estão no nosso carro, casa, remédio, comida, maquiagem, mas a maioria das pessoas não sabe disso. Esse assunto é pouco divulgado, por isso a falta de conhecimento”, afirma o professor. Sobre o encantamento que o cinema tem com os minerais, o mineralogista ressalta que isso ocorre pelo desejo que eles despertam, por serem raros e, também, por estarem diretamente ligados ao alto valor agregado e difícil acesso. “Os minerais geram encantamento há muitos anos. Vale relembrar as pinturas rupestres, que foram feitas com minerais e até as pirâmides do Egito”, reforça.
 
De acordo com a gestora do Museu, Márcia Guimarães, o bate-papo “Cinema no Museu – minerais que roubam a cena nos filmes” faz parte da programação cultural e é uma oportunidade de conhecimento para o público. “Vamos incluir na programação diversas atividades gratuitas, com objetivo de informar a população sobre a importância dos minerais”.
O encontro será gravado e disponibilizado em formato de podcast no portal Cinematório. A entrada é gratuita.
 
Debatedores:
Daniel Atencio é professor do Instituto de Geociências de Universidade de São Paulo (USP), representante brasileiro na Commission on New Minerals, Nomenclature and Classification (CNMNC) da International Mineralogical Association (IMA), autor de 34 minerais novos, autor do livro Type Mineralogy of Brazil, co-autor da Enciclopédia dos Minerais do Brasil, editor associado do Mineralogical Magazine. O mineral atencioíta foi nomeado em sua homenagem.
 
Renato Silveira é jornalista com bacharelado pela PUC Minas e mestrando em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como editor-chefe, crítico e podcaster no site Cinematório, o qual fundou em 2003. Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. É filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e foi Júri da Crítica no Festival de Gramado e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
 
Raquel Gomes é editora e podcaster do Cinematório. Tem formação em Produção de Moda pela UFMG e é graduanda em Jornalismo pela mesma instituição, com formação complementar em Cinema. É integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e autora do blog Moda Útil. Também participa do podcast Feito Por Elas e foi Júri da Crítica do Prêmio Canal Brasil de Curtas na Mostra de Cinema de Tiradentes.
 
Serviço:
Cinema no Museu – minerais que roubam a cena nos filmes
Loca: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Data e horário: dia 2 de agosto, às 19h30
Local: Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa
ENTRADA FRANCA
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis