TITULO
Saúde > Como desenvolver inteligência emocional?
Como desenvolver inteligência emocional?
 
Especialista explica que podemos adquiri-la por meio do autoconhecimento, buscando compreender
os pontos fortes e de melhoria.

 
Há quem pense que as emoções atrapalham a sua carreira e o seu trabalho, enquanto na verdade o que há é uma falta de compreensão das causas de tais emoções e como lidar com elas. Quem conhece uma pessoa que vive pedindo desculpas aos colegas de trabalho porque é pesado no falar? Ou aquela pessoa que não consegue falar o que pensa, porque é pesada no falar e vive sempre muito estressada, por vezes extravasando nos momentos de lazer para compensar, ou descontado em familiares ou pessoas mais próximas.
 
Aprender a lidar com as emoções é a capacidade de unir o que há de melhor no ser humano para que ele possa agir de uma forma diferenciada, unindo razão e emoção. É canalizar todo o seu potencial numa só direção.
 
Segundo Daniel Goleman, conhecido como o pai da Inteligência Emocional, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. “A inteligência emocional pode e deve ser utilizada em todas as áreas da vida, em casa, no trabalho, escola, em um evento social. É importante experimenta-la no dia a dia”, disse a Coach de Superação, Luciana Morais, sócia diretora da empresa Gente Empreendedora, em Belo Horizonte.
 
A especialista explica que Goleman subdividiu a inteligência emocional em 5 habilidades:
Autoconhecimento
Controle emocional
Automotivação
Empatia
Desenvolver o relacionamento interpessoal (habilidades sociais)
Como desenvolver inteligência emocional?
 
Para Luciana, é importante que as pessoas desenvolvam a inteligência emocional, pois ela às tornam capazes de se auto motivarem e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. “Uma pessoa inteligente emocionalmente consegue ter paz em meio ao caos, pois canaliza as emoções para as situações adequadas e controla os impulsos, é uma pessoa mais leve e feliz, pois pratica a gratidão e motiva as pessoas, tem bons relacionamentos além de várias outras qualidades que podem auto potencializar e ajudar outras pessoas”, afirmou.
 
Fonte: Luciana Morais, master coach de superação e sócia diretora da empresa Gente Empreendedora, em Belo Horizonte. É co-autora do livro: Por trás do Espelho.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis