TITULO
Auto Review News > Sergio Marchionne morre aos 66 anos
Sergio Marchionne morre aos 66 anos
 

Sergio Marchionne, ex-diretor executivo da Fiat Chrysler e arquiteto da reviravolta dramática da montadora, morreu. Ele tinha 66 anos.
Marchionne morreu na quarta-feira em um hospital de Zurique, poucos dias depois de ter sido substituído como CEO, de acordo com a Exor NV, a holding da família fundadora da Fiat, Agnelli. Sua saúde diminuiu subitamente após complicações de uma cirurgia no ombro, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.
"Sergio Marchionne, homem e amigo, se foi", disse o presidente da Fiat, John Elkann, em um comunicado. "Minha família e eu seremos eternamente gratos pelo que ele fez", disse Elkann, que também é presidente e CEO da Exor.

Selecionado como CEO da Fiat SpA em junho de 2004, Marchionne levou o fabricante italiano da beira da falência à Bolsa de Valores de Nova York, onde tocou a campainha em 13 de outubro de 2014, para marcar a estreia da Fiat Chrysler Automobiles NV. Empresa de Londres criada quando a Fiat comprou a montadora de Detroit.
Marchionne, que se descreveu como um empreendedor corporativo, foi o quinto CEO da Fiat em menos de dois anos quando assumiu o cargo. Ele substituiu Giuseppe Morchio, que se demitiu depois que o bilionário Agnelli se recusou a lhe dar o título de presidente e CEO quando o então presidente Umberto Agnellidied de câncer.
Marchionne recebeu uma montadora que perdeu mais de 6 bilhões de euros (US $ 7 bilhões) em 2003. Em 2005, ele devolveu a empresa a um lucro arrependendo cerca de US $ 2 bilhões de uma aliança com a General Motors, demitindo milhares de trabalhadores. introduzindo novos modelos e reduzindo o tempo necessário para colocar um novo carro no mercado para apenas 18 meses, a partir de quatro anos.
Em 2009, o governo do presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que a Fiat assumiria o controle da Chrysler LLC, resgatando a empresa americana da falência. "Eu não me importo com o tipo de pessoa difícil para quem ele trabalha, ele salvou nossa empresa", disse Cass Burch, um revendedor da Chrysler e da Jeep na Geórgia. "Ele merece uma estátua de bronze."
 

O acordo deu a Marchionne "um enorme senso de responsabilidade", disse ele em uma entrevista em 2011. Seu escritório no quarto andar da sede da Fiat em Turim era adornado com um pôster em preto-e-branco da palavra "competição" e uma estampa de Picasso com o lema "Todo ato de criação é antes de tudo um ato de destruição".
Durante seu mandato na Fiat, a Marchionne aumentou o valor da empresa em mais de dez vezes, reestruturando o setor automobilístico e separando ativos. Entre os maiores spinoffs estava a listagem de 2015 do supercarro Ferrari NV, onde Marchionne também atuou como CEO e presidente.
 
A maneira direta de Marchionne e seu comportamento desmazelado - ele raramente era visto usando qualquer coisa além de jeans e um pulôver preto - o fizeram se destacar na Itália. Ele sabia como se mover rápido e gostava de dirigir sua meia dúzia de Ferraris. "Quando você está chateado, não há nada melhor do que isso", disse ele, pisando no acelerador de seu Enzo preto na pista de testes da empresa em 2014 e empurrando o carro de uma confortável 120 milhas por hora para algo acima de 200.
Abastecido por uma dúzia de espressos por dia e maços de cigarros Muratti, ele invadiu a Fiat e demitiu a maior parte da alta gerência, depois fez o mesmo na Chrysler em 2009, instalando uma dúzia de recém-chegados em seu segundo dia.
 
Ele também sabia que a velocidade pode ser perigosa. Em 2007, ele destruiu uma Ferrari de US $ 350 mil em uma rodovia na Suíça. “No negócio de carros, às vezes você cai”, ele disse. Mesmo assim, ao receber críticas de políticos e sindicatos por reduzir o número de empregos e cortar custos, Marchionne argumentou que a mudança lenta poderia ser ainda mais arriscada. Quando ele assumiu a Fiat e a Chrysler, sempre afirmou, as empresas precisavam de mudanças radicais para sobreviver.
A Marchionne "ajudou a construir uma empresa em crescimento que proporciona estabilidade e estabilidade no emprego", disse a vice-presidente da United Auto Workers, Cindy Estrada. “O sucesso de sua visão mudou a vida das pessoas. Esse é um legado rico ”.
 

Empurrão de consolidação
O acordo com a Chrysler era parte de uma campanha de longa data que a Marchionne havia empreendido para estimular a consolidação na indústria automobilística, que ele afirmava ter capacidade demais para todos os jogadores sobreviverem. Para esse fim, ele fez campanha publicamente para uma fusão com a General Motors Co. em 2015, mas foi rejeitado pela montadora dos EUA.

"Sergio criou um legado notável na indústria automotiva", disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, em comunicado.
O presidente da Ford Motor Co., Bill Ford, elogiou Marchionne "como um dos líderes mais respeitados do setor, cuja criatividade e determinação arrojada ajudaram a restaurar a saúde financeira da Chrysler".
Marchionne tinha planejado deixar a Fiat em 2019, mas com sua saúde se deteriorando, em 21 de julho ele foi substituído como CEO da Fiat Chrysler por Mike Manley, chefe das marcas Jeep e Ram. Louis C. Camilleri assumiu a Ferrari, e Suzanne Heywood sucedeu Marchionne como presidente da fabricante de caminhões e equipamentos agrícolas CNH Industrial NV.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis