TITULO
Festas & Eventos > Prêmio Eduardo Frieiro 2018
Prêmio Eduardo Frieiro 2018 – mais importante premiação do setor gastronômico no Estado
 
A entrega do prêmio é um dos destaques da Semana Mineira de Gastronomia
 
A Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, sediou na última terça-feira (26/06) a solenidade de entrega do Prêmio Eduardo Frieiro para dezoito agraciados que se destacaram no último ano em prol do desenvolvimento da gastronomia mineira. A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos vencedores que foram prestigiar o registro desse importante momento.
 
A cozinha mineira é reconhecida internacionalmente e guarda ‘causos’ e histórias de pessoas e famílias acostumadas a receber em torno de uma boa mesa. Em 2012, o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira, com uma extensa e saborosa programação. Sua intenção é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.
 
Dentro dessa programação, o objetivo do Prêmio é valorizar o modo de fazer das iguarias, algumas já são premiadas em todo o Estado e outras ainda não reconhecidas, visando o reconhecimento estadual do trabalho de sustentabilidade e originalidade do modo de fazer das iguarias. É realizada uma intensa pesquisa na capital e no interior de Minas, em busca de pessoas e instituições que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias.
 
O nome do Prêmio foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”, que trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e hoje dá nome também ao Instituto responsável pela realização da Semana Mineira de Gastronomia.
 
Segundo os organizadores do evento, a gastronomia mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheiosde significado. “Investir na Gastronomia, uma vocação natural dos mineiros, permite manter atradição do Estado de Minas Gerais, preservando sua identidade. As cozinhas regionais tentam - mesmo com a globalização - preservar o que lhe é peculiar, pois é isso exatamente que os faz diferentes do resto do mundo, com a cozinha regional de quintal e todas as peculiaridades inerentes a ela”, declara o chef Edson Puiati, curador do evento.
 
Os agraciados do Prêmio 
Rosana Lago e Luiz Lago com Rodrigo Coelho e  
Edson Puiati
Carolina Pimentel e Fabiano Zica
Público durante o Prêmio Eduardo Frieiro 2018 Edson Puiati, Carolina Pimentel e  Angelo Oswaldo
Pedro Leitão, Gustavo Arrais e Edson Puiati Arnaldo Valentim e Terezinha Cordeiro,  Thiago de Azevedo e Edson Puiati
Alessandro Fontenelle, Eduardo Petri,  Geraldo Figueiredo e Edson Puiati Jackson Cabral, João Roberto e Edson Puiati
Bruno Souza, Danilo Simões e Edson Puiati Gilson Sales, Juliana Perdigão e Edson Puiati
Marco André Malaquias, Mario Borrielo e Carla Retuci com Edson Puiati Guilherme Guerra,  Luis Otavio Possas Gonçalves e Edson Puiati
Rodrigo Rezende, José Arilson Felipe e Edson Puiati Público durante o Prêmio Eduardo Frieiro 2018
Angelo Oswaldo Eduardo Girão, Márcia Nunes e Edson Puiati
Ana Beloto, João Teixeira Filho e Edson Puiati José Baltaxar da Silva, Sra. Elizabeth Rennó e Edson Puiati



Conheça todos os agraciados de 2018
 
1.       Exmo. Sr Fernando Pimentel – Governador do Estado de Minas Gerais, pelaCriação e implantação da política pública específica para a Gastronomia.
2.       Exmo. Sr.Ângelo Oswaldo de Araújo Santos – Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, pela Promoção e reconhecimento da Gastronomia como cultura.
3.       Exmo. Sr.Agostinho Patrus Filho – Deputado Estadual, pelo trabalho desenvolvido em prol da Gastronomia mineira para a criação e apoio de projetos de leis e coordenação da Frente da Gastronomia Mineira.
4.       Exmo. Sr Pedro Leitão–Pela atuação como Secretário da Agricultura do Estado de Minas Gerais, na criação do CertificaMinas valorizando os produtos e produtores agropecuários.
5.       Luiz Carlos de Oliveira – Capril Santa Fé – Barbacena (MG) - Destaque na produção de produtos caprinos e seus derivados.
6.       Rosana Lago e Luiz Lago – Sítio Juranda – Campestre (MG) - Destaque na produção de frutas vermelhas e seu beneficiamento.
7.       Eduardo Girão – Jornalista - Destaque pelo trabalho de pesquisa, valorização e disseminação de produtos mineiros de origem, dentre eles o queijo artesanal.
8.       Terezinha e Arnaldo Valentim – Cordeiro & Cia Sítio Urucum – Lima Duarte (MG) - Destaque na produção de cordeiros e seus derivados.
9.       Alessandro Fontenelle, Eduardo Petri e Túlio Silva - Cervejaria Verace - Destaque pelo resultado obtido no Concurso Brasileiro de Cervejas 2018.
10.   Ana Paula Lebbos - Cervejaria Backer - Destaque pelo resultado obtido no Concurso Brasileiro de Cervejas 2018.
11.   Filipe Brasil – Engarrafados - Destaque pelo seu trabalho de mixologista, em especial utilizando a cachaça.
12.   Ana Paula Beloto – Sandéleh Alimentos - Pela assinatura do blend da Borriello, que ganhou o FLOSOLEI 2018, o Guia Mundial Dos Azeites de Oliva, o mais importante e referente guia em azeites, que classifica os 500 melhores azeites do mundo.
13.   Bruno Souza – Academia do Café - Pelo trabalho de pesquisa, valorização e disseminação acadêmica do café, em especial os mineiros e pelo prêmio de melhor cafeteria do Brasil pela revista Prazeres da Mesa.
14.   Juliana Perdigão - Programa Terra de Minas – Rede Globo - Destaque pela valorização da gastronomia mineira em toda sua essência através do programa Terra de Minas.
15.   Carla Retuci e Mario Borriello – Azeite Borriello - Destaque na produção de azeites em Minas Gerais e prêmios recebidos.
16.   José Baltazar da Silva – Queijo da Serra do Salitre – MG - Pela medalha “Super Ouro” recebida na 11ª edição do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal.
17.   Luiz Otávio Pôssas Gonçalves - Cachaça Vale Verde – Pelo 1º lugar da cachaça “Vale Verde 12 anos” no concurso “50 melhores cachaças do Brasil – 2018”.
18.   José Arilson Felipe – Associação dos Empreendedores Autônomos do Segmento de Alimentação de Pouso Alegre/MG (ASSEASAPA) - Pela produção e valorização da cultura alimentar através do pastel de milho.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis