TITULO
Imperdível > CCBB apresenta a peça Dostoiévski-Trip
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte apresenta o espetáculo inédito, Dostoiévski-Trip, com estreia em 8 de junho
 
Cia Livre e Mundana Companhia se reúnem em Dostoiévski-Trip, com texto de Vladímir Sorókin, expoente da nova dramaturgia russa. Apresentações acontecem de 8 de junho a 9 de julho, sob direção de Cibele Forjaz
 
Sete anos após a estreia da premiada encenação O Idiota – Uma Novela Teatral, a Cia. Livre e a Mundana Companhia se encontram em Dostoiévski-Trip, nova viagem ao universo do escritor russo e ao célebre romance publicado em 1869. Com direção de Cibele Forjaz, o espetáculo chega a Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBBBH) na sexta-feira (8/6), cumprindo temporada até 09 de julho, sempre de sexta a segunda, às 20h, sendo que ocorrerão algumas sessões extras, às 17h, no sábado, dia 16/6, e  nos domingos, dias 10 e 24/6 e 1 e 8/7. Já encenado em Moscou e Nova York, Dostoiévski-Trip estreou no Brasil, em outubro do de 2017, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e, depois de BH, seguirá para o CCBB de Brasília.
 
O elenco de Dostoiévski-Trip é composto por atores criadores da Cia. Livre e Mundana Companhia: Aury Porto, Edgar Castro, Guilherme Calzavara, Luah Guimarãez, Lúcia Romano, Marcos Damigo, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino. Esta é a primeira montagem brasileira do texto de Vladímir Sorókin – um dos grandes nomes da chamada nova literatura russa. Na peça, um grupo de dependentes aguarda a chegada de um traficante que lhes prometeu trazer uma novidade. Enquanto isso, conversam, discutem (e até mesmo brigam) citando grandes nomes da literatura mundial –  Kafka, Joyce, Simone de Beauvoir, Cervantes, entre outros – e seus supostos efeitos. Este, contudo, não é um encontro amistoso entre amantes das letras, e sim de um grupo de pessoas que mal se conhecem, unidos apenas pela condição de dependentes em busca de novas sensações.
 
Ávidos pela próxima dose, os personagens são lançados em uma jornada pelo universo de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Em contato com a prosa do romancista russo, os personagens embarcam na trip do título e acabam por protagonizar uma das mais célebres passagens de O Idiota, na qual seus dilemas filosóficos e existenciais se aprofundam e se potencializam transcendendo para as formas do mundo contemporâneo.
 
Segundo Cibele Forjaz, a ideia de montar Dostoiévski-Trip surgiu ainda durante as apresentações de O Idiota – Uma Novela Teatral (2010), também dirigido por ela. Apesar de partirem da obra de um mesmo autor, para a diretora, as peças têm estéticas e temáticas bastante distintas. “Dostoiévski-Trip é uma espécie de pós-Idiota. Fizemos aquele espetáculo levando muito a sério a narrativa da novela e o seu lado humano e mais sensível. Esta, por sua vez, tem um desencanto pós-moderno. É Dostoiévski tomado como uma droga que a sociedade contemporânea não pode suportar, pois a sua poesia e sua humanidade não cabem mais nesse mundo, em que as relações sociais estão marcadas pela egotrip”, explica a encenadora.
 
O espetáculo também se beneficia de um traço comum à história recente de ambas as companhias: a pesquisa da obra do alemão Bertolt Brecht, que permeou o processo de criação. Além das leituras, também foram realizadas “travessias pela cidade” – uma experiência de toda a equipe pelas ruas de São Paulo que revelou, em uma sociedade viciada em excessos, um resquício de humanidade em meio ao concreto e à carência das populações de rua. Além de contrapor o texto russo com a realidade brasileira, a pesquisa de campo evidenciou a atualidade de Dostoiévski, autor que radiografou a burguesia de sua época e sua obsessão por dinheiro, poder e prestígio.
 
 
Serviço
Dostoiévski-Trip, de Vladímir Sorókin
Duração: 90 min / Classificação indicativa: 16 anos
Local: Teatro I – CCBB BH - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários – Belo Horizonte (MG) - Capacidade: 264 lugares
Dias: 8 de junho a 9 de julho de 2018 - sexta-feira a segunda-feira,  com sessões extras nos domingos (10/6, 24/6, 01/7 e 08/7) e sábado (16/6) - totalizando 25 sessões
Horário: 20h / sessões extras, às 17h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada - Pré-venda exclusiva para clientes do Banco do Brasil: 1º a 3/06
Início da venda de ingressos para o público em geral: 04/06
Venda de ingressos: bilheteria do teatro / ou www.eventim.com.br
Mais informações: (31) 3431-9400 I (31) 3431-9503
Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficiente auditivo ou de fala 0800 729 0088
Obs: O CCBB BH não tem estacionamento.
Redes sociais CCBB:(twitter)/@ccbb_bh . (facebook)/ccbb.bh . Site: bb.com.br/cultura
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis