TITULO
Saúde > Alimentação como meio de tratar e prevenir doenças
Alimentação como meio de tratar e prevenir doenças
 
Obesidade, hipertensão, diabetes e dificuldade de engravidar estão entre os problemas que podem ser tratados através de uma dieta correta

 
“Que o teu alimento seja o teu remédio e teu remédio seja o teu alimento”. Com essa frase, Hipócrates (460 a.C – 370 a.C), considerado o pai da medicina, aponta a importância da alimentação. De acordo com um estudo divulgado na revista da Academia Americana de Medicina, a deficiência ou a ingestão exagerada de alguns fatores diéticos explica 45% dos 702.308 óbitos registrados nos Estados Unidos em 2012 por infarto, derrame e diabetes 2. “Dieta baseada em escolhas erradas não é uma realidade somente nos EUA. Apesar da procura por alimentos saudáveis, muitos brasileiros ainda se alimentam incorretamente”, afirma o médico nutrólogo Lucas Penchel.
 
Assim como a alimentação pode ajudar no tratamento da obesidade, hipertensão, fertilidade, cognição, diabetes e prevenção dessas e outras doenças, uma dieta baseada em escolhas ruins – com alimentos processados, industrializados, com excesso de conservantes, sódio ou açúcar – pode desenvolver problemas seríssimos de saúde, que podem levar o paciente, até mesmo, a óbito. De acordo com Lucas, a escolha do que levar à mesa deve ser feita com cuidado e atenção. “A alimentação exerce um peso muito grande no funcionamento do organismo. Quando nos alimentamos mal, nosso corpo sente. Por isso, a necessidade de fazer escolhas certas do que levar ao prato”.
 
Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, o consumo máximo de sódio por dia não deve ultrapassar 2 gramas, ou seja, 5 gramas de sal de cozinha. No entanto, pesquisas apontam que o consumo médio dos brasileiros é superior a metade recomendada pela OMS, cerca de 4 gramas. A ingestão exacerbada de alimentos com sódio pode contribuir para o fechamento dos vasos e levar à hipertensão arterial. Além disso, o sódio faz o corpo reter mais líquido e, consequentemente, ganhar peso; propicia a quebra de um osso, já que o excesso do mineral pode levar a perda de cálcio pela urina; e causa problemas remais, pois, a concentração do sódio muito alta leva a formação de cristais.  Outro ingrediente que merece muita atenção é o açúcar. Além de levar à diabetes tipo 2, se consumido em excesso, o açúcar pode desenvolver problemas hepáticos, estágios inflamatórios, aumento da gordura abdominal, infarto e derrame.
 
Se for regrada, a alimentação pode auxiliar em diversos funcionamentos do corpo. “Alimentos in natura não possuem excesso de sódio e açúcar, sendo assim, já trata/previne hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Para as mulheres que querem engravidar, a recomendação é diminuir consideravelmente o consumo de café, já que cafeína compromete a absorção de ferro e cálcio e aumenta o número de radicais livres no corpo. Diminuir soja e carboidratos refinados também deve ser uma medida adotada, pois o primeiro interfere no hormônio estrógeno e o outro atrapalha no absorvimento das vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes”, pontua Lucas. Assim como Hipócrates, Paracelso já dizia há centenas de anos atrás “A arte da cura vem da natureza, não do médico. Assim, todo médico deve começar da natureza, sempre com a mente aberta”.
 
Dr. Lucas Penchel
Diretor Técnico da Clínica Penchel
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis