TITULO
Gastronomia > Interior de Minas está recheado de festas
Interior de Minas está recheado de festas e eventos para quem
curte boa gastronomia
Em abril e maio é possível aproveitar eventos que valorizam a cultura local
 
Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida. Passear, conhecer lugares novos, pessoas novas, ver as culturas e peculiaridades e, claro, provar as delícias locais torna tudo isso ainda mais gratificante e inesquecível. Se está nos seus planos viajar nas próximas semanas, queremos tornar seu passeio ainda mais prazeroso com boas dicas de eventos culturais e gastronômicos que acontecem neste período, inclusive os gratuitos.
 
Separamos eventos de dois roteiros do Circuito do Ouro: Entre Serras da Piedade ao Caraça (que inclui as cidades de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas) e Entre Trilhas, Sabores e Aromas (Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos). Se der vontade de visitar algumas dessas cidades, aproveite para passar pelas outras que são tão próximas. Cada uma e todas eles valem uma visita, por seus atrativos especiais. Vamos às festas!
 
Entre Serras da Piedade ao Caraça
Vamos começar por Catas Altas. Entre os dias 18 e 20 de maio (sexta a domingo), acontece a XVIII Festa do Vinho. Uma festa bastante tradicional na região, realizada na Praça Monsenhor Mendes, que chama atenção de milhares de pessoas e turistas de todas as partes todos os anos. O clima frio dá um toque especial ao cenário da festa, que celebra o produto típico do município: o vinho de jabuticaba. Além de proporcionar entretenimento, procura valorizar a cultura local, premiando os melhores produtores de vinho e realizando a tradicional escolha da rainha e da princesa da festa. O vinho de jabuticaba fica exposto em tendas que também comercializam vinhos de uvas diversas e há também barracas gastronômicas com comidas variadas de inspiração regional mineira. Serão realizadas apresentações culturais, feira gastronômica e oficinas de culinária.
 
Na Vila Colonial de Cocais, o destaque é a VII Festa da Quitanda e o VI Festival da Goiabada que são realizados juntos, nos dias 05 e 06 de maio. O distrito da cidade de Barão de Cocais se torna um espaço de gastronomia, música, turismo, cultura e tradição e costuma ficar repleto de deliciosos aromas e sabores, como o de café coado na hora, acompanhado de biscoito frito no fogão à lenha e saindo do forno de barro o biscoito de polvilho. A programação inclui ainda a oficina “Modo de Fazer Goiabada Cascão”, conduzida pela mantenedora e quitandeira a Sra. Maria Rita de Alcântara Martins e o concurso das quitandeiras.
 
E ainda neste roteiro, teremos a 1ª edição do Butecando Caeté. É uma competição entre 16 bares e restaurantes da cidade, agora em abril, para descobrir qual deles reúne o melhor prato em sabor e apresentação, atendimento de primeira, bebida sempre gelada e variada, rapidez na entrega do prato, higiene do ambiente e, por fim, música ao vivo. Para decidir, só mesmo visitando todos!!! O vencedor será conhecido em uma grande festa no dia 27 de abril, no Poliesportivo de Caeté, com o show do cantor Eduardo Costa.
Entre Trilhas, Sabores e Aromas
O próprio roteiro já indica que essas são cidades ideais para curtir uma boa gastronomia. Mas selecionamos aqui alguns eventos que podem interessar, como a Viação Gastronômica, que acontece em Itabirito entre 21 de abril e 20 de maio. É um dos principais eventos do calendário da cidade, já está em sua 5ª edição, com a participação de 18 estabelecimentos. O tema deste ano é “Gastronomia de Minas em harmonia com a produção associada: Cervejas artesanais e a Cachaça artesanal de alambique como produto nobre na cozinha mineira”. Os restaurantes e bares precisam incluir em suas receitas e preparação, a cachaça artesanal de alambique ou cervejas artesanais.
 
Pulando para Sabará, entre os dias 04 e 06 de maio será realizada a XXI edição do Festival Gastronômico do Ora-Pro-Nóbis. Conhecido nacionalmente, o festival é realizado no bairro Pompéu onde são expostas e comercializadas deliciosas receitas, que tem o ora-pro-nóbis como carro chef. Ele conta também com uma diversificada programação musical e cultural em um ambiente tranquilo e acolhedor. Por ser famoso, vem atraindo cada vez mais visitantes do Brasil inteiro e também em nível internacional.
 
A programação completa dos eventos você encontra no site do Circuito do Ouro: www.circuitodoouro.tur.br. Acompanhe ainda as dicas através das redes sociais. Facebook: facebook.com/circuitodoouro e no instagram: @circuitodoouro. 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis