TITULO
Auto Review Lançamentos > Fiat Cronos - enfim um sedã de gabarito!
* Por João Euclides Salgado
O editor viajou para Rio de Janeiro - RJ a convite da Fiat

Fiat Cronos  - enfim um sedã de gabarito!
 
Rio de Janeiro - RJ - Logo ao chegarmos na parte externa do Hilton Barra, onde aconteceu o lançamento do novo modelo da Fiat, o Fiat Cronos, mesmo tendo visto o carro no palco durante a convenção para a imprensa especializada, nos deparamos com  o arrojo, a modernidade, a beleza e a classe superior das linhas do modelo ali exposto; o vermelho Alpine! 
 

Depois, durante o test-drive, conferimos o espaço interno, as inovações tecnológicas, o refino dos detalhes no acabamento e o destaque maior; a surpreendente, segura  e confortável direção que com a inigualável suspensão dianteira, realmente impressiona!
Concedo estes adjetivos ao Fiat Cronos porque gostei do que vi e senti! O design se supera com linhas dinâmicas que percorrem e unificam todos os elementos da carroceria. A dianteira se destaca por seus traços fortes, com aspecto musculoso e de capô alongado, estilo típico de modelos esportivos; tem que ver para crer!  Os faróis, que invadem as laterais com uma assinatura em LED, com a grade complementando o centro todo cromado, dando mais  refinamento ao modelo.
 

As laterais revelam uma superfície vigorosa que se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED com desenho angulado e sedutor. A tampa abriga o maior porta-malas entre os concorrentes diretos, com impressionantes 525 litros de capacidade. O design do Fiat Cronos é envolvente, estimulante, moderno e cheio de personalidade. O Cronos traduz realmente um novo tempo para o desenho dos sedãs no mercado brasileiro. O estilo arrojado aliado à sofisticação do novo Fiat Cronos se repete no interior, com ampla sensação de espaço e modernidade. O olhar é atraído para o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo flutuantecomo um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em todas as versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante com comandos de áudio e telefonia, conteúdo igualmente de série em todas as versões do Cronos.

Este, porém, é apenas o abre-alas de todo o invejável pacote tecnológico que abraça o novo Fiat Cronos. A lista é imensa, mas pode-se destacar o iTPMS, sensor de pressão dos pneus –outro item de série em todas as versões –, o quadro de instrumentos com display digital de 7 polegadas em alta definição, o sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.

Esta sofisticação tecnológica se repete em todo o conjunto mecânico, ancorado na nova geração de motores da FCA. São duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas).
No quesito segurança o Fiat Cronos traz um novo tempo para o segmento. O moderno sedã da Fiat oferece airbags laterais, ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill Holder) e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis.
 
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Para desenvolver o Cronos a FCA se apoiou em um profundo trabalho de pesquisa & desenvolvimento para entender as necessidades e aspirações do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e consciente das evoluções tecnológicas do mercado automotivo.
Os estudos demonstraram que os consumidores do segmento de sedãs compactos, em sua maioria, são casados, têm ao menos um filho, viajam constantemente com a família e possuem um único automóvel, que, assim, precisa atender a preceitos fundamentais como bom espaço interno e de porta-malas, conforto e segurança. Outros itens como design, desempenho e economia de combustível também têm participação relevante na decisão de compra.
Um ponto importante detectado pelos profissionais da FCA durante este longo processo indicou que cada vez mais os consumidores desejam um conteúdo tecnológico que realmente seja útil e faça diferença em seu dia-a-dia a bordo, ou seja, o cliente não está mais interessado em sistemas que à primeira vista pareçam modernos, mas que pouco ou nada acrescentem no uso prático constante. Essa percepção foi relevante na escolha de diversos itens que equipam o Fiat Cronos já citados anteriormente.

O modelo ainda atende plenamente a outro importante elemento para compor a decisão de compra neste segmento: confiança e tradição da marca. O Cronos representa a continuação de uma carreira muito bem-sucedida de uma linhagem de sedãs da Fiat. Apenas nos últimos seis anos mais de quatrocentas mil pessoas adquiriram sedãs da marca, sendo que centenas delas em sequência direta e crescente – primeiro adquiriram um Siena, depois um Grand Siena e então um Linea. O modelo, inclusive, é um dos carros com maior volume de recompra, com índice que beira o dobro dos tradicionais no mercado.
 
GAMA 
O Fiat Cronos possui quatro versões, todas extremamente bem equipadas e dotadas de um pacote vasto de conteúdos de série.
 
DRIVE 1.3 MT
Esta versão é equipada com motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. O Fiat Cronos Drive 1.3 MT traz como itens de série o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, sistema ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e outros.
Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.
 
DRIVE 1.3 GSR
Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 com câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, deacionamento simples e intuitivo. O GSR Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto-Up Shift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão traz ainda paddle shifts atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos tem os melhores números de consumo de combustível entre os concorrentes diretos à venda no mercado brasileiro, tanto em ciclo urbano quanto rodoviário, seja com etanol ou gasolina.

Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3 MT, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda os seguintes itens de segurança:

ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – Garante a dirigibilidade e estabilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
 
TC (Controle de Tração) – Atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo uma subida com piso molhado. Nessa situação a baixa aderência faria com que as rodas patinassem e o veículo tivesse a dirigibilidade comprometida, mas o sistema diminui eletronicamente o torque de forma seletiva nas rodas dianteiras, podendo também diminuir a potência do motor, para aumentar a aderência ao piso e garantir uma sequência de movimento segura.
 
HH (Hill Holder) – É um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. O HH ainda atua nas manobras de estacionamento, tanto em subidas ou descidas.
 
O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
 
PRECISION 1.8 MT
Esta versão é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). Esse motor conta com o sistema de coletor de admissão variável, ou VariableIntake System (VIS), que garantemais força em baixas rotações. Com até 4.000 rpmo ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementandoa potência. O câmbio é manual de cinco marchas.
São itens de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3 MT, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme e os sistemas de segurança ESC, TC e HH.

Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 MT pode receber ainda airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
 
PRECISION 1.8 AT6
Essa versão conta com câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro. O Cronos é o primeiro sedã compacto Fiat a receber esse tipo de transmissão. Além de seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.

Além dos itens da versão Precision 1.8 MT, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifts atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8 MT.
GARANTIA, SERVIÇOS E ACESSÓRIOS 
O Fiat Cronos conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem. Este período pode ser estendido por meio do Mopar Vehicle Protection, o MVP, disponível com a opção de diluição de seu valor nas parcelas do plano de financiamento do veículo.
O MVP também oferece os programas Revisão Sob Medida, com visitas previamente programadas e com preços fixos, Serviços de Conveniência, que contemplam as atividades mais comuns realizadas ao longo da vida de um veículo, como troca de óleo, alinhamento e balanceamento, entre outros, e ainda a Assistência 24 Horas, com cinco modalidades disponíveis que complementam ou estendem a assistência básica Confiat. A Mopar ainda oferece dezenas de acessórios para proporcionar uma personalização exclusiva a cada Fiat Cronos.
 
CORES 
O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), quatro metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Vermelho Marsala) e uma perolizada (Branco Alaska).
 
PREÇOS
Ele chega às concessionárias da marca em todo o país com preço a partir de R$ 53.990 na versão 1.3 manual.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis