TITULO
Notícias do Dia > Projeto "Ler é Viver Viajando"
Parceria entre o Instituto Gil Nogueira e Rima leva o projeto
“Ler é Viver Viajando” ao Norte de Minas
 
Cerca de 400 alunos de quatro escolas municipais serão beneficiados com 30 livros por semestre
 

Quatro escolas municipais das cidades de Várzea da Palma, Buritizeiros e Olhos D´Água serão as primeiras a receber o “Ler é Viver Viajando”, novo formato do projeto criado pelo Instituto Gil Nogueira (IGN) de difundir a literatura entre alunos da rede pública de Belo Horizonte e interior de Minas. Cerca de 400 alunos serão beneficiados, a partir de 5 de março, com o projeto, resultado da parceria firmada em dezembro de 2017 entre a Rima Industrial e o IGN de incentivo à leitura em escolas municipais instaladas em zonas urbanas, como as de Buritizeiro e Várzea da Palma e rurais, como as duas de Olhos D’Água.
Carmen Lima, gerente-geral do Instituto Gil Nogueira, explica que o novo formato do projeto terá uma redução da quantidade de livros na caixa: passou de 50 para 30 livros, duas unidades de cada obra literária. Essa redução atende a pedidos de pais, alunos e professores que alegavam que o prazo para a leitura de 50 livros em um semestre era muito curto.
Os estudantes das escolas beneficiadas pelo projeto “Ler é Viver Viajando” terão um passaporte com dados pessoais e foto que será preenchido com a ficha cadastral de cada livro lido e o carimbo de um avião. No final do ano, ele será premiado de acordo com o número de aviões conquistados.
 
Outra novidade do IGN para o projeto “Ler é Viver Viajando”, para valorizar ainda mais o esforço do aluno, é o retorno da premiação com medalhas: de 9 a 11 carimbos, ele ganha uma estrela e medalha de bronze; de 12 a 14 carimbos, duas estrelas e medalha de prata, e o prêmio maior, três estrelas e a medalha de ouro vai para aquele que ler 15 livros. Os livros são enviados diretamente às escolas no início de cada semestre, recolhidos ao final e trocados por outras obras literárias, possibilitando a leitura de mais títulos. Cada sala de aula recebe um kit, facilitando o acesso das crianças.
 
As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os livros a partir de incentivos como oficinas semanais de contação de histórias e a premiação semestral para aqueles com melhor desempenho na interpretação dos livros lidos, de acordo com uma avaliação pedagógica. O objetivo do projeto do IGN é aproximar os livros das crianças e tudo o que vem junto com eles como conhecimento, cultura, informação e o despertar da curiosidade.
 
“O “Ler é Viver Viajando” não perdeu a essência do projeto original, mudou apenas o formato, ficou mais enxuto, mas nem por isso mais fácil. O projeto é um convite para ajudar a criança a viajar no universo dos livros”, afirma Carmen Lima.

Sobre o Instituto Gil Nogueira
O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Foi constituída, em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 50 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 11 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 50 escolas.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis