TITULO
Saúde > O princípio do bem-estar: a alimentação
O princípio do bem-estar: a alimentação
 
Avanço da medicina comprova benefícios da alimentação não só para a saúde, mas para
qualidade de vida e bem-estar

 
“Você é o que você come”. A frase nunca teve um respaldo tão grande como atualmente. Entretanto, além de ser a grande responsável pela nossa saúde e combustível para que o corpo funcione, a alimentação tem sido considerada uma grande aliada à qualidade de vida e o bem-estar.
 
De acordo com Dr. Lucas Penchel, médico e nutrólogo, o poder dos alimentos vai muito além da saúde ou de engordar ou emagrecer. “Uma nutrição equilibrada, com variados grupos de alimentos e em quantidades apropriadas contribui muito para a qualidade da vida das pessoas, influenciando no humor, libido, cognição, otimização da performance no trabalho, depressão, entre outras coisas”. 
 
O médico conta que a deficiência nutricional pode ser sentida através do cansaço, desânimo, estresse, entre outros. “O corpo sente falta, manifestando-se de diversas formas, de acordo com a carência sofrida. Por isto é fundamental prestar atenção na maneira que nos alimentamos e no que ingerimos”.
 
A serotonina, por exemplo, é um neurotransmissor essencial para o bem-estar, pois atua na regularização do sono, apetite, humor e até na sensibilidade à dor. Ela não pode ser ingerida através da alimentação, pois é produzida pelo próprio corpo. Entretanto, o consumo de certos alimentos estimula o organismo a produzi-lo.
 
“A carência de serotonina está ligada a quadros de ansiedade e insônia, dois dos grandes males da atualidade”, explica Penchel. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B e aminoácido triptófano auxiliam o corpo a produzir a serotonina. “Sementes como nozes e abacate e mel e banana são ricos nos nutrientes citados, respectivamente”.
 
Horários fixos para as refeições ajuda a balancear os nutrientes ingeridos ao longo do dia, contribuindo para o bom funcionamento do corpo. “É muito melhor fazer várias refeições ao dia comendo poucas quantidades para não sobrecarregar o organismo. Isto evita excessos”.
 
Clínica Lucas Penchel
Endereço: Av. Afonso Pena, 3924 - Sala 306 – Mangabeiras
Contato: 3234-7622
http://drlucaspenchel.com.br/   
Facebook: @clinicalucaspenchel
Instagram: @drlucaspenchel
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis