TITULO
Economia > O FUTURO DAS CIDADES É DESTAQUE NA FINIT
O FUTURO DAS CIDADES É DESTAQUE NA FINIT
 
Muito além da tecnologia, o evento “Cidades inteligentes, criativas, sustentáveis e humanas” foi marcado por debates sobre vários temas pertinentes ao desenvolvimento social, como políticas públicas, educação, inclusão e mercado de trabalho. Composto por dois painéis, que reuniram renomados profissionais do país, o encontro ocupou o palco Meu 1º Negócio, no final da tarde desta sexta-feira (03/11). 
 
De 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.500 possuem características digitais, como internet gratuita e governo eletrônico. Com conceituação recente e ainda pouco conhecida, a discussão sobre Cidade Digital rendeu bons resultados: “São muito importantes momentos como esse possibilitados pela FINIT, onde as pessoas podem perceber a relevância de sua cidade ser ‘smart city’”, comenta o idealizador e presidente da Rede Cidade Digital em Curitiba – PR, José Marinho, ao apresentar suas considerações acerca da temática. “Uma Cidade Inteligente consiste no uso adequado e eficiente, dentro da realidade dos municípios, da tecnologia como ferramenta para que as pessoas possam, com a capacidade do homem, construir um mundo melhor para se viver, abordando, também, a relação com poder público”, define.
 
Um dos pontos altos do encontro, a discussão sobre o papel da tecnologia nas cidades inteligentes, surpreendeu ao colocar o potencial humano como protagonista: “O foco na cidade sábia não é na tecnologia, e sim no indivíduo como um coletivo”, resumiu o Gerente Geral de Novos Negócios da SUNEW, Filipe Ivo. Outra informação curiosa veio da sócia da Garimpo de Soluções, Ana Carla Fonseca, que ao falar sobre o futuro do trabalho, revelou:  “Até 2055, 50% das atividades profissionais sumirão e outros 50% surgirão, mesmo que não se saiba quais sejam. Não faz sentido, em 2017, ter alguém comprometendo a sua coluna carregando malas de 30 kg no aeroporto”.
 
A boa notícia para os belo-horizontinos veio do Presidente da Prodabel, Leandro Garcia, que contou que a capital mineira tem vocação para ser uma “smart city”, apresentando os projetos desenvolvidos e previstos pela Prefeitura na intenção de consolidar a cidade nesse sentido, incluindo uma estratégia ligada à iluminação e o Centro de Operações da Prefeitura (COP). 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis