TITULO
Saúde > Circuito Mamamiga pela Vida

Evento de combate ao câncer de mama promove dia de atividades educativas em apoio ao movimento Outubro Rosa

Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que este ano são esperados 60 mil novos casos de 
câncer de mama no Brasil

No dia 7 de outubro, a Associação de Prevenção ao Câncer da Mulher (ASPRECAM) em parceria com a Clínica Personal Oncologia de Precisão e Personalizada, CAA-MG, dentre outros, realizam o “Circuito Mamamiga pela Vida”, em apoio ao movimento Outubro Rosa. Com a coordenação da ASPRECAM, uma organização social sem fins lucrativos e com 33 anos de trajetória em Minas Gerais, o evento será realizado das 9h às 15h, em frente à clínica Personal, localizada na Rua Padre Rolim, Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Com o intuito de promover o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, o circuito realiza diversas ações de promoção da saúde, bem-estar, beleza, lazer e cidadania. Entre as atividades e serviços oferecidos no circuito, haverá um desfile de modas com marcas famosas e participação, como manequins, de mulheres que já tiveram ou estão em tratamento do câncer de mama, rodas de conversas com especialistas sobre assuntos relacionados ao câncer, como o oncologista e diretor da clínica Personal André Murad; Thadeu Rezende, mastologista e superintendente da ASPRECAM; Roberta Bernardi, fisioterapeuta, mestre em ciências da reabilitação, especialista em Gerontologia e Reumatologia e outros convidados; haverá ,também, a medição de pressão arterial e glicose; disponibilização de orientações nutricionais e jurídicas para a mulher com câncer; realização de procedimentos de beleza e estética; aulas de relaxamento e meditação; explicação sobre a forma correta de realização do autoexame, fazendo uso da Mamamiga.

Thadeu Rezende Provenza explica que a associação, por meio do “Movimento Mamamiga pela Vida”, objetiva colocar a prevenção do câncer de mama na agenda de discussões dos setores público e privado, além de conscientizar a população sobre a necessidade de se detectar a doença ainda no estágio inicial, o que aumenta em mais de 90% as chances de cura.

Segundo André Murad, a incidência do câncer de mama em mulheres de 25 a 39 anos nos Estados Unidos aumentou nos últimos 30 anos. “Este aumento se deve à melhoria e melhor abrangência e acessibilidade dos métodos de diagnóstico do câncer de mama, mas principalmente à mudança dos hábitos de vida das mulheres, que têm se tornado cada vez mais obesas e sedentárias, se alimentado de forma inadequada e ingerido cada vez mais bebidas alcoólicas”, afirma.

A predisposição genética ao câncer de mama também deve ser lembrada nos casos em que a doença acomete mulheres com idade abaixo dos 50 anos, especialmente se houver outros casos de câncer na família, não só de mama, como de ovário, próstata, pâncreas e mesmo câncer de mama masculino. "Hoje nós temos exames genéticos e a custo acessível que detectam mutações gênicas que predispõem ao câncer hereditário, propiciando consequentemente a indicação de medidas preventivas e de rastreamento mais precoce e ostensivo, o que eventualmente pode incluir até mesmo as cirurgias chamadas de redutoras de risco, como as mastectomias e ooforectomias (retirada dos ovários) profiláticas", ressalta Murad.

Murad esclarece que os quatro fatores que justificam o aumento na incidência do câncer de mama em mulheres cada vez mais jovens são a obesidade, sedentarismo, dieta pouco saudável e consumo crescente de bebidas alcoólicas. "Além disso, as mulheres têm cada vez menos filhos, e em idade acima dos 30 anos, o que aumenta sua exposição ao estrógeno produzido pelos ovários", ressalta.

O oncologista aponta que antes de conhecer a importância da biologia dos tumores, os médicos imaginavam que um tratamento mais agressivo, tanto com cirurgia quanto com quimioterapia, seria mais eficaz. “No entanto, ao conhecer as características biológicas e de agressividade de cada tumor se torna possível a seleção de um tratamento mais adequado para cada paciente”, conclui.

“Circuito Mamamiga pela Vida”
Dia: 7 de outubro (sábado)
Hora: das 9h às 15h

Local: Rua Padre Rolim, 120, Bairro Santa Efigênia

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis