TITULO
Turismo > Feriado de 12 de outubro atrações das cidades do Circuito do Ouro

Feriado de 12 de outubro: confira atrações das cidades do Circuito do Ouro pertinho de BH

São 14 municípios que oferecem opções diversas entre recreação, lazer, turismo, natureza, 
cultura, religiosidade e história

O feriado de 12 de outubro é uma excelente oportunidade para o turismo. Muitos aproveitam para descansar e o Circuito do Ouro apresenta diversas opções pertinho de BH para recreação, lazer, turismo, natureza, cultura e história. Alguns roteiros podem ser vividos em apenas um dia. Outros, o ideal é emendar o feirado ou separar um final de semana.

Veja algumas sugestões para toda família:


Roteiro Entre Cenários da História: repleto de passeios históricos é um dos mais procurados pelos turistas. Em Mariana, a dica é visitar a Praça Minas Gerais, onde pode se conhecer um pouco da história da primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais. Além disso, a Mina da Passagem é uma ótima opção para saber sobre o ciclo do ouro. O passeio de Trem entre Mariana e Ouro Preto é um passeio especial, que traz cenários lindos. 

Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e o Museu das Reduções são excelentes passeios. O Museu de Congonhas, que é mais tecnológico e moderno, também é interessante. Essas opções inserem as crianças no mundo da história de forma lúdica e educativa. Outra dica em Ouro Branco é o distrito de Itatiaia, boa opção para quem procura tranquilidade de interior com cara de centro histórico. 

Roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas: é ideal para quem procura um encontro com a natureza e com a gastronomia deliciosa de Minas Gerais. Um passeio que tem atraído cada vez mais turistas é a visita a cervejarias em Nova Lima. A experiência de conhecer o processo de produção das artesanais é única. Na cidade as cervejarias oferecem roteiros bem especiais. Em Itabirito, a atração turística é experimentar o pastel de angu e visitar a tradicional  Mercearia Paraopeba. 

Em Sabará, um bom roteiro é a visita ao centro histórico riquíssimo e bem pertinho de BH. Na hora da fome, a dica é descobrir os sabores especiais da gastronomia: jabuticaba, ora-pro-nobis e banana. Há grande variedade de lojas onde esses produtos são encontrados em variadas formas: doces, salgados, em compota e tudo mais.

Roteiro Entre Ruralidades e Personalidades: é pra quem gosta de curtir o turismo rural. Uma opção é a visita ao museu do tropeiro, em Ipoema, para entender mais sobre a cultura e história da região. Afinal Ipoema é a Capital Estadual do Tropeirismo. Também tem espaço para contato com a natureza. Em Itabira, visita ao Memorial Carlos Drummond de Andrade e aos marcos dos Caminhos Drummondianos para conhecer mais sobre o poeta. Em Nova Era, a dica é visitar a Igreja São José da Lagoa com obras barrocas do entalhador português Francisco Vieira Servas, e visitar a Fazenda da Vargem, um importante entreposto comercial dos tropeiros antigamente.
 

Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça: oferece opções relevantes de turismo religioso e também pra quem busca belos cenários junto a natureza. É um roteiro que oferece oportunidade de conhecer os principais santuários da região. A visita a Serra da Piedade, onde se inicia o CRER - Caminho Religioso da Estrada Real, e a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Caeté são excelentes passeios. De lá, vale a pena uma esticada para conhecer o Santuário São João Batista em Barão de Cocais. No distrito de Cocais em Barão de Cocais, opção de contato com a natureza é fazer trilha até a Cachoeira de Cocais e visitar o Sitio Arqueológico da Pedra Pintada. Em Santa Bárbara a visita ao centro histórico é importante, principalmente a Matriz de Santo Antônio com grande acervo barroco e ao Memorial Afonso Pena e da Cavalhada. A visita ao Santuário do Caraça, entre Santa Bárbara e Catas Altas, é boa opção tanto para religioso quanto para quem quer contato com a natureza. Em Catas Altas, conhecer a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e ao Bicame de Pedras para contemplar a natureza vão enriquecer seu passeio.
 

Circuito do Ouro
Viaje por Minas Gerais e descubra o Circuito do Ouro nos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas, Santa Bárbara, Sabará, Itabira, Nova Era, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Congonhas.

Associação dos Municípios Circuito do Ouro
Rua Tupis  38 / Sala: 1006. Centro.
Belo Horizonte/ MG – CEP: 30190-901
Tel: 55 31 3287-4242

E-mail: 
info@circuitodoouro.tur.br

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis