TITULO
Turismo > Igreja milenar da Itália é reproduzida em Minas Gerais
 Igreja milenar da Itália é reproduzida em Minas Gerais
 
Obra histórica em Barbacena, que reúne grande riqueza cultural e quatro importantes pinturas europeias, será aberta ao público em outubro
 
A Abazzia de Sant´Egidio, construída em 1.060 na comunidade de Fontanella, na cidade di Sotto Il Monte, Norte da Itália, foi reproduzida no Brasil. Localizada em Barbacena (MG), na Fazenda São Miguel, sede da Sociedade São Miguel Arcanjo – projeto socioassistencial que acolhe 450 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social – a igreja São Miguel Arcanjo será aberta ao público a partir do dia 1º de outubro.
 
A igreja, de arquitetura no estilo românico, levou 10 anos para ser construída e precisou de 200 caminhões de pedras lapidadas para ter sua estrutura erguida. Idealizador do projeto, o italiano Marco Roberto Bertoli é também fundador da Sociedade São Miguel Arcanjo e explica que a obra foi um pedido de seu pai. “Assumi esse compromisso com ele há 17 anos. Mas, primeiro, terminei de construir todos os prédios da Sociedade para atender as crianças e os adolescentes que recebemos”.
 
De acordo com Bertoli, os anos de 2005 e 2006 foram dedicados à procura do projeto original com o arquiteto do Vaticano (VA). No início das obras, em 2007, o desafio foi encontrar o tipo e a quantidade necessária de pedra e também criar uma escola de lapidação, já que o Brasil não costuma adotar esse tipo de prática em suas construções. A construção foi finalizada neste ano e arquitetos mineiros trabalharam no projeto. 
 
A igreja
Algumas das particularidades desse tipo de igreja são as doze colunas em sua estrutura, que representam os discípulos, e a espessura de 80 cm para cada uma das paredes. O altar é sustentado por quatro colunas redondas, simbolizando a universalidade da fé nos quatro cantos do mundo. O capitel, uma peça decorativa no fim da coluna, tem um papiro na parte alta que expressa a sabedoria, e as folhas de acanto na parte baixa traduz os espinhos da vida, repassando a mensagem de que só têm sabedoria aqueles que sabem viver com os espinhos da vida. As portas, fechaduras e tachos de ferro forjado reforçam o cuidado com os detalhes. 
 
Ainda foram reproduzidas no interior da igreja quatro importantes obras europeias, a fim de presentear os brasileiros com algo que até então só poderia ser visto no velho continente. Produzidas pelos artistas Sérgio Prata e o Franciscano Marcelo Dos Santos, as pinturas são reproduções da Imaculada Conceição de Gianbattista Tiepolo (1767); A divina Pastora, de Illiam-Adolphe Bouguereau (1893); São Miguel Arcanjo, de Loverini (Santuário Mariano, Pompei, 1891) e Jesus Misericordioso, de Eugênio Kazimirowski (1934). 
 
Sobre a Sociedade São Miguel Arcanjo
Fundada por Marco Roberto Bertoli, italiano que vive no Brasil há cerca de 20 anos, a Sociedade São Miguel Arcanjo é uma entidade socioassistencial que atende 450 crianças e adolescentes, de 3 a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social de 26 bairros de Barbacena (MG) e região. A Sociedade irá inaugurar em breve o Lar dos Idosos, que contará com 13 moradoras. 
 
Desde 2000 as instalações do projeto estão localizadas em uma fazenda no pé da Serra da Mantiqueira. O espaço é uma pequena cidade acolhedora, criada para oferecer aos educandos o que há de melhor, amenizando assim as questões sociais.
 
A maioria dos alunos passa o dia todo no projeto, alguns deles residem na própria Sociedade. Ao todo, 350 cursam a escola regular, por meio da parceria com o Colégio São Francisco de Assis, mantido pelas Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. A metodologia e a estrutura de ensino acompanham a linha pedagógica das melhores escolas particulares do país. As outras 80 crianças são atendidas na Creche São Miguel.
 
Os beneficiados ainda podem usufruir de uma ampla estrutura que conta com cineteatro, laboratório de informática, biblioteca, refeitórios – que oferece cerca de 1.500 refeições por dia – , quadras poliesportivas, ginásio profissional de ginástica olímpica, salas de TV, artesanato, e galpões destinados a atividades profissionalizantes agrícolas e zootécnicas. 
 
Além disso, por meio de trabalho voluntário, os participantes recebem atendimento médico, fonoaudiológico e odontológico, que são realizados gratuitamente.
 
A Sociedade São Miguel Arcanjo mantém diversos projetos voltados para o esporte, a educação e a saúde. Um dos destaques é o projeto Orquestra, que profissionaliza crianças e adolescentes na área da música, formando violinistas e violoncelistas. A iniciativa possui hoje 40 alunos em formação. 
 
A Ginástica Olímpica é umas das atividades mais recente da Sociedade. Mais de 200 crianças e adolescentes recebem formação de alto nível na modalidade em um dos maiores e mais bem equipados ginásios da região Sudeste.
 
O projeto é mantido por recursos da Itália e do Brasil, por meio de doações e parcerias. Um dos apoiadores, desde 2010, é a CNH Industrial. De acordo com Bertoli, além de oferecer formação educacional regular, acolhida, atividades complementares de esporte e lazer, saúde e assistência social, a Sociedade visa, sobretudo, resgatar as perspectivas de vida e amenizar traumas, a fim de alcançar a maturidade espiritual, a integridade moral, a competência e responsabilidade profissional. 

Serviço
Igreja São Miguel Arcanjo
Fazenda São Miguel, Sítio do atalho, s/n - João Paulo II, Barbacena – MG
Visitação: a partir do dia 1º/10
Visitas guiadas: 32. 3332.52.29
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis