TITULO
Saúde > Doenças ligadas ao excesso de peso também podem gerar óbitos
Doenças ligadas ao excesso de peso também podem gerar óbitos em pessoas com sobrepeso
 
A partir da década de 1980, a obesidade se tornou uma epidemia mundial, fazendo dobrar a população de obesos em 70 países
 
Diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer em áreas como o esôfago, colo e reto, fígado, bexiga, trato biliar, pâncreas, mama, útero, ovário, rins, tireoide e sangue são as principais doenças causadas pelo sobrepeso e obesidade, que hoje atinge dois bilhões de pessoas no mundo, sendo responsável por aproximadamente 4 milhões de mortes anuais.
 
Ao analisar dados de 195 países e territórios por um período de 35 anos, de 1980 a 2015, o estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine”, apontou que cerca de 2,2 bilhões de pessoas (30% da população mundial), incluindo 108 milhões de crianças e 600 milhões de adultos, estavam com sobrepeso ou eram obesas, considerando o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior do que 30. A pesquisa revelou que o excesso de peso causava sérios problemas de saúde e até o óbito, não somente em obesos, mas também em pessoas com sobrepeso.
 
De acordo com o cirurgião bariátrico e diretor do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO), Leonardo Salles, a obesidade deve ser tratada como uma doença grave e de difícil tratamento, necessitando controle diário. “Independentemente da técnica utilizada para a perda de peso, o fundamental é tratar a obesidade como síndrome que é; abordando seus fatores desencadeantes, com boa psicoterapia, boa reeducação alimentar e realmente incorporando a atividade física no dia a dia e, aceitar a necessidade da mudança de estilo de vida”, explica.
 
Segundo informações divulgadas pelo estudo, a partir da década de 1980, a obesidade se tornou uma epidemia mundial, fazendo dobrar a população de obesos em 70 países. A pesquisa revela que os Estados Unidos têm o maior nível de obesidade entre adultos e crianças, alcançando 13% da população. Já o Egito lidera o número de adultos obesos com 35% da população nesta situação.
 
O relatório também mostra que a taxa de obesidade está aumentando mais rapidamente entre crianças do que entre adultos. Isso fica evidente com os dados apresentados por países como a China e Índia, que possuem os maiores índices de crianças obesas, com 15,3 milhões e 14,4 milhões, respectivamente. Leonardo Salles esclarece que além de estarem acima do peso, os adolescentes obesos sofrem bullying nas escolas. Embora adultos tenham bom senso de convivência, adolescentes são cruéis entre si podendo causar grandes traumas ao paciente obeso", ressalta.
 
Por fim, o estudo ainda apresentou dados sobre a obesidade no Brasil, que atingia 8,7% da população em 1980 e passou a afetar 22,6% em 2015. Já o sobrepeso no país, foi de 25,7% para 35,2% no mesmo período. Entre as crianças e adolescentes brasileiros, os números da obesidade subiram de 2,3% em 1980 para 8,6% em 2015. O sobrepeso, nesta faixa etária, avançou de 8,8% para16,5%. Quanto a estes dados, Leonardo Salles também explica que ainda com a utilização de procedimentos e cirurgias para impulsionar um emagrecimento mais célere, é preciso que a população entenda que a causa do problema da obesidade deve ser tratada em primeiro lugar. “Uma coisa é tratar o peso, outra completamente diferente é tratar a obesidade, para isso não basta emagrecer, precisamos tratar o que causa o ganho de peso”, completa.
 
Sobre o Instituto Mineiro de Obesidade (IMO)
O hospital IMO é centro de referência especializado em tratamento multidisciplinar da obesidade com suporte integrado. Atua no tratamento da obesidade em todos os graus com tratamentos que vão desde o tratamento clínico, o implante de Balão Intragástrico de 6 meses e de 1 ano, a cirurgia bariátrica e tratamento para reganho de peso pós cirurgia bariátrica. Conta com os equipamentos de última geração, uma equipe de profissionais qualificados e uma equipe de anestesistas que é referência em Minas Gerais. Para a comodidade dos pacientes, o hospital conta com um pronto-atendimento também nos feriados e finais de semana.
 
O IMO ainda possui uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião bariátrico, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e cirurgiões plásticos. Os especialistas monitoram o paciente dando todo o suporte necessário durante o processo de emagrecimento e estabilização do peso.
 
O IMO possui aplicativo tanto para Android quanto para Iphone que ajudam na monitoração dos pacientes e acompanhamento dos resultados. O programa de emagrecimento do hospital visa uma mudança efetiva de hábitos de vida, para alcançar o bem-estar e a manutenção de resultados.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis