TITULO
Auto Review Test Drive > Test Drive: Range Rover Evoque HSE Dynamic
Range Rover Evoque HSE Dynamic
 
São Paulo/Belo Horizonte - Depois de rodar por mais de hora e meia da Avenida Ibirapuera em São Paulo até o quilômetro zero da Fernão Dias, rumo a Belo Horizonte, já deu para sentir o conforto e a tranqüilidade de rodar neste belo modelo Range Rover Evoque HSE Dynamic; foi um verdadeiro test-drive de paciência e inteligência sair da Paulicéia;  não é fácil em plena sexta-feira, de tarde para noite e ainda rodar mais de 600 quilômetros de Fernão Dias até a capital das Gerais. No caminho, conseguimos o que queríamos; bons trechos com asfalto liso e sol forte, outros com diferenças no piso e até alguns buracos. Depois entre o entardecer e a noite em si, muita chuva, visibilidade prejudicada pelo excesso de caminhões pesados; curvas e mais curvas perigosas que não atrapalharam em nada a performance e o desempenho deste modelo agora fabricado no Brasil, em Itatiaia (RJ).
É de impressionar a perfeição do conjunto motor, câmbio, direção e suspensão; como trabalham bem, que harmonia, que sensação de segurança! Chega até a ficar perigoso, pois a confiança aumenta e o velocímetro quase ultrapassa os limites legais. Experiência incrível e única, viajar num carrão deste sozinho e muito bem acompanhado! Muito bom! 
O Evoque alia tecnologia, conforto, robustez e design. Do exterior ao interior muita harmonia, fluidez e glamour. Até tocador de CD o modelo tem! Este é um dos itens que para mim e para muitos influenciadores que conheço ainda é um item indispensável. Digo isso, pois a maioria dos modelos recém lançados está equivocadamente suprindo este atrativo. 
 
Nesta versão HSE Dynamic, o Range Rover Evoque trouxe detalhes esportivos como a grade com treliça hexagonal, o kit Dynamic que inclui rodas de liga-leve de 20 polegadas, retrovisores pretos, faróis com LEDs divididos em blocos retilíneos, como também nas lanternas traseiras, detalhes especiais nas molduras dos faróis de neblina e na grade, revestimento de couro Oxford com pontos duplos e textura natural na mesma linha dos arremates em alumínio texturizado.
Ele vem com airbags frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos do motorista, além de controles de tração e de estabilidade, hill-holder, entre outros. Os assentos dianteiros podem ser ajustados em 12 direções - o Autobiography permite ainda o ajuste de abas - e são uma novidade, tal como a central multimídia de interface com maior definição.
 
O motor é um quatro cilindros 2.0 de 240 cv e 34,6 kgfm de torque acoplado ao câmbio ZF automático de nove marchas, que leva o crossover aos 100 km/h em 8,4 segundos. A caixa é ágil nas mudanças e ajuda a aproveitar o torque máximo disponível já aos 1.750 giros. As frenagens são curtas para a dimensão e peso.
 
Na hora de curtir o ritmo de cruzeiro, a caixa joga em nona marcha e mantém o giro em torno de 1.800 rpm a 110 km/h. Isso ajuda o Range Rover a obter 11,9 km/l na estrada. Na cidade,  com o start-stop, o consumo ficou em bons 8,4 km/l, mesmo tendo sair da inércia com seus mais de 1.700 kg de peso. 
SAIBA MAIS
Na hora de enfrentar a grande serra de Igarapé já a uma hora de Belo Horizonte, o Evoque mostrou bem seguro nas curvas da subida. A suspensão é uma “Magnet Ride” que monitora todos os movimentos do veículo (mil vezes por segundo) ajustando o grau de rigidez dos amortecedores continuamente, sem deixar o modelo inclinar muito nas curvas ou ficar naquele pula-pula tradicional desta categoria de veículos; o Evoque é muito melhor.
 
Disponível do HSE para cima, o teto panorâmico cobre a área sobre as duas fileiras de bancos, mas não pode ser aberto. Por sua vez, o porta-malas é elevado comportando até  575 litros. 
 
Conforto a bordo
De série, há itens como ar condicionado com duas zonas de ajuste, bancos dianteiros elétricos, som Meridiam de 380 watts com 11 alto-falantes e multimídia de alta resolução com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O som Meridian de 825W e 17 alto-falantes, enquanto a central é dual view, que exibe imagens diferentes para o condutor e passageiro dianteiro por ter duas telas sobrepostas, e também vem com fones de ouvido WhiteFire. Há também o pack de conveniência, composto de partida sem chave, tampa do bagageiro com sensor de abertura acionado pelo pé e head-up display.
O Range Rover brasileiro superou em muito as nossas expectativas; é um modelo show, pronto para um uso misto e até sofisticado. Vale a compra!
Ficha técnica
Dados da montadora
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando duplo, injeção direta, turbo gasolina
Cilindrada: 1.999 cm³
Potência: 240 cv a 5.800 rpm
Torque: 34,6 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: Automático de nove marchas, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus: 235/55 R20
Comprimento: 4,37 m
Largura: 1,98 m (com espelhos dobrados)
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,66 m
Tanque: 68,5 litros
Porta-malas: 575 litros 
Peso: 1.658 kg
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis