TITULO
Economia > Lenir Maia Bem Casados não sofre efeitos de crise no país
Lenir Maia Bem Casados não sofre efeitos de crise no país
 
 
A crise política e econômica que assola o país não parece estremecer o forte mercado de casamentos. O setor ainda é um excelente negócio para diversas empresas que lucram com produtos e serviços durante todo o ano. No entanto, no mês de maio, o setor ainda tem mais motivos para comemorar. O mês é o primeiro na data das celebrações matrimoniais. Segundo o último levantamento de Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) houve um total de 1.137.321 casamentos no ano de 2015, 2,8% a mais que em 2014. De acordo com estimativa da Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos (Abrafesta), em 2014 esse mercado chegou a movimentar 20 bilhões de reais.
 
Um dos setores que mais movimenta a economia brasileira, o mercado de casamentos, não tem encontrado dificuldades para fazer dinheiro frente a crise. O cenário mostra um fenômeno comum em momentos de turbulência financeira, o de adaptar o orçamento de acordo com as circuntânscias. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e a Abrafesta mostrou que os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam um crescimento anual médio de 10,4%. Entre 2013 e 2016, o crescimento foi de 25% em todo o Brasil.
 
O atelier Lenir Maia Gourmet é uma das empresas mais procuradas pelas noivas de Minas em busca de bem-casados perfeitos. A crise no país, segundo ela, tem ajudado ainda mais o seu negócio. “O bem-casado é um doce tradicional que sela a união. As pessoas têm feito adaptações.Temos percebido que as festas ficaram um pouco menores para menos convidados. E aquele que desiste mesmo de dar a festa, por exemplo, acaba encomendando mais bem-casados para distribuir na porta da igreja”, conta Lenir Maia.
Somente nos dois três anos, ela viu sua produção aumentar mais de 200% e passar de 27 mil bem-casados/mês para 65 mil. O número de colaboradores pulou de 8 para 18. Mas em maio, a produção é ainda maior e chega a 70 mil bem casados. Dona Lenir, é a coqueluche das noivas de Minas que querem fechar com “chave de ouro” suas recepções.
Atualmente Dona Lenir mantém em seu atelier em uma casa de mais de 200² no bairro Prado, uma equipe de 18 profissionais: 8 na produção, 8 na embalagem, 1 na manutenção e 1 secretária. A produção já ultrapassou fronteiras. Sua maior propaganda é o boca-a-boca dos clientes que indicam seus bem casados. Lenir Maia entrega bem casados da empresa em várias regiões de Minas e também para outros Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul Amazonas, Santa Catarina, Bahia. Além disso, seus doces já fizeram sucesso em casamentos no Peru e na Venezuela.
 O atelier de Dona Lenir produz bem casados para cerca de 100 festas/mês. No mês de maio, esse número chega a 120 festas. Os bem casados têm custo a partir de R$ 3,40 a unidade, a depender da embalagem.Para Lenir Maia a receita do seu sucesso é fruto da observação e da intensa paciência com o desenvolvimento dos bolinhos. “Só para chegar a calda ideal levei cerca de seis meses. Eu queria que ela ficasse bem sequinha. Um bom bem casado não dá para fazer apressadamente”, ensina. No ateliê da artista plástica e cozinheira são desenvolvidos mais de 100 tipos de embalagem, à escolha da cliente ou personalizadas com tecidos. Com as lições que aprendeu no Mãos de Minas, Lenir consegue conservar o doce em até sete dias em temperatura ambiente.

Serviço: Lenir Maia Bem Casados
Endereço: Rua Nepomuceno, 35, Prado
Tel: (31) 3337 9011
lenir@lenirmaiagourmet.com.br
site: www.lenirbemcasados.com
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis