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TOYOTA HILUX SRX 2.8
 
Belo Horizonte/Curvelo - MG - A mais cobiçada de todas as picapes vendidas no Brasil, a Toyota Hilux SRX 2.8 chegou a nossa redação para a realização do test drive.  A data não poderia ter sido melhor, pois estava em nossa programação um final de semana no espetacular Autódromo Internacional de Curvelo. Como já havíamos testado o modelo anterior, este novo teste saiu como um comparativo; o que melhorou? A fama e o sucesso, ninguém discute, pois a marca já por si só dispensa adjetivos. Ela chegou ao mercado com melhoras visíveis em conforto, segurança e entretenimento. O novo motor 2.8 turbodiesel com injeção direta entrega 177 cv a 3.400 giros  (6 cv a mais que a versão anterior) e 45,9 kgfm de torque entre 1.600 e 2.400 rpm, (também 31% a mais que o antigo 3.0 turbodiesel); com um porém,  ficou um pouco lento no quesito arrancada, antes fazia de 0 a 100 em 12,1 segundos e agora 12,9 segundos. 
 
Por dentro, tudo de bom, tentando chegar bem perto dos carros de passeio sem tirar a identidade de robustez desta grande picape média.
O volante que não possuía ajuste de profundidade, agora tem tanto altura como distância com todos os comandos à mão e uma direção hidráulica que é bem mais leve e rápida do que a anterior. O chassi agora é mais rígido diminuindo o pula-pula tradicional com a suspensão traseira também bem melhorada com outros amortecedores.
O rodar é tranqüilo, com um torque que joga poeira na sua grande rival, S10. O câmbio, automático de 6 marchas é bom, silencioso com passagens seqüenciais na alavanca, mas não faz ela ser mais rápida, de 0-100 km/h gasta 12,9 segundos!
Com relação ao consumo, melhorou muito, perfazendo na cidade 7,1 km/l de diesel e 12,9 km/l na estrada; bem melhor do que o modelo anterior. 
Conforto
No quesito conforto, todos tentam chegar mais próximo da perfeição, mas as diferenças para o automóvel são grandes; o tamanho é grande, a altura, a largura e também o entre-eixos; esse com seu cardã  pesado e longilíneo, o 4x4, equivalendo a um caminhão leve.
As imperfeições por menores que sejam sustentam muito peso deixando com isso o radar mais duro e com um pouco do tradicional “pula-pula” das caminhonetes mesmo que se  distancie das rivais com sua melhor calibragem. 
No interior, o ar-condicionado é digital, o banco do motorista tem ajuste elétrico em couro, central multimídia com GPS, a chave é só para abir e fechar o veículo, partida com start, airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, câmera de ré e cintos e encostos de cabeça para todos os ocupantes que podem ser altos;  até 1,86 metros inclusive no banco traseiro.  
 
Fora de estrada
Quando estávamos na estrada eis que chega o momento de um desvio; estavam construindo uma nova ponte, que bom, o momento ideal para o off-road. Engatamos o 4x4 agora por botão, facilidades à parte, é o eletrônico chegando de vez.  Temos lá, 4X2, 4X4 alta e reduzida (engate desta com o carro parado). Operamos tudo inclusive o auxiliar de subida em rampa (hill-holder) e de descida (exclusivo da SRX); tudo muito bom e perfeito.  Ah, o diferencial traseiro é blocante e o curso das suspensões está maior.
Voltamos facilmente depois de um trecho até com lama ao asfalto. Tudo bem, a Hilux mostrou porque é a mais desejada por todos. Agora estamos chegando em Curvelo e o papo muda de on e off road para nos deliciarmos com a pista, só que com um carro de competição.
Este novo modelo da Hilux teve melhoras significativas que só vem para aumentar ainda mais a sua liderança no mercado. A nova Hilux  está disponível em Belo Horizonte na Concessionária Osaka Pampulha  e na  Av. Carandaí, no Funcionários ou em todas as revendas Toyota espalhadas pelo país. 
 
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, turbo, intercooler, injeção direta de diesel
Cilindrada: 2.755 cm³
Potência: 177 cv a 3.400 rpm
Torque: 45,9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm
Câmbio/tração: Automática de 6 marchas, tração integral temporária
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás
Pneus: 265/60 R18
Dimensões: Comprimento: 5,33 metros; Largura: 1,83 metro; Altura: 1,86 metro; Entre-eixos: 3,08 metros
Capacidades: Tanque 80 litros
Carga: 1.000 kg (fabricante)
Peso: 2.090 kg
 
Números de teste
Aceleração: 0-100 km/h: 12,9 segundos
Frenagem: 80 km/h: 28,3 metros
Consumo urbano: 7,1 km/l
Consumo rodoviário: 12,9 km/l
Consumo médio: 10,9 km/l
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