TITULO
Economia > Sistema Ocemg oferece curso gratuito sobre cooperativismo
Sistema Ocemg oferece curso gratuito sobre cooperativismo
 
O cooperativismo mineiro tem mostrado sua força, mesmo ante um período incerto para a economia. A segurança oferecida pelo setor chama atenção de cada vez mais pessoas que buscam fazer parte das cooperativas. Em 2015, foram 90 mil novos cooperados em Minas, um aumento de 7,1%. Mas, para que uma empresa seja longeva, é preciso conhecimento. Pensando nisso, o Sistema Ocemg oferece ao longo do ano a palestra gratuita de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo. A próxima será realizada dia 19 de abril.
 
Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição no site (www.minasgerais.coop.br) e enviá-la preenchida para o e-mail inscricao@minasgerais.coop.br. São ofertadas 20 vagas de acordo com a ordem de inscrição.
 
Durante o curso, membros da equipe técnica do Sistema Ocemg abordam temas relativos ao funcionamento das cooperativas, direitos e deveres das instituições e dos cooperados, princípios e valores cooperativistas, história do cooperativismo no Brasil, vantagens das cooperativas em relação às empresas comuns, além do sistema administrativo, contábil e jurídico do segmento.
 
Suzana Gomes fez parte da turma de novembro. Ela participou da palestra para pôr em prática o desejo de constituir uma cooperativa. “O curso me ajudou bastante, pois senti confiança no professor e nos conteúdos compartilhados. Já estou no processo de documentação para constituir em breve uma cooperativa de trabalho”, explica.
 
O analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Rogério Coelho, explica que, para facilitar a absorção dos conteúdos, a apresentação possui um tom dinâmico. "Recebemos perfis diferentes de pessoas interessadas no tema. Desde aqueles que desejam constituir uma cooperativa, passando pelos que já fazem parte de uma e desejam se atualizar, até os que somente conhecem superficialmente o setor cooperativista. Para que todos absorvam o conteúdo, seguimos com um esquema de linha do tempo, que parte do surgimento das cooperativas até o passo a passo para se constituir uma", diz.
 
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a entidade prioriza essa iniciativa com o propósito de fomentar a cultura da cooperação e do empreendedorismo no Estado. “As palestras de orientações básicas acontecem há muito tempo e sempre temos demanda de pessoas interessadas nesse modelo inovador de negócios que é o cooperativismo”, ressalta.
 
O SISTEMA OCEMG
 
O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).
 
Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas. 
 
Serviço:
Palestra de Orientações Básicas sobre Cooperativismo
Data: 19/04
Horário: 09:00 às 12:30
Local: Sede do Sistema Ocemg - R. Ceará, 771 - Funcionários
Informações: inscricao@minasgerais.coop.br
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis