TITULO
Gastronomia > Rústico Cozinha Internacional lança carta de cervejas
Rústico Cozinha Internacional lança carta de cervejas elaborada pelo beer sommelier Heitor Silva
Proposta é difundir cada vez mais a cultura cervejeira
 
Foto: Leo Guimarães
Heitor Silva
O Rústico Cozinha Internacional está lançando sua nova carta de cervejas, assinada pelo beer sommelier Heitor Silva. O evento que marca a estreia do projeto será no dia 9 de fevereiro.
Segundo a chef e proprietária da casa Marcella Paternostro Mayer, a carta procurou cervejas mineiras, especialmente os excelentes rótulos de pequenos e médios produtores locais. Cada vez mais, o estado oferece boas opções de cervejas dos mais diferentes estilos, que estão ganhando espaço no mercado. E algumas dessas cervejas serão selecionadas para a carta, que tem o grande desafio de proporcionar uma experiência gastronômica única através das harmonizações elaboradas por Heitor Silva, e incentivar sempre a cultura cervejeira.
 
A nova carta:
No total ela possui 28 rótulos e foi elaborada dentro de um critério que separa as cervejas especiais em três "categorias". Primeiro, as cervejas especiais de paladar clássico: destinadas ao público que está começando a experimentar cervejas especiais. As cervejas especiais de paladar intermediário: destinadas aos apreciadores que já conhecem e degustam algumas variedades de cervejas especiais e que desejam conhecer novas possibilidades para o seu paladar. E por fim, as cervejas especiais de paladar avançado: indicadas para apreciadores mais ousados, uma vez que são mais complexas em todas as suas variáveis como teor alcoólico, amargor, textura, aromas e sabores.
 
Segundo Heitor Silva, “todas as "categorias" possuem sugestões de harmonização personalizadas sendo que, nas cervejas especiais de paladar avançado, as harmonizações abordaram um maior número de diretrizes e critérios técnicos em busca da melhor combinação entre as cervejas e o cardápio da casa”, avalia.
 
A proposta da carta de cervejas do Rústico é facilitar o entendimento dos clientes na hora de escolher uma cerveja especial, através do fornecimento das informações específicas de cada um dos rótulos, dentro de uma linguagem prática e de fácil compreensão. Nela estão especificadas de forma padronizada e organizada o nome da cerveja, o volume da embalagem, a cidade e país de origem, o estilo, seu teor alcoólico, seus principais aromas e sua cor na taça. Outro objetivo da carta é apresentar para a clientela do Rústico o maravilhoso universo da harmonização entre cervejas e comidas, potencializando desta forma a experiência gastronômica deles em cada visita.
 
Apesar da elaboração da carta de cervejas especiais é importante salientar que o estabelecimento continuará contando com o tradicional serviço de chopp artesanal e também das principais marcas de cervejas comerciais em garrafa já conhecidas pelo público. Com esta postura a casa mantém a sua personalidade descontraída e, principalmente, o viés mais importante da cerveja: seu caráter de agregar as pessoas e celebrar a amizade.
 
 
Sobre a casa:
O Rústico Cozinha Internacional foi inaugurado em maio de 2015 no bairro Buritis. O projeto partiu de um sonho de Marcella Paternostro Mayer e seu sócio e esposo Ralf Mayer de ter o próprio restaurante. Ela começou elaborando o cardápio, e depois o desafio foi encontrar um nome para o seu restaurante. O ponto é onde se concentram boas opções gastronômicas do bairro. A região está demandando cada vez mais estabelecimentos que louvam a boa gastronomia.
 
A cozinha internacional é a proposta da casa. Quem assina o cardápio é chef Marcella Paternostro Mayer que trabalhou em restaurantes alemães na cidade de Reutlingen, como o Restaurante Zucca, Mezcalitos Cantina y Bar, Schlachthofbraeu Nuertingen e UDO Snack, Foodtruck local. A chef também tem especialização em gastronomia e hotelaria, cozinha italiana e mineira, confeitaria e produção de cerveja.
 
A proposta do Rústico é servir uma gastronomia com qualidade e excelente custo-benefício, com forte influência da culinária alemã devida a experiência trazida depois de 11 anos trabalhando em restaurantes na Alemanha. Contudo, não é especializado apenas em pratos germânicos, mas apresenta um pouco da gastronomia dos quatro cantos do mundo.  A cozinha é livre, com atendimento intimista, feito muitas vezes parte pelos proprietários. Outro diferencial é o cardápio flutuante, que muda toda semana, apresentando sugestões da casa.
 
Os destaques do cardápio que segundo a chef oferece uma cozinha internacional, com “alguns pratos em fusão com a cozinha mineira, e culinária alemã de casa de vó. Já tivemos avaliações de clientes como : comida alemã para não iniciantes”, revela Marcella Paternostro Mayer.
 
Entre os pratos mais festejados estão o tradicional joelho de porco, com salada de batata da região da Baviera e chucrute e o Currywurst : salsicha branca com molho de currry e batatas rústicas. A salada de frios alemã com pão preto e o bolo de carne alemão, Fleischkaese, com ovo frito molho de cerveja e salada de batata também fazem sucesso. Clássico andino, o Ceviche da casa é marinado com limão e maracujá, dedo de moça, cebola roxa e sorbet de limão siciliano com páprica picante, com grande pedido por parte do público.  O clássico inglês fish and chips, também acompanha bem as cervejas especiais do menu.
 
 
SERVIÇO:
Lançamento da Carta de Cervejas do Rústico Cozinha Internacional
Data: 09/02
Horário do evento: 20 horas
Rústico Cozinha Internacional
Endereço: Rua Eli Seabra Filho, 510 - Loja 09 - Buritis
Horário de funcionamento: 
Domingo e segunda-feira apenas para almoço até 16h
Terça a sábado a partir de 11h30 até meia-noite
Telefone: (31) 3243 2005
Aceita cartões: Sim, exceto Amex. Ticket , Sodexo, Alelo (restrições se aplicam para bebidas alcóolicas)
Estacionamento próprio
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis