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 Ford Edge 2009
 


Andamos no Ford Edge, recém chegado e com o status de ser o modelo mais caro da Ford no Brasil.Ele é produzido na fábrica da Ford em Oakville, Ontário, no Canadá (que foi visitada pela equipe do JS ), utilizando a mesma plataforma do Fusion, compartilhada também com o sedã MKZ, da Lincoln, o mais seguro da categoria ,alem do conjunto mais abrangente de itens de segurança ativa e passiva.
Testamos o modelo 2009, na versão SEL, completa, com teto panorâmico.
O Edge é um veículo que impressiona à primeira vista, tanto pelas suas dimensões como pelo design exclusivo. Com 4,72 metros de comprimento, 2,22 metros de largura e 2,82 metros de distância entreeixos, ele proporciona um conforto sem igual para os passageiros. O design robusto e moderno do Edge, denominado estilo Bold, prova que é possível unir força e sofisticação, com boa dose de esportividade.

A dianteira é marcada pela grade com três barras cromadas, característica da nova família de veículos Ford, e pelos faróis quad-beans que avançam pelas laterais, mesmo conceito usado com sucesso no Fusion. Na traseira, destacam-se o aerofólio inclinado, o pára-choque envolvente com as lanternas  e a dupla ponteira de escapamento cromada.
Entre outros itens externos, ele vem equipado com faróis de duplo refletor com ajuste de altura, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos com luz de aproximação, barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 18 e pneus P245/60 R18 BSW.

Por dentro, o bom acabamento é evidenciado pelos bancos tipo poltrona, forrados em couro, oferecem regulagens elétricas dos assentos, mas o ajuste dos encostos é feito na base da alavanca mesmo.  O volante e a manopla do câmbio também são revestidos em couro. Possui ar-condicionado digital com ajuste de temperatura individual para o motorista e o passageiro, computador de bordo com diagnóstico e bússola, e controle de rádio no volante.
No porta-malas, com o exclusivo sistema Easy Fold System, que permite o rebatimento automático dos bancos. A capacidade de carga é invejável: acomoda 908 litros em posição normal e 1.970 litros com os bancos rebatidos.
A tampa do porta-malas conta com sistema elétrico de abertura e fechamento, com comandos localizados no painel e na parte traseira do veículo, além de sensor anti-esmagamento.
Outra inovação do Edge é o Sync Entertainment Media System, sistema exclusivo que oferece o máximo em conectividade. Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o Sync só é encontrado em veículos da marca. Ele possui sistema de áudio controlado por comando de voz, sistema Bluetooth e tela de 6,5 polegadas touch screen, com todos os comandos ativados por toque na tela. Tem também DVD, entrada para dispositivos USB e iPod, sistema MP3 e memória interna com capacidade de armazenamento de 10 GB para músicas, filmes e fotos - um verdadeiro home theatre a bordo.

O Sync vem equipado ainda com um avançado sistema de navegação, para o qual a Ford está desenvolvendo parceiros locais, visando ao fornecimento de mapas brasileiros. São oito alto-falantes e um subwoofer com capacidade de 190 watts de potência.
A suspensão do Edge é independente nas quatro rodas, com barras estabilizadoras na dianteira e traseira, oferecendo uma sensação permanente de conforto e segurança em qualquer tipo de terreno.
Equipado com o  motor Duratec V6 3.5 L, com 24 válvulas e 269 cv, um dos mais potentes da categoria,, o SUV arranca com rapidez e precisa de 9,8 segundos para atingir os 100 km/h . A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. Apesar das 2 toneladas de peso e da largura avantajada,o Edge se mostrou ágil no trânsito. Apesar do sistema ETC, que gerencia a pressão no acelerador, otimizando o torque e o consumo.O ponto negativo é o alto consumo de combustível, que registrou no computador de bordo a média de 4,0 km/l em uso urbano.
O câmbio automático de seis velocidades da ao Ford Edge excelente desempenho aliado ao prazer de dirigir, mas não oferece opção de trocas manuais.
O Edge é equipado com o avançado sistema de segurança Advance Trac(r) com RSC - controle eletrônico de estabilidade -, que auxilia a correção e a retomada do controle do veículo em situações de derrapagem. O Sistema Pessoal de Segurança, por exemplo, é um pacote exclusivo composto por seis airbags (laterais, frontais e de cortina), cintos com gerenciamento de retração, sensor de posição dos assentos que identifica a distância do motorista em relação ao volante e do passageiro ao painel e regula a explosão do airbag e a retração do cinto com base nos dados coletados, sensor de reconhecimento do peso do passageiro que identifica se é uma criança ou adulto e determina a intensidade da abertura do airbag, célula de sobrevivência com proteção contra impactos laterais e o exclusivo sistema “S.O.S. - Sistema de Alerta Pós-Acidente”, que em caso de acidente destrava automaticamente as portas, corta o combustível e aciona as buzinas.  
 
Segundo a montadora, os principais concorrentes do Edge são o Hyundai Vera Cruz, o Toyota Hilux SW4 e o Mitsubishi Outlander, todos na mesma faixa de preço. Mas não há como deixar de fora dessa lista o Chevrolet Captiva,que no momento lidera o segmento, vem do México e se beneficia da isenção da taxa de importação. Apesar da tradição da marca Ford e, de proporcionar muito conforto e prazer ao motorista, o Edge tem concorrentes que na hora do preço podem falar mais alto por ser importado do Canadá e, não ter isenção fiscal .  
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