TITULO
Auto Review Test Drive > Ford EcoSport 4 WD

Ford EcoSport 4 WD 
 

 

 

Combinamos com nossos amigos trilheiros de fazer o Test Drive do novíssimo Ford EcoSport 4 WD para o nosso caderno de veículos, ali pelas estradinhas e trilhas entre Rola Moça e Casa Branca. A saída foi do Chico das Gaiolas, de lá até o Posto da Petrobrás e dá-lhe estrada de terra. 
Logo depois de uns 200 metros era tanto solavanco com tanta costela que resolvemos tirar ainda mais o pé. A velocidade não passava dos 40 e só as gaiolas acelerando. Jipeiros e nós com o Eco, devagar, bem devagarinho! 
A disposição do Eco era grande tanto no trecho de asfalto quanto no de terra e lama e, não era para menos pois, o motor Duratec de 143 cavalos, não foi colocado ali à toda. 
O comportamento foi muito bom, excelente, mas na hora da descida íngrime, quase uns 45º, tive medo, dei ré e segui por outra trilha sem tamanho declive. Lá embaixo chegamos em um riacho e agora uma subida forte com intervalos de terra solta e lama. 
Não deu outra, o 4 WD não funcionou e não conseguimos ir adiante. Mas, não desistimos e voltamos no outro dia para saber qual era o problema. 
 

 
A solução veio lendo o famoso manual (que quase ninguém lê) e descobrimos que a velocidade mínima para o acionamento do 4 WD era de 7 Km/h. No dia anterior, parávamos, acionávamos o 4 WD e por isto não dava certo. 
Depois desta grande (!) descoberta foi tudo só alegria! 
O jipe da Ford se comportou com raça e beleza. O desempenho é muito bom. 
Quando em condições normais o torque é levado todo para o eixo dianteiro, se uma das rodas patina ou escorrega, toda a força é rapidamente transferida para as rodas traseiras. Este tipo de câmbio é praticamente o mesmo do Control Trecc II da Mazda (que pertence à Ford) com um sutil toque da engenharia baiano brasileira 
 
 

 

AJUDANDO a fazer o teste os pilotos João Gabriel e Alberto Koroth que deram dicas on board do Autocross AP2000 

 
O carro é um destaque especial. Não é um vigoroso 4x4 por não ter a reduzida e a altura do solo desejada, mas é um 4x4 que vai sempre passar por onde fatalmente um 4x2 atolaria. 
O conforto tanto do motorista quanto dos ocupantes é muito bom com bancos bem dispostos, ergonômicos e também um painel completo de fácil leitura. 
No geral, este EcoSport 4WD agrada bastante. É confortável tem boas retomadas, consumo razoável, bom motor, bons freios, é estável e seguro, mas provavelmente seu uso vai ser mais urbano e muito pouco em trilhas ou estradas de terra esburacadas e barrentas. 
O EcoSport 4 WD 2.0 pode ser encontrado nas revendas Ford de toda a capital. Indicamos a Pisa, revenda tradicional e a mais antiga de BH. O telefone é 3388-1000. 
 

Resultado do Teste 

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas 
Cilindrada: 1990 cm3 
Potência: 143 cv a 6000 rpm 
Torque: 18,2 mkgf a 4500 rpm 
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração integral, rotação do motor a 100 km/h em 5ª - 2800 rpm 
Off Road: Ângulo de ataque, 28º, ângulo de saída, 34º, capacidade de rampa, n/d, inclinação máxima, n/d, capacidade de submersão, 45 cm 
Peso: 1375 kg 
Suspensão:
Dianteira:
Independente,tipo McPherson, molas helicoidais,amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora 
Traseira: Independente, braços de controle de arrasto, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora 
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira, com ABS 
Direção: Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica, 3 voltas entre batentes 
Aceleração: 0 a 100 km/h - 12,1s 
0 a100 m - 34,1 s - 158 km/h 
Retomada: 40 a 80 km/h - 8,8s 
60 a100 km/h - 13,0s 
80 a120 km/h - 22,8 
Frenagem: 60 km/h a 0 - 16m 
80 km/ha 0 - 28m 
120 km/ha 0 - 64m 
Consumo:
Urbano:
7,2 l/km 
Rodoviário: 11,5 l/km 
Velocidade Máxima: 170,8 km/h 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis